Você está aqui: Página Inicial > Notícias Sustentáveis > Filme plástico é reciclável?

Notícias

Filme plástico é reciclável?

O plástico filme que você usou para embalar um alimento já consumido pode ser reciclado!

por última modificação: 08/02/2019 10h16

É muito comum encontrar alimentos envoltos em um plástico transparente - tanto no supermercado, como em casa, quando os guardamos para evitar a deterioração. Esse plástico é o filme de PVC (policloreto de vinila), que é prático para armazenar os alimentos, pois adere muito bem às superfícies. Além disso, ele protege os alimentos dos fungos e bactérias e tem uma alta permeabilidade a gases, o que o torna uma opção para o acondicionamento de produtos “in natura” que “respiram” (consumindo oxigênio e liberando gás carbônico), mesmo dentro da embalagem. Contudo, apesar da praticidade e da proteção contra fungos e bactérias, o plástico filme PVC pode liberar ftalatos para os alimentos, então muito cuidado na hora de embalar alimentos com eles. Caso haja a necessidade, nunca leve ao forno o alimento junto com plástico, pois o calor ajuda na liberação de mais plastificante para o alimento.

O filme de PVC é um plástico versátil, resistente, durável, impermeável e 100% reciclável. Ele não se corrói, é um bom isolante térmico e acústico, não propaga fogo e pode ser produzido em qualquer cor, desde transparente até opaco, podendo ser tanto rígido quanto flexível.

Com isso, já podemos perceber que o PVC é um material muito importante para o nosso dia a dia, seja na construção civil, no segmento alimentício, de brinquedos, calçados, fios e cabos, revestimentos, na indústria automobilística etc.

Composição

Diferentemente de outros plásticos, o filme de PVC não é totalmente derivado do petróleo. Sua principal matéria-prima é o sal marinho (57%), e 43% de sua composição é de etileno ou eteno (derivado do petróleo). Essa, segundo a indústria, é a principal vantagem ambiental do material. 

Reciclagem

A maioria dos produtos feitos com PVC (perfis de janelas, tubos de distribuição de água e de saneamento, revestimento de cabos, entre outros) tem uma vida útil longa (em torno de dois a cem anos). Já as embalagens de PVC têm vida útil menor, por serem descartáveis.

Uma vez recuperado, o PVC pode ser reprocessado para produzir uma grande variedade de produtos de "segunda geração". Em sua reciclagem não há nenhuma emissão danosa ao meio ambiente ou ao trabalhador, de acordo com os membros da indústria. No entanto, há pesquisas que indicam problemas em seu processo de produção, principalmente devido ao uso de cloro, que podem liberar dioxinas. Essas e outras substâncias liberadas no processo de produção são biocumulativas - persistindo no meio ambiente, e, por isso, causando degradação ambiental.

Embora seja possível reciclar os plásticos de PVC, o índice de reciclagem desse material no Brasil ainda é pequeno, mas crescente. Segundo pesquisas encomendadas pelo Instituto do PVC nos últimos anos, o percentual de reciclagem girava em torno de 18%.

Para alterar esses números, quando você for jogar um plástico filme de PVC no lixo, limpe-o antes (se possível, com água de reúso para evitar o desperdício) e, então, deposite-o no local indicado para plásticos na coleta seletiva. Você também pode solicitar o serviço de cooperativas. 

Fonte: eCycle