Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P
O que é a Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P?
A A3P é um programa que busca incorporar os princípios da responsabilidade socioambiental nas atividades da Administração Pública, através do estímulo a determinadas ações que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratações de serviços pelo governo, passando pela sensibilização e capacitação dos servidores, pela gestão adequada dos recursos naturais utilizados e resíduos gerados, até a promoção da melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
|
A A3P tem como principal objetivo estimular a reflexão e a mudança de atitude dos servidores para que os mesmos incorporem os critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras. A A3P também busca:
|
|
1) Uso racional dos recursos naturais e bens públicos
Usar racionalmente os recursos naturais e bens públicos implica em usá-los de forma econômica, evitando o seu desperdício. Este eixo engloba o uso racional de energia, água e madeira além do consumo de papel, copos plásticos e outros materiais de expediente.
2) Gestão adequada dos resíduos gerados
A gestão adequada dos resíduos passa pela adoção da política dos 5R´s:Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar. Dessa forma deve-se primeiramente pensar em reduzir o consumo e combater o desperdício para só então destinar o resíduo gerado corretamente.
3) Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho
A qualidade de vida no ambiente de trabalho visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades na organização através de ações para o desenvolvimento pessoal e profissional.
4) Sensibilização e Capacitação
A sensibilização busca criar e consolidar a consciência cidadã da responsabilidade socioambiental nos servidores. O processo de capacitação contribui para o desenvolvimento de competências institucionais e individuais fornecendo oportunidade para os servidores desenvolverem atitudes para um melhor desempenho de suas atividades. 5) Licitações Sustentáveis
A administração pública deve promover a responsabilidade socioambiental das suas compras. Licitações que levem à aquisição de produtos e serviços sustentáveis são importantes não só para a conservação do meio ambiente, mas, também, apresentam uma melhor relação custo/benefício a médio ou longo prazo quando comparadas às que se valem do critério de menor preço.
Eixos temáticos criados pelo Programa Univasf Sustentável:
6) Ambientalização
Promover a “Ambientalização” no espaço acadêmico é partir do princípio que, em todo o processo de Ensino a inserção da dimensão socioambiental pode, e deve ser contemplada, seja pela sua inexistência ou por estar sendo tratada de forma inadequada.Ambientalizar um currículo é iniciar a Educação Ambiental (EA) a partir de um patamar já estabelecido, adaptando processos, conteúdos e práticas aos objetivos e princípios da EA.
7) Obras Sustentáveis Este GT busca criar alternativas para consolidar construções sustentáveis. A exemplo das seguintes ações:
|
|
|
|
|