Sobre o Curso
HISTÓRICO
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) foi criada no ano de 2002 e entrou efetivamente em funcionamento no ano de 2004. Em 2006 alguns pesquisadores se uniram para realizar pesquisas com recursos naturais do semiárido, culminando na criação do Grupo de Pesquisa Produtos Naturais do Semiárido Nordestino.
A partir de uma demanda institucional para a efetivação da UNIVASF, em 2007 foi realizada uma pesquisa de opinião sobre os cursos de graduação a serem oferecidos, levando-se em consideração “um perfil adequado ao mundo moderno e às necessidades da região”. Entre os cursos da área de saúde que foram sondados, o curso de Farmácia foi um dos mais citados.
Assim, em 2007, pensando no fortalecimento da pesquisa e extensão na área farmacêutica, os professores Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida, Julianeli Tolentino de Lima, Xirley Pereira Nunes, Cheila Nataly Galindo Bedor e Cesar Augusto da Silva se reuniram para esboçar a matriz curricular do sonhado curso de Farmácia da UNIVASF, na época todos integravam o colegiado de Medicina. Algumas reuniões foram realizadas com colegas farmacêuticos e professores de outras instituições.
Em fevereiro de 2008 a proposta do curso de Farmácia foi submetida ao MEC através do REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) e em agosto 2009 o curso entrou em funcionamento.
Ainda no ano de 2009 foi realizado concurso público para ingresso dos professores para compor o quadro inicial juntamente com os demais 05 professores idealizadores do curso.
Vale destacar a abertura do Mestrado em Recursos Naturais do Semiárido que começou a ser discutida no ano de 2010, mesmo sem nenhuma turma de Farmácia ter sido concluída.
Na UNIVASF o Programa foi criado através da Portaria no 526 de 1º de julho de 2010 e aprovada pela CAPES em 28 de outubro de 2010, sendo o primeiro processo seletivo realizado em julho de 2011.
Atualmente o programa foi reformulado para Pós-Graduação em Biociências e todos os anos recebe boa procura de estudantes para cursar o mestrado, principalmente de farmacêuticos formados na UNIVASF, além de químicos, fisioterapeutas, médicos veterinários, biólogos, nutricionistas, biomédicos.
O Curso de Farmácia da UNIVASF atualmente conta com 31 professores efetivos distribuídos nas 03 grandes áreas da Farmácia (Indústria, Ciências Farmacêuticas, Analises Clinicas), com estrutura de laboratórios para pesquisa e extensão universitária e formando profissionais qualificados e aptos a entrar no mercado de trabalho.
por
Xirley Pereira Nunes
Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida
Atas de Reuniões do CFARM (Clique aqui)
Missão
O Curso de Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Vale do São Francisco concretizará uma formação profissional solidificada na qual haverá o desenvolvimento de atividades voltadas à promoção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades teóricas e práticas respaldadas pelos valores técnico-científicos cuja contribuição está diretamente relacionada à aplicação racional e futura dessas práticas no âmbito que envolve as diversas áreas de atuação do profissional farmacêutico, tais como: farmácia comercial, indústria de medicamentos, de cosméticos e de alimentos, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, instituições de saúde pública, instituições de pesquisa e ensino, atividades de assessoria, consultoria, planejamento e organização farmacêutica.
Navegando no menu do site você poderá conhecer melhor o nosso curso e entrar em contato com a coordenação para obter outras informações.
Atividades do curso
O curso de Farmácia agrupa áreas do conhecimento que permitem aos estudantes, professores e comunidade relacionada com a UNIVASF desenvolverem atividades de ensino, pesquisa e extensão, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida e a saúde da sociedade. Além disso, as atividades do curso visam estabelecer uma formação de qualidade, com intuito de se ter um profissional Farmacêutico de excelência posto ao mercado de trabalho. O curso se desenvolve por meio de aulas teóricas, práticas, metodologias ativas, aulas de campo, visitas técnicas, núcleos temáticos, estágio curricular, trabalho de conclusão de curso, atividades de iniciação científica, de monitoria, tutoria e de extensão estudantil.
Galeria de fotos
Vídeo institucional
Perfil do egresso
Áreas de atuação
Indicadores (ENAD/INEP)