Você está aqui: Página Inicial > Conteúdos Carta de Serviços > Carta DSI > Desenvolvimento de Sistemas

Desenvolvimento de Sistemas

publicado 20/10/2015 15h13, última modificação 06/01/2017 15h43
Nome do ServiçoSolicitação de desenvolvimento de sistema
Público-Alvo Servidores/funcionários da Univasf.
Descrição do Serviço

A solicitação consiste na primeira etapa dos procedimentos a serem seguidos para o desenvolvimento de um sistema no âmbito da UNIVASF.

 

O Processo de Desenvolvimento, por sua vez, pode ser compreendido como: a realização do trabalho de recebimento dos pedidos de criação, estudo de viabilidade,  levantamento das necessidades do usuário, análise das informações existentes e a serem processadas pelo  sistema a ser desenvolvido, planejamento, execução, testes, ajustes e homologação do sistema para uso.

 

Os usuários devem descrever, os objetivos, funcionalidades, propriedades que os mesmos esperam encontrar no sistema. São especificados requisitos que devem constar no sistema para que o mesmo possa alcançar a sua finalidade desejada.

 

O setor de desenvolvimento, por sua vez, analisará estes requisitos a fim de identificar a melhor forma de contemplá-los dentro do ambiente do sistema a ser desenvolvido.

 

IMPORTANTE: Após a finalização da etapa de especificação e análise de requisitos, será elaborado um documento denominado “Acordo de Nível de Serviço”, o qual deverá ser assinado entre as partes envolvidas no processo de desenvolvimento do sistema (STi e solicitante). Este Acordo de Nível de Serviço tem por objetivo estabelecer critérios a serem observados na prestação do serviço de elaboração, implantação, alimentação e manutenção do Sistema.

 

A assinatura deste documento —o qual será elaborado de forma conjunta, afim de estabelecer direitos e deveres entre as partes envolvidas no processo de desenvolvimento e posterior utilização e manutenção do sistema—  é condição imprescindível para a continuidade do projeto desenvolvimento.

 

Requisitos necessários à solicitação Antes de realizar a solicitação inicial de desenvolvimento de sistema, o usuário deve realizar um estudo detalhado de sua demanda/necessidade a ser contemplada/atendida pelo sistema. Este estudo deve envolver todos os indivíduos que utilizarão o sistema e/ou serão atendidos pelo mesmo. Além disso, o usuário deve analisar também a origem, o destino e os setores envolvidos na captação e recebimento das informações a serem operadas pelo sistema, como também o grau de alinhamento da proposta aos instrumentos de planejamento organizacionais e a identificação do valor agregado da solução ao processo de trabalho e atingimento de metas organizacionais.

Documentos necessários à solicitação

Memorando de solicitação. No decorrer do processo de desenvolvimento, a STi poderá solicitar apresentação de documentos adicionais ou informações necessárias para a execução do projeto.
Como solicitar o serviço A solicitação deverá ser feita via memorando direcionado a STi e encaminhada através do sistema STD (www.sistemas.univasf.edu.br/std)
Forma de prestação do serviço

O setor de desenvolvimento receberá as solicitações e entrará em contato com o solicitante para agendar um encontro onde serão repassadas as orientações iniciais a fim de viabilizar o início do Processo de Desenvolvimento do sistema (conforme o tópico “Informações úteis acerca do serviço”).

 O atendimento poderá ser feito na própria STi ou em outro local acordado entre as partes (STi e usuário).

Especificidades do serviço Para o sucesso no atendimento do serviço de desenvolvimento, é necessário disponibilidade, envolvimento e cooperação do usuário prestando informações solicitadas pela STi, comparecendo às reuniões, realizando os procedimento de testes, entre outras atividades a serem agendadas previamente pela equipe de desenvolvimento.
Prazo mínimo para solicitação (a ser obedecido pelo demandante) A ser estabelecido em Acordo de Nível de Serviço
Prazo máximo para a prestação do serviço (comprometimento do setor)

O prazo máximo estimado para execução do serviço de desenvolvimento será acordado e formalizado no documento Acordo de Nível de Serviço, assim como o cronograma de desenvolvimento.

O prazo máximo para a prestação do serviço estará condicionado a quantidade da demanda existente. Alterações decorrentes de eventos excepcionais serão comunicadas e homologadas entre as partes envolvidas, redefinindo desta forma o Acordo de Nível de Serviço.

 

Prazo para resposta sobre (in) deferimento da solicitação

Até dois dias após o período de análise estabelecido no Acordo de Nível de Serviço.

 

O indeferimento de solicitação decorre da indicação de inviabilidade de desenvolvimento após a análise de concepção e alinhamento estratégico.
Formas de comunicação com o solicitante (incluindo meios para a reclamação) O solicitante poderá entrar em contato com o STi a qualquer momento para tirar suas dúvidas a respeito de seu atendimento, através do telefone da secretaria que atualmente é “87-2101-6809” e/ou e-mail “dsi.sti@univasf.edu.br”.
Responsabilidades do solicitante

Comparecimento às reuniões em horário e data marcados, provido das informações solicitadas pelo STi. Cumprimento das atividades acordadas entres as partes formalizada no Acordo de Nível de Serviço.

 

O solicitante deve acompanhar o atendimento de sua solicitação através dos canais de comunição descritos acima, respondendo aos questionamentos feitos pela STi, condição necessária para continuidade do atendimento.

 

Obs.: Há casos em que a presença do solicitante se torna indispensável para o atendimento da solicitação, seja por motivo de segurança da informação, ou para orientar o técnico quanto às especificidades do atendimento desejado; estes casos serão informados previamente pela STi.
Prioridades no atendimento

Atendimento realizado por ordem cronológica de chegada da solicitação, sendo atendidas prioritariamente as solicitações mais antigas.

O grau de prioridade da solicitação será definido após análise de viabilidade sendo formalizado e acordado no Acordo de Nível de Serviço.

O tempo de espera para atendimento vai depender da quantidade de solicitações anteriores e do grau de priorização da demanda.

Indicação do órgão responsável pelo (in) deferimento Secretaria de Tecnologia da Informação
Procedimentos em caso de alteração / cancelamento da solicitação

Memorando solicitando alteração/cancelamento.

Implicações decorrentes da alteração / cancelamento da solicitação

Alteração no prazo de atendimento ou encerramento.

Indicadores de qualidade  de atendimento à solicitação A satisfação do usuário será identificada a partir da homologação do sistema e verificação de pertinência e cobertura do escopo das funcionalidades solicitadas previstas no Acordo de Nível de Serviço.