Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > PIC

PIC

publicado 09/02/2017 16h34, última modificação 10/02/2017 16h23
Sobre o Programa Institucional de Iniciação Científica

O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIC) desenvolvido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco compreende o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); o Programa Institucional de Iniciação Científica Júnior (IC-Jr) e o Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC). Visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de ensino médio e de graduação, em todas as áreas do conhecimento, mediante participação em projetos de pesquisa orientados por pesquisadores produtivos, contribuindo para a formação de recursos humanos para a pesquisa. Na UNIVASF ele é financiado pelo CNPq, pela FAPESB e pela contrapartida institucional da UNIVASF, com recursos próprios. A gestão do programa está a cargo do Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação através do Coordenador Institucional e do Comitê Institucional do PIBIC.

Como participar

Poderão participar do Programa de Iniciação Científica alunos regularmente matriculados no ensino médio, no caso de alunos de Iniciação Científica Júnior, ou matriculados em curso de graduação, no caso de alunos de Iniciação Científica, e, apresentar bom rendimento acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar. Os alunos devem procurar um professor orientador na sua área de interesse e se inscrever para participar do processo de seleção. A seleção do aluno deve ser feita pelo orientador, que deverá indicar os candidatos à bolsa no ato da inscrição dos projetos. Alunos que não forem contemplados com bolsa participam do PIVIC, para isso, a participação voluntária deve ser informada no formulário de inscrição.

Requisitos para a participação no Programa:

Para o bolsista:
Ter concluído o 1o semestre, estar regularmente matriculado em curso de graduação e apresentar bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar; dedicar-se no mínimo 20 horas semanais ao Projeto de Pesquisa; não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades do curso e participar ativamente do Projeto de Pesquisa do Orientador, não sendo permitida qualquer conciliação com outros compromissos de trabalho (Ex. monitoria, projetos de extensão, etc.); possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes, e; apresentar os resultados da pesquisa no Seminário e na Jornada de Iniciação Científica promovidos pela instituição.

Para o orientador:
Ser pesquisador com titulação mínima de Mestrado, com produção científica e/ou artístico-cultural divulgada em revistas especializadas, em anais, exposições, seminários e encontros da comunidade acadêmica, cadastrada na Plataforma Lattes do CNPq, nos últimos cinco (05) anos; não estar em situação de inadimplência com o Programa de Iniciação Científica da UNIVASF; ter vínculo com o ensino de graduação da UNIVASF em tempo integral (40 h) ou dedicação exclusiva; integrar grupo de pesquisa cadastrado no diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq; não ser professor substituto; responsabilizar-se, mediante termo de compromisso, pela orientação do estudante nas distintas fases do trabalho científico, inclusive na elaboração dos relatórios semestral e final, e material para apresentação dos resultados nos Seminários e Jornadas de Iniciação Científica.

Áreas de conhecimento
O PIC recebe propostas de desenvolvimento de projetos de pesquisa em três grandes áreas de conhecimento:

- Área I: Ciências Biológicas e da Vida
- Área II: Engenharias, Ciências Exatas e da Terra
- Área III: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Letras e Artes.

Arquivos