Você está aqui: Página Inicial > Colegiado de Farmácia - CFARM > Infraestrutura

Infraestrutura

por David Fernando De Morais Neri publicado 11/02/2020 20h38, última modificação 18/09/2023 14h56

O Colegiado Acadêmico do Curso de Farmácia fica localizado no prédio do Centro de Estudos em Ciências da Saúde no Campus Petrolina-Sede. 

Localização (Maps): 

 Imagem1.jpg 

Endereço: Av. José de Sá Maniçoba, S/N, Centro, Petrolina (PE), CEP: 56304-917.

 

LABORATÓRIOS (LABs)

  • Central de Análise de Fármacos, Medicamentos e Alimentos (CAFMA)
  • Laboratório de Anatomia
  • Laboratório de Farmacognosia e Fitoterapia
  • Laboratório de Farmacologia
  • Laboratório de Farmacotécnica
  • Laboratório de Fisiologia
  • Laboratório de Genética e Biologia Molecular
  • Laboratório de Imunologia
  • Laboratório de Microbiologia
  • Laboratório de Parasitologia Médica (LPM)
  • Laboratório de Química Analítica
  • Laboratório de Química Farmacêutica e Físico-Química
  • Laboratório de Química Geral e Inorgânica
  • Laboratório de Química Orgânica

 

CENTRO DE INFORMAÇÃO SOBRE MEDICAMENTOS (CIM)

     Implantado na Univasf em 2015 e vem realizando atividades de prestação de informações sobre medicamentos aos profissionais de saúde e aos membros da sociedade em geral da região do vale do São Francisco, e agora inclusivo a comunidade surda. Nos serviços de saúde em geral há carência de profissionais aptos a ter essa comunicação direta e efetiva com o surdo, estando o CIM/Univasf fornecendo a essa população um serviço importante voltado ao cuidado à saúde no contexto da promoção do uso racional de medicamentos. Não foram encontrados relatos de outro CIM no Brasil que tenha atendimento em Libras.

Tem demonstrado importante papel formador e social da Universidade, promovendo aos alunos de graduação e pós-graduação, através de atividades de extensão, ensino e pesquisa, a aquisição de habilidades e competências necessárias para desenvolver atividades relacionadas à informação sobre medicamentos, contribuindo para a prática de construção permanente dos profissionais de saúde e de orientação em saúde a sociedade em geral. Nesse contexto, é essencial que as ações do CIM/Univasf voltadas ao favorecimento de terapêuticas racionais sejam consolidadas, beneficiando continuamente, de forma direta e indireta, a população usuária de medicamentos. É de extrema importância ainda a ampliação da função educativa e de formação dos profissionais de saúde, atendendo as necessidades da saúde pública brasileira.

As atividades do CIM/UNIVASF consistem:
I. Elaboração de informação reativa de acordo com as demandas de solicitações de informações sobre medicamentos enviadas ao CIM-Univasf por profissionais da saúde e da comunidade geral.
II. Elaboração de informação proativas.

 Mais informações na Home Page: http://portais.univasf.edu.br/cim/cim/sobre-o-cim

 

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DE PLANTAS MEDICINAIS (NEPLAME-UNIVASF)

     É um projeto do Colegiado de Farmácia cujo objetivo é dar suporte científico ao uso de plantas medicinais na região do Vale do São Francisco. As atividades do Núcleo são coordenadas por professores do Colegiado de Farmácia e da Pós-Graduação em Biociências. Além dos pesquisadores, há a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, contribuindo para uma maior aproximação entre a teoria e a prática, entre a academia e a comunidade. Nossos pesquisadores vêm desenvolvendo projetos de pesquisa nas áreas de fitoterapia, química e farmacologia de produtos naturais, apoiados pelos diversos órgãos de fomento à pesquisa no país.

Mais informações na Home Page: http://www.neplame.univasf.edu.br/

 

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA (NAF)

 

CENTRO DE INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA (CITOX)

O CITOX-VASF tem como sua principal missão oferecer assistência à população do Vale do São Francisco, atendendo às demandas toxicológicas locais e regionais, além de disseminar informações preventivas, paliativas e curativas relacionadas aos problemas toxicológicos. Este setor será utilizado como um campo de estágio para estudantes da UNIVASF que cursam Farmácia, Medicina, Enfermagem e/ou outros cursos com intersecção com à toxicologia. Além disso, o CITOX-VASF buscará capacitar e orientar profissionais de saúde em questões específicas de relevância toxicológica, fornecendo as habilidades necessárias para o atendimento e tomada de decisões relacionadas aos tratamentos apropriados para resolver problemas toxicológicos. A população em geral, interna e externa à UNIVASF, também será alvo de iniciativas de capacitação, que incluirão informações sobre os agentes toxicologicamente ativos, seus perigos, riscos, efeitos, medidas preventivas de contaminação e primeiros socorros a serem realizados em casos de intoxicação. Além disso, o centro realizará pesquisas em colaboração com grupos de estudos, outras universidades e órgãos relacionados, com foco em levantamentos estatísticos sobre a incidência de intoxicações exógenas, estudos de perfis de intoxicação, métodos de prevenção, modalidades de tratamentos em desenvolvimento, entre outros. A instalação do CIATOX-VASF está prevista para ocorrer nas instalações do Hospital de Ensino da UNIVASF ou na Policlínica, sujeita à aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

 

FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA (FU)

De acordo com o Art. 8º e parágrafo 5º das novas DCNs de 2017, a Farmácia Universitária, por vezes também conhecida como Farmácia Escola, deve ser um cenário obrigatório de prática discente, podendo ser na própria Instituição de Ensino Superior (IES), ou em outro estabelecimento de saúde, desde que relacionado à Assistência Farmacêutica e mediado por meio de convênio, que visa a execução de atividades de estágio obrigatório, para todos os estudantes do curso.

Novamente, prezando o pleno funcionamento do Curso de Farmácia, e priorizando a busca pela excelência acadêmica, se faz necessário a criação da própria Farmácia Universitária da UNIVASF, um estabelecimento de saúde atuante em atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão nas áreas referentes ao desenvolvimento e preparação de produtos para a saúde e beleza do homem a partir da manipulação magistral de medicamentos alopáticos, fitoterápicos, homeopáticos, cosméticos e/ou dispensação de especialidades farmacêuticas. Esse é mais um espaço almejado pelo curso, e já requerido às instâncias superiores da universidade, cuja criação dependem de um posicionamento favorável e encaminhamento de realização concreta por parte da Reitoria da UNIVASF.