Você está aqui: Página Inicial > Ações > Coleta de Óleo

“Estudos apontam que um litro de óleo é capaz de poluir aproximadamente 20 mil litros de água, que permanecerá no ambiente por mais de 14 anos até que ela esteja novamente pronta para o consumo humano.” (Maria Cecília Alves de Vasconcelos, 2012. EcoDebate)

A comunidade acadêmica da Univasf, através do Programa Univasf Sustentável, vem agindo para reduzir os impactos ambientais do descarte inadequado do óleo residual de cozinha. Foram implementadas ações como  a redução da utilização de frituras nos restaurantes universitários e a coleta permanente de óleo de cozinha, esta última ação integra o projeto Coleta Seletiva Solidária dando destinação adequada a este resíduo. Nessa iniciativa estão envolvidos a DDI, a Prefeitura Universitária, as Coordenações de Campus, os Restaurantes Universitários, a Ecovale e as cooperativas Coomarca e Renascer. Nos restaurantes universitários foram instalados coletores de óleo com capacidade de aproximadamente 100 litros, que servem para acondicionar o material para ser direcionado para as cooperativas, que tem acordo de cooperação com a Univasf.  

A fim de ampliar a coleta de óleo e estender a ação para a comunidade interna e externa foram instalados seis pontos de coleta de óleo nos campi da Univasf: Campus Petrolina-Sede, Campus Ciências Agrárias, Campus Juazeiro. Para participar da ação, o óleo descartado deve ser acondicionado em recipiente plástico e depositado em um dos pontos disponíveis, regularmente as cooperativas farão o recolhimento. Este material servirá de matéria prima para fabricação de sabão e detergente que serão comercializados pelas cooperativas, gerando renda para seus cooperados.



Pontos de coleta de óleo nos campi da Univasf:

 Campus Ciências Agrárias: 
Bloco Administrativo e Restaurante Universitário;
 Campus Juazeiro: Bloco de Salas de Aula e Restaurante Universitário;
 Campus Petrolina-Sede: Bloco de Salas de Aula e  Restaurante Universitário;
 Campi Salgueiro, Senhor do Bonfim, Serra da Capivara e Paulo Afonso: Coordenação de Administração do Campus (CACs).


Este material gráfico está disponível em formato de banner
nos pontos de 
Coleta de Óleo de cozinha do programa
Univasf Sustentável