Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Orientações para a Matrícula

Orientações para a Matrícula

por publicado: 29/06/2021 11h01 última modificação: 29/06/2021 11h01

O processo de matrícula nos cursos de graduação da Univasf ocorre semestralmente segundo o calendário vigente. Os alunos ingressantes já são matriculados por padrão nas disciplinas ofertadas para o 1º período e assim não precisam se preocupar com o processo de matrícula em disciplinas. Já os alunos veteranos devem realizar obrigatoriamente a cada semestre a sua matrícula, sob pena de desligamento caso não a façam.

O processo de matrícula ocorre em até três etapas com as datas de cada evento descritas no calendário. Em linhas gerais, o aluno conseguirá se matricular em disciplinas que não excedam o teto de 495 horas semestrais e para as quais possua os respectivos pré-requisitos e co-requisitos. Essas informações constam na resolução Nº 08/2015.

Disciplinas que constam no perfil vigente do curso são classificadas como obrigatórias e optativas. Disciplinas que  estão na matriz de outros cursos e que não constam no perfil do curso (e nem possuem equivalência definida) são chamadas de eletivas ou optativas livres. Nas engenharias, disciplinas comuns aos cursos são ofertadas por vários colegiados. Normalmente, a distribuição inicial das vagas nessas disciplinas é gerenciada pelo DPE da PROEN. Ao longo do processo de matrícula, os estudantes podem solicitar vagas em disciplinas ofertadas por outros colegiados. Para isso, o estudante encaminha a solicitação para o seu colegiado que irá solicitar as vagas ao colegiado ofertante.

A matrícula com quebra de pré-requisitos segue uma resolução específica, a resolução Nº 02/2013, alterada pela resolução Nº 04/2013. Nesse caso, o estudante abre um processo no SIC de seu Campus, o qual será apreciado pelo NDE de seu curso e referendado pelo seu colegiado. Também é previsto em calendário a matrícula com extrapolação (expansão) de carga horária. Nesse caso, o aluno também protocola uma solicitação no SIC de seu Campus. Na solicitação deve constar a disciplina na qual o aluno deseja se matricular e as justificativas que corroboram o pedido de extrapolação. Esse tipo de solicitação é avaliada pelo coordenador de curso que irá deferi-la ou indeferi-la. Em caso de deferimento, a solicitação é encaminhada para que a SRCA realize a matrícula na disciplina objeto da solicitação. Esse tipo de matrícula também possui um prazo limite especificado no calendário. Eventuais sobreposições de pedidos de quebra e extrapolação são observados pela SRCA, já que a quebra de pré-requisitos não pressupõe extrapolação de carga horária.