Você está aqui: Página Inicial > Notícias Sustentáveis > Pule o Carnaval de um jeito sustentável

Notícias

Pule o Carnaval de um jeito sustentável

Aprenda a cair na folia com dicas para um carnaval sustentável

por última modificação: 15/02/2019 09h03

Milhares de foliões começam a sair às ruas para curtir o Carnaval. Mas não é porque estamos em clima de folia que vamos deixar a sustentabilidade de lado. Durante os dias de festa, pule um Carnaval sustentável! Confira algumas dicas:

Produza menos lixo

Para você ter uma ideia de como o Carnaval produz uma quantidade de lixo muito além do usual, só na cidade de Salvador são recolhidas em média 1,5 mil toneladas a mais de lixo durante os dias das festas de Carnaval. Além de piorar a situação dos aterros sanitários, isso gera um alto custo extra de coleta para as prefeituras, pago com recursos públicos que poderiam ser investidos, por exemplo, para maior segurança no próximo Carnaval. Dê preferência para o consumo de materiais de fácil reciclagem, como latas de alumínio em vez de garrafas de vidro, por exemplo. Os catadores agradecem!

Se você consumiu alguma bebida em garrafa de vidro, guarde a garrafa na bolsa e garanta que ela será enviada para postos de reciclagem. 

Jogue o lixo no lixo

No Carnaval, o lixo descartado incorretamente pode ir parar nas estradas e, pior, no mar. Portanto, no Carnaval, mais do que nunca, jogue o lixo exclusivamente no lixo.

Leve seu copo

Se você gosta de comprar drinks ou doses de bebida durante as festas de rua ou já está planejando comprar garrafas para dividir com o pessoal e economizar, leve também uma caneca, pote de vidro ou copo reutilizável. Pode ser aquela caneca de faculdade que já tem até com um cordão para facilitar o transporte ou um copo dobrável que ocupa pouco espaço na hora de voltar para casa. Assim você economiza os copos de plástico dos vendedores ambulantes e produz menos lixo.

Gaste menos combustível

Prefira transportes com menor consumo de combustível fóssil, um dos contribuintes do aquecimento global. Entre o avião e o carro, prefira o carro. Entre o carro e o ônibus, fique com o último. E aproveite os dias livres para andar de bicicleta e a pé.

Na hora de ir para os circuitos da folia, experimente ir de ônibus ou de carona. Além de ser mais sustentável, você não precisa se preocupar com estacionamento nem com a segurança do veículo - e ainda pode tomar a sua cervejinha sem medo do bafômetro.

Use glitter ecológico e zero paetê

Sim, é possível fazer um glitter ecológico em casa! No Carnaval sustentável, você não precisa poluir o meio ambiente com microplásticos para brilhar. Nessa matéria, ensinamos as técnicas: Glitter ecológico: receitas caseiras para brilhar naturalmente. No lugar das roupas de paetê, prefira roupas de algodão colorido.

Caso caia purpurina no seu corpo (o que é comum de acontecer) use lenço umedecido para retirar, assim você garante que boa parte não pare nos oceanos. 

Faça confete sustentável

Assim como o glitter, também o confete pode ser substituído por uma versão sustentável, usando papéis velhos ou folhas secas. Saiba mais: Faça confete sustentável no Carnaval.

Fantasia com o menor impacto possível

As pessoas estão acostumadas a comprar todo ano uma fantasia de Carnaval distinta, normalmente feita com penas de animas, lantejoulas e muito plástico de modo geral. O pior de tudo isso é que a fantasia vai se desfazendo no meio do caminho do bloco, soltando plástico em pedaços, e nunca mais será reutilizada. Para evitar esse problema, que tal adquirir uma fantasia mais resistente e feita de tecido chita de algodão, toda florida? Certamente você vai arrasar e ao mesmo tempo causar um menor impacto ambiental. E para não precisar repetir a mesma fantasia todos os anos, que tal fazer um clube de troca? Dissemine essa ideia!

Cuide-se!

Também é importante lembrar de ser sustentável consigo mesmo! Por isso, nesse Carnaval, cuide-se. Tome bastante água, use protetor solar, coma frutas e alimentos saudáveis para evitar a desidratação, use preservativos e preste atenção nas coisas que você come ou bebe. Se não tiver jeito e você acabar exagerando, é possível curar a ressaca de modo natural. 

E divirta-se!

Fonte: eCycle