Você está aqui: Página Inicial > Corpo Discente > Atividades Complementares

Atividades complementares


Embora os Núcleos Temáticos e as disciplinas permitam ao aluno uma vivência interdisciplinar e com enfoque no sistema de saúde. O aluno será estimulado a participar de grupos de pesquisa e de atividades organizativas de estudantes, além de outras programações de interesse do sistema de saúde com o objetivo de proporcionar oportunidades de atualização de conhecimentos e reflexões acerca do profissional médico.

A Resolução 02/2018 estabelece critérios, normas e pontuação para institucionalização das atividades acadêmicas complementares como componente curricular dos Cursos de Graduação da Univasf.

As atividades complementares incluem monitorias, tutorias, participação em projetos de extensão e pesquisa, grupos PET, eventos científicos, publicações, entre outras. Cada atividade possui uma pontuação específica, e a cada 15 pontos acumulados, o aluno pode dispensar 30 horas de carga horária.

Os alunos são responsáveis por participar das atividades, contabilizar a carga horária e solicitar o registro delas. ​ A coordenação do curso de Medicina deve promover, orientar e analisar as atividades, enquanto o colegiado do curso analisa recursos e propõem novas atividades. ​Estas atividades devem ser realizadas enquanto o aluno estiver matriculado e podem ocorrer dentro ou fora da Univasf. ​ 

As atividades consideradas complementares compreenderão seminários, palestras, conferências, congressos, simpósios, monitorias, projetos de extensão, iniciação científica dentre outras escolhidas pelo estudante e reconhecida pelo Colegiado. As atividades complementares são divididas em três grupos:

 

O primeiro grupo está organizado a partir das atividades relacionadas ao incentivo à pesquisa cientifica:

  • Participação em grupos de estudos;

  • Participação em projetos em linha de pesquisa devidamente registrados junto à coordenação de pesquisa da instituição, na qualidade de bolsista de pesquisa ou voluntário de pesquisa.

  • Publicação de artigos em revistas indexadas;

  • Publicação de artigos em jornal;

  • Premiação em concursos de monografias, trabalhos científicos e outros, desde que recomendados pela Instituição.

O segundo grupo de atividades complementares é o da extensão universitária:

  • Congressos, jornadas, seminários, encontros, palestras, conferências;

  • Participação em cursos;

  • Estágios extracurriculares;

  • Apresentação de trabalhos em congressos, seminários e outros;

  • Assistência a defesas de TCC

  • Programas de extensão.

As atividades de ensino formam o terceiro grupo de atividades complementares: cumprimento de disciplinas em outros cursos de graduação; disciplinas ofertadas pela instituição que não façam parte das disciplinas obrigatórias ou a atividade de monitoria.

As atividades complementares poderão ser registradas em ficha apropriada. Para tal, o aluno tem o prazo de 30 dias, contados da data do término da atividade, para solicitar à coordenação do curso o cômputo de carga horária. Cada atividade exigirá uma comprovação específica. Só serão validadas as atividades desenvolvidas ao longo do curso e não antes dele.

Através dessas iniciativas que contribuem para o interesse na pesquisa científica, o aluno deverá estar preparado, ao final do curso para ingressar em um programa de pós-graduação, se assim desejar, contribuindo com a ciência e agregando valor à sua formação.