Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério do Meio Ambiente (MMA) realiza curso na Univasf sobre Agenda A3P para Órgãos Públicos

Notícias

Ministério do Meio Ambiente (MMA) realiza curso na Univasf sobre Agenda A3P para Órgãos Públicos

por última modificação: 24/08/2018 18h19
Colaboradores: Nathalia Carvalho - Estagiária de Jornalismo

Servidores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e de outras instituições públicas da região participaram do Curso de Sustentabilidade na Administração Pública, que aconteceu na segunda semana de agosto no Campus Sede, em Petrolina (PE). Coordenado pela consultora e bióloga do Ministério do Meio Ambiente (MMA) Maria do Carmo Barêa Coutinho Ferreira.

Durante o curso foram abordadas as questões de sustentabilidade na gestão pública e apresentada a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que visa estimular os órgãos públicos do Brasil a implantar práticas sustentáveis. Foram tratados temas como: construções e compras sustentáveis, o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão de resíduos, a importância da sensibilização e capacitação dos servidores.

A consultora Maria do Carmo também tratou da política dos 5 R’s (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar), que são práticas colaboradoras na redução do consumo dos recursos naturais, ajudando na diminuição do impacto ambiental das atividades do cidadão.

O objetivo do curso foi levar reflexão sobre como a A3P e as práticas de redução de consumo podem contribuir para aumentar a eficiência na administração pública com consequente redução de gastos e preservação do meio ambiente, promover a troca de experiências e a inclusão dos órgãos da região no programa. Destaca-se que a Univasf já é certificada desde 2016 pelo MMA.