Você está aqui: Página Inicial > Palavra do Reitor

Palavra do Reitor


A Universidade Pública no Brasil e a Univasf no Semiárido Brasileiro


A Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco - é uma instituição que tem se destacado pela sua capacidade de diálogo com a comunidade interna e externa, estudantes, professores, técnicos e demais colaboradores que contribuem para a sua consolidação e visibilidade na região e no país. A interlocução com a sociedade e com outras instituições tem nos levado a vencer o desafio de concretizar o projeto de uma universidade que vai além da sua missão institucional, comprometida com o desenvolvimento do Semiárido brasileiro, especialmente das localidades nas quais se insere.

Somos uma instituição que, embora muito jovem, projeta-se como um polo gerador e multiplicador de conhecimento, que busca contextualizar o ensino, a ciência e os diferentes campos do saber às práticas cotidianas de todos os sujeitos que aqui encontram acolhida às suas próprias vivências e culturas, base da convivência democrática e de garantia às autonomias individuais e dos diversos coletivos.

É importante ressaltar que a instituição universitária em nosso país, apesar do surgimento tardio, paulatinamente tem se firmado como um dos principais agentes de desenvolvimento social, econômico, científico, cultural, político e humano. E é neste contexto que a Univasf se insere, uma instituição parceira da sociedade que busca compreender os conflitos que dela emergem e também suas potencialidades e vocações. Fazer parte desta universidade é essencialmente vivenciá-la plenamente, é extrapolar os seus muros e ir além das salas de aula.

É inegável que o recente processo de expansão e interiorização do ensino público superior no Brasil, há menos de duas décadas, abriu novas possibilidades e perspectivas de desenvolvimento; ampliou o acesso a milhares de jovens às universidades e institutos federais, propiciando-lhes os meios de transformar o ambiente em que vivem e de atuar diretamente em suas comunidades de origem, através da entrega de serviços que resultam numa melhor convivência com as diferentes realidades locais, na melhoria da qualidade de vida, na atração de mais recursos e investimento nas respectivas regiões.

Temos ampliado o nosso alcance e neste ano implantamos o nosso sétimo campus, o primeiro do Sertão Central, instalado no município de Salgueiro (PE) o qual, ainda em instalações provisórias, integra-se a nossa comunidade dos demais campi dos municípios de Petrolina, em Pernambuco; São Raimundo Nonato, no Piauí; Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso, na Bahia; e que certamente também nos dará o retorno que esperamos para a atual e próximas gerações.

O ambiente universitário está aberto à sociedade, à pluralidade de ideias, a novas leituras, percepções e interpretações sobre o mundo; o lugar onde o debate e a crítica, em sentido lato, a liberdade de expressão assumem um papel de fundamental importância frente às inúmeras demandas, desafios e expectativas em seu entorno. Temos a consciência do quanto ainda precisamos fazer para atingirmos o patamar de excelência que projetamos em todas as áreas. E seguiremos neste sentido.

A Univasf tem avançado muito desde a sua implantação. Em 2004, os primeiros 11 cursos de graduação. Hoje já são 30. Na pós-graduação não é diferente. Da abertura do primeiro mestrado em Ciência dos Materiais, em 2007, conquistamos em pouco mais de uma década outros 16 mestrados e recentemente a aprovação, em 2018, dos quatro primeiros doutorados, três já em funcionamento e o quarto a iniciar neste ano de 2019, no segundo semestre.

Dos 21 cursos presenciais de especialização, as residências médica e multiprofissional abrangem 17 especialidades, o que contribui para a fixação de profissionais de saúde no interior do país, para a melhoria dos serviços nas unidades da rede pública, em nossa policlínica instalada no Campus Sede, em Petrolina (PE), e com impacto direto e muito positivo em nosso primeiro Hospital Universitário - Doutor Washington Antonio de Barros (HU-Univasf), localizado na mesma cidade, e sob a gestão administrativa da Ebserh, empresa vinculada ao Ministério da Educação (MEC) para atuar junto aos HUs da rede federal.

Muito em breve ampliaremos o nosso alcance na saúde, fruto do planejamento responsável e de boas parcerias que viabilizaram a aquisição do nosso segundo Hospital Universitário, que a exemplo do HU-Univasf de Petrolina, além de funcionar como unidade de atendimento à população, ao se configurar como hospital de ensino contribuirá diretamente para a geração de conhecimento, o desenvolvimento de pesquisas e com o campo de prática para os estudantes de saúde e de áreas afins. Cabe frisar que em conjunto com a nossa policlínica, o HU-Univasf é responsável por mais de 28 mil atendimentos mensais entre internações, exames e ambulatório.

A parceria com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e demais instituições e atores envolvidos foi decisiva para que pudéssemos dar início ao processo de incorporação do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), em Paulo Afonso (BA), ao patrimônio da Univasf. Quando concluídos todos os trâmites o HNAS passará a funcionar como hospital universitário, também sob a gestão administrativa da Ebserh, para atuarmos efetivamente naquele município, onde há cinco anos implantamos o nosso segundo curso de Medicina.

A Univasf também abraça o Ensino a Distância (EAD) e nesta modalidade já oferta cinco cursos de graduação, 11 pós-graduações lato sensu, seis de formação pedagógica, além de cursos de extensão, inseridos em mais de 40 polos dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. Somam-se a estas conquistas, o Centro de Práticas e Estudos em Psicologia-Ceppsi, criado em 2009, cujos registros já apontam mais de quatro mil prontuários de atendimento psicológico.

Outros importantes equipamentos como o nosso Hospital Veterinário, o Espaço de Arte, Ciência e Cultura (EACC), projetos ambientais a exemplo do Centro de Conservação e Manejo da Fauna da Caatinga (Cemafauna) e Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema), ambos vinculados ao Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (Pisf). Temos também o Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (Crad), ao qual está vinculado um herbário com significativo acervo de espécies dos ecossistemas do Nordeste brasileiro, como Caatinga e Mata Atlântica.

A Univasf é, sem dúvida, uma conquista do povo sertanejo, das populações que dela se beneficiam por meio das diversas ações e projetos que se concretizam como liame ao ensino, à pesquisa e a extensão universitária. É neste nível de compreensão que a Univasf tem se expressado na formação de milhares de jovens, não como uma fábrica de diplomas, mas como um poderoso instrumento para aquisição do conhecimento científico e de competências sólidas para pleno exercício profissional e de cidadania.

Firmada numa construção coletiva, princípio de sua autonomia e base da nossa gestão, a Univasf visa à excelência acadêmica, a internacionalização, a qualificação dos processos decisórios em todas as instâncias, à compreensão e acolhimento à diversidade, diante da complexidade humana e da pluralidade de vozes que precisam ser ouvidas. É com esta perspectiva que a Univasf tem se consolidado como uma universidade inclusiva, onde as diferenças não são apenas respeitadas, mas especialmente valorizadas.

Imbuídos nestes propósitos, compreendemos a universidade como um bem público que permeia todos os espaços, contribuindo com os demais níveis de ensino, especialmente em nossa região. E nesta trajetória de quase 15 anos de funcionamento, a Univasf tem se constituído como um uma nova identidade para o povo sertanejo. Que todos que aqui chegarem sejam muito bem-vindos e que a cada dia estejamos ainda mais próximos e unidos por um ideal coletivo na busca e partilha do conhecimento produzido e multiplicado e para a construção de um mundo mais solidário. Celebremos com entusiasmo o hoje e o amanhã que estamos construindo agora com você. Forte abraço!


Julianeli Tolentino de Lima

Reitor da Univasf | Gestão 2012-2016 – 2016-2020