Você está aqui: Página Inicial > Vídeos > Vídeos home > Galeria de Vídeos

Galeria de Vídeos

publicado 03/06/2013 16h29, última modificação 14/05/2020 16h07
Esclarecimentos sobre insumos para a produção de vacinas

Esclarecimentos sobre insumos para a produção de vacinas

A necessidade de insumos farmacêuticos ativos, componentes fundamentais para a produção das vacinas Coronavac e de Oxford, tem gerado debates sobre a fabricação de doses dos imunizantes. O professor do colegiado de Farmácia da Univasf, Rodrigo Feliciano do Carmo, esclarece o que é o IFA, qual o seu papel na produção de vacinas e até quando o Brasil deve depender de outros países para o recebimento desses componentes. Acompanhe o vídeo.

publicado 19/02/2021 12h32 Multimídia
Verdades x mitos sobre o combate ao novo coronavírus

Verdades x mitos sobre o combate ao novo coronavírus

A eficácia do álcool em gel, o seu uso para a higienização de aparelhos eletrônicos e a substituição do álcool por bebidas alcoólicas são algumas das dúvidas da população sobre as medidas de prevenção contra a covid-19. Para combater a desinformação, o fiscal do Conselho regional de Química de Pernambuco, Fernando Alves, esclarece alguns mitos e verdades sobre o combate do novo coronavírus. Acompanhe!

publicado 10/02/2021 10h14 Multimídia
Saiba como denunciar irregularidades na vacinação contra a covid-19

Saiba como denunciar irregularidades na vacinação contra a covid-19

Devido a quebra da ordem de prioridade na vacinação por fura-filas, o Ministério Público de Pernambuco abriu canais para denúncias dessas irregularidades. Por meio de investigações e apurações, o órgão averigua as violações e atua para garantir a imunização nos grupos prioritários. O promotor de justiça e coordenador do Centro de apoio operacional às promotorias de justiça em defesa da saúde do Ministério Público de Pernambuco, Édipo Soares, traz mais detalhes sobre a atuação do órgão na fiscalização dessas irregularidades e explica como fazer uma denúncia. Acompanhe.

publicado 03/02/2021 10h34 Multimídia
Secretaria de saúde da Bahia faz balanço da primeira semana de vacinação

Secretaria de saúde da Bahia faz balanço da primeira semana de vacinação

O público alvo da primeira fase de vacinação no Semiárido baiano já está sendo imunizado contra a covid-19. Profissionais de saúde, idosos e indígenas foram os contemplados com a primeira dose da coronavac. Para as próximas etapas, o estado deve disponibilizar para a população a vacina da Oxford. Confira os detalhes com o coordenador do núcleo norte da Secretaria de saúde da Bahia, Pedro Alcântara.

publicado 26/01/2021 11h30 Multimídia
Respostas às dúvidas mais comuns sobre a vacinação

Respostas às dúvidas mais comuns sobre a vacinação

Com a autorização do uso emergencial das vacinas coronavac e da Universidade de Oxford contra a covid-19 no Brasil, muitas dúvidas sobre a imunização, eficácia e o fim da pandemia surgiram. O médico, cientista e professor da Universidade Federal de Santa Catarina, André Báfica, esclarece alguns dos questionamentos mais comuns. Acompanhe!

publicado 22/01/2021 09h45 Multimídia
Esclarecimentos sobre variantes do novo coronavírus

Esclarecimentos sobre variantes do novo coronavírus

A confirmação da presença de novas variantes do coronavírus no mundo todo e também no Brasil já está mobilizando novas pesquisas. De acordo com cientistas, apesar das novas cepas do vírus não parecerem mais agressivas, elas podem ter um maior nível de transmissão. O professor do colegiado de Medicina da Univasf, Ricardo Lima, detalha o que se sabe sobre essas variantes. Acompanhe.

publicado 21/01/2021 09h07 Multimídia
Pernambuco se organiza para começar vacinação

Pernambuco se organiza para começar vacinação

Idosos com mais de 70 anos, trabalhadores da área de saúde e indígenas, esses são os grupos prioritários no plano de vacinação do governo de Pernambuco. Segundo a equipe técnica da Secretaria estadual de Saúde, já foi entregue aos municípios pernambucanos o quantitativo suficiente de seringas para a aplicação das doses da vacina. Confira agora mais informações do plano de vacinação com a Superintendente de imunizações da Secretaria de saúde de Pernambuco, Ana Catarina de Melo.

publicado 19/01/2021 08h38 Multimídia
Piauí elabora plano de vacinação do estado

Piauí elabora plano de vacinação do estado

A Secretaria de estado da saúde do Piauí elaborou um plano estratégico para o início da vacinação contra a covid-19, que pode acontecer ainda esse mês. O plano prevê a imunização dividida em quatro fases, priorizando os trabalhadores de saúde, idosos e pessoas com comorbidades. As doses que serão oferecidas são da farmacêutica Astrazeneca. Confira hoje os detalhes sobre o plano com a Diretora de vigilância e atenção à saúde da Secretaria de saúde do Piauí, Cristiane Moura Fé. Terça-feira você confere o planejamento de Pernambuco.

publicado 15/01/2021 11h56 Multimídia
Orientações para prevenir e tratar acnes e irritações formadas pelo uso da máscara

Orientações para prevenir e tratar acnes e irritações formadas pelo uso da máscara

O uso necessário e obrigatório da máscara de proteção no combate a disseminação do novo coronavírus pode ser um dos responsáveis pelo surgimento de acne e irritações na pele. O problema é causado porque o acessório aumenta a umidade e oleosidade no rosto. A professora do colegiado de Medicina e dermatologista, Tânia Moreno, orienta sobre como agir ao notar essas reações, sem deixar de lado o uso da máscara. Acompanhe.

publicado 30/12/2020 10h33 Multimídia
Esclarecimentos sobre as repercussões da covid-19 em fumantes

Esclarecimentos sobre as repercussões da covid-19 em fumantes

As pessoas fumantes são consideradas do grupo de risco da covid-19 porque uma das consequências do consumo do tabaco é o comprometimento do sistema respiratório, uma combinação que pode ser fatal. Além da atenção redobrada nesse período de pandemia, o momento também pode servir para tentar pôr um fim no consumo do cigarro. Para esclarecer mais sobre esse assunto, convidamos a pneumologista e professora do curso de Medicina da Universidade do Estado da Bahia, Maristela Sestelo. Acompanhe.

publicado 29/12/2020 09h46 Multimídia
Projeto da Univasf e parceiros atenderá indígenas da região no combate à covid-19

Projeto da Univasf e parceiros atenderá indígenas da região no combate à covid-19

A nova fase do projeto de aterosclerose em indígenas da Univasf vai auxiliar as populações localizadas no Vale do São Francisco também no enfrentamento da pandemia da covid-19. As ações serão realizadas com a colaboração de outras instituições como a Fiocruz da Bahia e Pernambuco e a Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. A pesquisa é uma continuação de atividades que são realizadas desde 2016. Confira na reportagem.

publicado 25/12/2020 09h43 Multimídia
Compulsão alimentar durante o distanciamento físico

Compulsão alimentar durante o distanciamento físico

Devido ao maior tempo dentro de casa, muitas pessoas podem desencadear o processo de compulsão alimentar. O fácil acesso a produtos industrializados, problemas psicológicos ou comportamentais podem ser alguns dos fatores determinantes para o consumo exagerado de alimentos durante esse período. A professora do curso de Nutrição da Faculdade de Tecnologia e Ciências, Sibery dos Anjos, traz detalhes sobre o assunto. Acompanhe!

publicado 15/12/2020 10h06 Multimídia
Projeto da Univasf segue com produção de álcool e itens de higiene

Projeto da Univasf segue com produção de álcool e itens de higiene

O projeto “Produção de itens de higiene pessoal, limpeza e desinfecção” da Univasf iniciou uma nova etapa e agora passou a produzir também álcool em gel e sabonete líquido. Essa ação foi uma das contempladas com recursos do Governo Federal para o combate à pandemia da covid-19. A equipe está realizando as atividades no laboratório farmacotécnico hospitalar, instalado da Policlínica do campus sede em Petrolina. Mais detalhes com a professora do colegiado de Farmácia da Univasf e coordenadora do projeto, Joyce Kelly Marinheiro.

publicado 18/11/2020 13h27 Multimídia
Alerta para evitar queimaduras provocadas pelo álcool 70%

Alerta para evitar queimaduras provocadas pelo álcool 70%

Desde o início da pandemia da covid-19, o álcool 70% é quase um item obrigatório para higienização pessoal e de objetos. Mas o uso incorreto do líquido pode acarretar problemas que vão desde incêndios à queimaduras graves pelo corpo. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras, Pernambuco está entre os estados com maior número de casos no Brasil. O chefe do centro de tratamento de queimados do Hospital da Restauração de Pernambuco e vice presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras, Marcos Barreto, orienta sobre os cuidados quanto ao uso desse produto. Acompanhe!

publicado 12/11/2020 11h22 Multimídia
Esclarecimentos sobre manifestações hepáticas da covid-19

Esclarecimentos sobre manifestações hepáticas da covid-19

No vídeo de hoje, fique por dentro das alterações que a covid-19 pode provocar no fígado e dos cuidados para evitar um possível agravamento da doença em pessoas com enfermidades hepáticas. Nosso convidado é o médico hepatologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Raymundo Paraná.

publicado 05/11/2020 09h43 Multimídia
Orientações de como ajudar pessoas infectadas pela covid-19

Orientações de como ajudar pessoas infectadas pela covid-19

Pagar as contas e ajudar a comprar alimentos ou remédios de pessoas infectadas com a covid-19 são algumas das ações solidárias durante a pandemia. Mas é preciso tomar as medidas necessárias para garantir a segurança de todos. Saiba algumas dicas de como proceder nesse tipo de situação com parentes ou amigos infectados com a professora do colegiado de Enfermagem da UPE, campus Petrolina, Marismar Fernandes.

publicado 29/10/2020 10h53 Multimídia
Cuidados com a hidratação durante a pandemia

Cuidados com a hidratação durante a pandemia

Durante a pandemia fique atento à rotina e aos seus afazeres em casa para não correr o risco de descuidar do consumo de água. Acompanhe também com mais atenção os idosos e crianças. No vídeo de hoje saiba da importância de uma boa hidratação para o funcionamento do nosso corpo, inclusive quando a pessoa adoece com problemas respiratórios. Confira também como calcular a quantidade ideal de água para atender às suas necessidades fisiológicas. Nosso convidado é o nutricionista e coordenador do curso de Nutrição da Uninassau em Petrolina, professor Rafael Pinheiro.

publicado 22/10/2020 10h09 Multimídia
Grupo de apoio do PET-Saúde da Univasf auxilia profissionais do SUS

Grupo de apoio do PET-Saúde da Univasf auxilia profissionais do SUS

Profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde de municípios da região estão participando de um grupo de apoio para cuidado remoto. Um dos objetivos dessa ação, promovida pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde da Univasf, é ajudar a diminuir a sobrecarga emocional provocada pela pandemia da covid-19. Os encontros virtuais acontecem até o mês de dezembro e ainda é possível se inscrever. Confira mais detalhes com o professor do colegiado de Psicologia da Univasf, Alexandre Barreto.

publicado 19/10/2020 13h10 Multimídia
Laboratório atinge marca de mil testes RT-PCR para a Covid-19

Laboratório atinge marca de mil testes RT-PCR para a Covid-19

O laboratório de diagnóstico molecular de Covid-19 da Univasf atingiu a marca de mil testes RT-PCR, considerado o mais eficaz para a detecção do vírus. Para registrar o avanço nas testagens, o espaço recebeu a visita de representantes da secretaria de saúde de Petrolina.

publicado 16/10/2020 10h21 Multimídia
Orientações sobre higienização com água sanitária

Orientações sobre higienização com água sanitária

A água sanitária é uma importante e acessível aliada no combate ao novo coronavírus. O produto pode ser utilizado para higienizar objetos e superfícies, mas algumas pessoas ainda cometem erros na hora da utilização. Um deles é o de não misturar a quantidade certa do produto com água ou adicionar outras substâncias, uma mistura prejudicial para a saúde. Confira mais orientações com a professora do colegiado de Química da Univasf, Aparecida Mimura.

publicado 13/10/2020 10h02 Multimídia
A importância dos cuidados para evitar as epidemias

A importância dos cuidados para evitar as epidemias

Apesar da gravidade da pandemia do novo coronavírus, continua o combate de outras epidemias como dengue e sarampo. O surto dessas doenças infecciosas exige um cuidado redobrado para evitar a contaminação e transmissão desses vírus que estão em ascensão no Brasil. O professor do colegiado de Ciências Biológicas da Univasf, Marlos Martins, traz mais detalhes sobre o perigo do contágio e a importância de manter os cuidados para evitar as epidemias.

publicado 06/10/2020 11h05 Multimídia
Hospital Universitário da Univasf utiliza boletim remoto para informar familiares de pacientes

Hospital Universitário da Univasf utiliza boletim remoto para informar familiares de pacientes

Durante a pandemia os familiares de pessoas internadas no Hospital Universitário da Univasf, em Petrolina, estão fazendo uso da tecnologia para obter informações do quadro clínico dos pacientes. O sistema foi desenvolvido pelo setor de tecnologia da informação do hospital e possibilita chamadas com o médico responsável pelo tratamento. O aplicativo também faz o armazenamento dos arquivos da ligação em um banco de dados do prontuário. Confira mais detalhes com a gerente de atenção à saúde do HU-Univasf, Kátia Oliveira.

publicado 28/09/2020 09h47 Multimídia
Inscrições para estágio voluntário em pesquisa sobre a Covid-19

Inscrições para estágio voluntário em pesquisa sobre a Covid-19

Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para o estágio voluntário em uma pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e da Universidade Autônoma de Barcelona. O estudo é sobre a influência da Covid-19 na compra e consumo de proteína animal e conta também com a participação de pesquisadores da Univasf. Confira mais informações do projeto com o professor do colegiado de Ecologia da Univasf, Felipe Ferreira.

publicado 08/09/2020 11h48 Multimídia
Como os pais podem manter a segurança dos filhos na internet

Como os pais podem manter a segurança dos filhos na internet

Com a pandemia e a suspensão de aulas, as crianças estão passando mais tempo no computador, celular ou outros dispositivos móveis. Por isso, apesar da utilidade da tecnologia, é importante que os jovens naveguem na internet com segurança para evitar uma maior exposição a conteúdos inadequados e até o contato com pedófilos ou criminosos. A professora do colegiado de Engenharia da Computação da Univasf, Ana Júlia Barros, dá dicas de como os pais podem ajudar os filhos a utilizar a internet com segurança. Acompanhe!

publicado 07/09/2020 09h24 Multimídia
Dicas para manter uma boa higiene bucal e prevenir a covid-19

Dicas para manter uma boa higiene bucal e prevenir a covid-19

A higiene bucal já era muito importante, mas por causa da pandemia do novo coronavírus, os cuidados precisam ser redobrados, afinal a boca é uma das portas principais de entrada do vírus. Segundo especialistas, uma má higienização da boca pode levar a um agravamento em quadros de pneumonia, por exemplo. A cirurgiã-dentista Gabriela Almeida traz dicas de como manter uma boa higiene bucal para prevenir doenças. Acompanhe!

publicado 31/08/2020 10h30 Multimídia
Alerta sobre suposta imunização de pessoas recuperadas da Covid- 19

Alerta sobre suposta imunização de pessoas recuperadas da Covid- 19

Pessoas que já foram infectadas com Covid-19 têm dúvidas se são imunes à doença. Mas de acordo com os especialistas, ainda não é possível confirmar essa informação. Quem traz mais esclarecimentos sobre o assunto é o professor do colegiado de Medicina do campus Paulo Afonso, Carlos Botelho. Confira!

publicado 28/08/2020 10h47 Multimídia
Univasf elabora projeto vacinal contra a Covid-19

Univasf elabora projeto vacinal contra a Covid-19

Produzir uma vacina desenvolvida com uso de plantas da caatinga, essa é uma das oito ações da Univasf contempladas com recursos do Governo Federal para projetos de enfrentamento à Covid-19. O professor do colegiado de Ciências Biológicas da instituição, Marlos Martins, traz mais detalhes sobre a pesquisa. Acompanhe!

publicado 25/08/2020 10h52 Multimídia
Laboratório da Univasf é validado pelo Lacen

Laboratório da Univasf é validado pelo Lacen

Terminou hoje (21) o processo de validação do laboratório da Univasf pelo Lacen de Pernambuco. A Policlínica da Universidade, em Petrolina, é a primeira no interior do Estado autorizada a realizar o diagnóstico de identificação imediata do novo coronavírus. A previsão de início dos trabalhos é a partir da próxima semana.

publicado 21/08/2020 22h40 Multimídia
Esclarecimentos sobre fisioterapia respiratória e Covid-19

Esclarecimentos sobre fisioterapia respiratória e Covid-19

Hoje a conversa da nossa série especial é sobre a atuação dos profissionais da fisioterapia junto a pacientes com o novo coronavírus. Essa especialidade é fundamental para a reabilitação de pessoas diagnosticadas com a Covid-19. Confira também alguns esclarecimentos sobre as possibilidades de fortalecer a capacidade respiratória. Afinal, exercícios simples de respiração em casa podem ajudar? O fisioterapeuta do Hospital Universitário da Univasf, Fabrício Olinda, explica pra gente. Confira!

publicado 13/08/2020 10h30 Multimídia
Orientações de segurança para o retorno aos treinos nas academias de ginástica

Orientações de segurança para o retorno aos treinos nas academias de ginástica

A partir dessa segunda-feira (10), academias de ginástica da cidade baiana de Juazeiro serão reabertas. Mas é importante lembrar que os cuidados devem ser redobrados, principalmente, quanto ao uso dos equipamentos e o distanciamento físico. O professor do colegiado de Educação Física, Marcelo de Maio, traz orientações sobre medidas de segurança para as práticas de atividades físicas nesses espaços.

publicado 10/08/2020 11h35 Multimídia