Medicina
Há 12 anos, no dia 04 de setembro de 2008, a Prefeitura Municipal de Petrolina-PE inaugurava o então Hospital de Urgências e Traumas Doutor Washington Antônio de Barros (HUT). A partir de 2015, a unidade passou a integrar a rede de hospitais universitários federais gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O Hospital Universitário, como é denominado atualmente, se tornou a principal instituição de saúde da região
Em 17 março de 2017, foi inaugurada a Policlínica da Univasf, unidade vinculada ao Hospital Universitário, voltada ao atendimento ambulatorial gratuito, oferecendo consultas, exames de diagnóstico por imagem e pequenas cirurgias, além de ser um ambiente adequado ao desenvolvimento de pesquisa e ensino para diversos cursos da área da saúde. O HU-Univasf e a Policlínica integram o Sistema Único de Saúde (SUS) e prestam serviços totalmente gratuitos à população do Vale do São Francisco."
COLEGIADO ACADÊMICO DE MEDICINA - CMED
O curso de Medicina da UNIVASF teve início em 2004. O funcionamento inicial do cursose deu provisoriamente na estrutura do CEFET-Petrolina. Já no começo do ano de 2007, as novas instalações concluídas no Campus de Petrolina passaram a abrigar o curso de forma definitiva. No ano de 2004, ano do primeiro vestibular da UNIVASF, o curso de Medicina obteve uma concorrência de 67,35 candidatos por vaga (a maior concorrência do vestibular), no total de 80 vagas. Dos aprovados no vestibular da UNIVASF naquele ano, 48,5 % eram de cidades pertencentes ao polo Petrolina - Juazeiro. Atualmente, o curso de Medicina tem seu acesso principalmente via SISU. Na última edição do SISU (2023), a nota de corte para o curso foi de 846,27. Juntamente com o curso de Medicina do campus de Paulo Afonso foram as maiores médias da Univasf.