Você está aqui: Página Inicial > PRPPGI > Galeria de Pró-Reitores

Galeria de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIVASF

Mário de Miranda Vilas Boas Ramos Leitão

Mário de Miranda Vilas Boas Ramos Leitão.jpg

Setembro de 2004 a janeiro de 2009

Graduado em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1982), mestre em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1989) e doutor em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1994). Foi Professor da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, Departamento de Ciências Atmosféricas de 1982 a 2004, atuando nos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Meteorologia, e no doutorado em Recursos Naturais. A partir de 2004 tornou-se professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF, exerceu o cargo de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação de 2004 a 2009. É Professor Titular lotado no Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental, leciona nos cursos de Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental, Mestrado em Engenharia Agrícola e no Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, coordena o Laboratório de Meteorologia LABMET/UNIVASF e desenvolve pesquisas nas áreas de meteorologia, agrometeorologia e climatologia.

Lattes

 

José Bismark de Medeiros

José Bismark de Medeiros.jpg

Janeiro de 2009 a fevereiro de 2012

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (1995), possui mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e (2005), respectivamente. Atuou como Engenheiro Mecânico Naval na Marinha do Brasil e como pesquisador no Centro de Pesquisa de Energia Elétrica - Cepel. Atuou como Analista em C&T na Capes, onde ocupou o cargo de Coordenador de Programas de Indução e Inovação e atualmente é professor adjunto do Colegiado de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência com equipamentos de emprego Naval, vibrações mecânicas e controle ativo, processamento de sinais, análise modal e monitoramento de máquinas.

Lattes

Helinando Pequeno de Oliveira

Helinando Pequeno de Oliveira.jpg

Fevereiro de 2012 a março de 2016

Graduado em Engenharia Eletrônica (2000) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Física pela UFPE (2002) e Doutor em Física pela UFPE (2004), com pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (2012) . Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Coordenou o programa de pós-graduação em ciência dos materiais nos primeiros anos de implantação (2007-2011) e foi pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação entre 2012 e 2016. Desenvolve pesquisa com ênfase em propriedades elétricas de sistemas coloidais, polímeros condutores e nanoestruturas orgânicas com aplicações em sensores, supercapacitores e células combustível biológicas, atuando principalmente nas áreas de espectroscopia de impedância, polímeros condutores e microemulsões. Coordena as atividades do Laboratório de Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos (LEIMO) na UNIVASF.

Lattes

Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida

Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida.jpg

Março de 2016 a abril de 2020

É graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e possui Mestrado (2004) e Doutorado (2006) em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pelo Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos da Universidade Federal da Paraíba. Fez Pós-Doutorado (2013) na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP - Ribeirão Preto sob a supervisão do Prof. Norberto Peporine Lopes. Foi Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UNIVASF (2016-2020). Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM), eleito para o mandato 2019-2022. É membro do Conselho Técnico-Científico (CTC) do Instituto Nacional do Semiárido (INSA). É membro da equipe do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR). Foi Diretor de Pesquisa e Coordenador do Programa Institucional de Iniciação Científica da UNIVASF no período de 2008 a 2011. É Professor Associado do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), onde coordena projetos de pesquisa e extensão nas áreas de plantas medicinais e fitoterapia. Ocupou o cargo de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Semiárido da UNIVASF (2011-2015). É professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Biociências da UNIVASF. Professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). Professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Membro da Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia), da qual também ocupou o cargo de Secretário no período de 2011-2013. Membro da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM), da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF), da Associação de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear (AUREMN) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Membro do Corpo Editorial da Revista Virtual de Química (RVq). Fundador do Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais da UNIVASF (NEPLAME-UNIVASF). Mantém colaboração técnico-científica com pesquisadores de várias instituições no país como UNCISAL, UFAL, UPE, UFPE, UFRPE, URCA, UFPB, UFRN, UFPI, UFS, UFC, UEFS, UFOB, USP, CPQBA-UNICAMP, UFRJ, UFRRJ, UENF, UFMG, UFAM e FIOCRUZ; e instituições estrangeiras como a Universidade de La Rochelle (França), Universidade Paris Descartes (França), Universidade Ibn Zohr (Marrocos), Universidade de Bergen (Noruega), Universidade de Córdoba (Argentina) e Instituto de Ciencias del Mar (ICIMAR - Havana, Cuba). Tem experiência na área de Farmácia, Fitoterapia, Química e Farmacologia de Produtos Naturais. Vencedor do Prêmio Otto Richard Gottlieb 2019, concedido pela Sociedade Brasileira de Química na Categoria Jovem Talento. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-1D) pela área de Farmácia.

Lattes