Você está aqui: Página Inicial

Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-UNIVASF) é um órgão colegiado multidisciplinar e independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, que visa proteger o bem-estar e os direitos dos indivíduos que participam de pesquisas científicas com seres humanos.

O CEP-UNIVASF realiza análises exclusivamente éticas, verificando se os pesquisadores efetuaram reflexões sobre os potenciais riscos envolvidos na participação em suas pesquisas, bem como as precauções para minimizá-los e se oferecem todas as garantias necessárias às pessoas que colaborarão com seus estudos.

Para atender às necessidades educativas da comunidade de pesquisadores, o CEP e o CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais) constituíram o Comitê de Ética e Deontologia em Estudos e Pesquisa (CEDEP-UNIVASF), que realizou três seminários sobre ética em pesquisa. Desde 2015. O CEP tem oferecido oficinas durante a Semana de Iniciação Científica da Univasf – SCIENTEX, bem como palestras e rodas de conversa mediante solicitação de órgãos da universidade ou externos.

O CEP tem ainda a função de orientar pesquisadores sobre a realização das análises éticas em seus projetos e sobre o processo de submissão via Plataforma Brasil. Procure-nos em casos de dúvidas.


A coordenação atual do CEP é composta por Luciana Duccini (coordenadora), Rodolfo Araújo da Silva (vice-coordenador) Karen Ruggeri Saad (coordenadora-adjunta), Paula Andreatta Maduro (secretária), Sâmella dos Santos Vieira (secretária), Luciana Paula Fernandes Dutra (secretária). José Clean Santos Sá é o atual assistente administrativo.