Dissertações
Turma 2013
Discente |
Orientador |
Título |
Arquivo |
Antonio Araujo Rodrigues |
Profa. Dra. Mariele Regina Pinheiro |
Atividades experimentais no Ensino de Física tendo mapas conceituais como instrumentos de avaliação |
|
Daniel Berg de Amorim Lima |
Prof. Dr. Aníbal Livramento da Silva Netto |
Sequência didática para ensino de alguns conceitos de física térmica para alunos do ensino médio na modalidade EJA. |
|
Deivd Andrade Porto |
Prof. Dr. Helinando Pequeno de Oliveira |
A inserção de conteúdos de Física Moderna em turmas de 3° ano do ensino médio integrado do If Sertão - PE |
|
Francisco Petronio de O. e Silva |
Prof. Dr. Alessandro Pereira Moisés |
Utilização de celulares como ferramentas no ensino de astronomia: aplicativo star chart como planetário. |
|
Maria Leticia Alves Gomes |
Profa. Dra. Letícia Maria de Oliveira |
Einstein e a relatividade entram em cena |
|
Pedro David Pedrosa |
Prof. Dr. Márcio Pazetti |
O uso das tecnologias de informação e comunicação na promoção da aprendizagem da termodinâmica |
|
Pedro Jose Feitosa Alves Junior |
Prof. Dr. Alessandro Pereira Moisés |
Uma proposta de inserção da relatividade restrita no ensino médio |
|
Ramon Marques de Carvalho |
Prof. Dr. Militão Vieira Figueredo |
Acústica e cidadania: uma abordagem CTS para o ensino fundamental |
|
Thales Cerqueira Mendes |
Prof. Dr. Alessandro Pereira Moisés |
Iniciação científica com apoio de software – utilização da regressão na experimentação para abordagem de conteúdos de física no ensino médio |
Turma 2015
Discente |
Orientador |
Título |
Arquivo |
Alciclébio Lopes Coelho |
Profa. Dra. Mariele Regina Pinheiro |
Uma proposta didática para o ensino de eletrodinâmica no Ensino Médio |
|
Carla Patrícia de Carvalho |
Profa. Dra. Mariele Regina Pinheiro |
Sequência didática para o estudo dos conceitos básicos das forças aerodinâmicas envolvidas em aviões de papel e de depron. |
|
Érica Correia da Silva |
Profa. Dra. Letícia Maria de Oliveira |
O ensino de tópicos de física mediante representações táteis no multiplano. |
|
George Ramos da Silva Junior |
Prof. Dr. José Américo de Sousa Moura |
Viagem na eletricidade, uma abordagem interativa. |
|
José Gregório de Souza Neto |
Prof. Dr. José Américo de Sousa Moura |
A experimentação em cinemática como facilitador da aprendizagem da física no ensino médio. |
|
Lid Willims de Castro Santos |
Prof. Dr. Marcio Pazetti |
A experimentação em cinemática como facilitador da aprendizagem da física no ensino médio. |
|
Murilo Oliveira da Silva |
Prof. Dr. Telio Nobre Leite |
Sequência didática potencialmente significativa sobre o efeito fotoelétrico. |
|
Nivaldo Moreira de Oliveira |
Profa. Dra. Letícia Maria de Oliveira |
Física mágica: uma maneira divertida de apresentar a física para alunos da alfabetização. |
|
Renato Alves dos Santos |
Prof. Dr. Aníbal Livramento da Silva Netto |
Teatro científico como proposta multidisciplinar para o Ensino de Física. |
Turma 2017
Discente |
Orientador |
Título |
Arquivo |
Anselmo Rine A. Dos Santos |
Prof. Dr. José Américo de Sousa Moura |
Física do dia a dia: Termologia. |
|
Bruno Wallace Barros Caldas |
Profa. Dra. Mariele R. Pinheiro Gonçalves |
Estudo das ondas acústicas utilizando experimentos para representações uni e bi-dimensionalmente. |
|
Clerisson Ramon S. Da Silva |
Prof. Dr. Anderson Catamari Vilas Boas |
Ensinando análise dimensional através de um jogo de cartas. |
|
Geaze Da Silva Santos |
Profa. Dra. Leticia Maria de Oliveira |
Oficina de acústica: a interdisciplinaridade a partir de uma oficina de construção e utilização de instrumentos musicais. |
|
Gilson Mauriz Gomes |
Prof. Dr. José Américo de Sousa Moura |
Kit para ensino de óptica através de lentes esféricas |
|
Jaildson Paulino De Souza |
Prof. Dr. Wagner de Assis Cangussu Passos |
O uso da plataforma arduíno para automação de uma bomba hidráulica em irrigação. |
|
Jose Gomes Diniz Neto |
Prof. Dr. Anderson Catamari Vilas Boas |
Ensinando análise de movimento (dinâmica) através da Física em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental |
|
Mauryléia Marques Ferreira |
Profa. Dra. Mariele R. Pinheiro Gonçalves |
A utilização de mapas conceituais como método de avaliação da sequência didática em aulas de eletricidade |
|
Ronielly Santana Coelho |
Prof. Dr. Marcos Antônio da Silva Irmão |
Aplicativo de smartphone desenvolvido para ensinar elementos de óptica geométrica a partir da teoria dos três momentos pedagógicos |
|
Tiago Ferraz Rodrigues |
Profa. Dra. Mariele R. Pinheiro Gonçalves |
Iniciação científica no ensino médio: uma experiência como componente curricular do PROEMI. |
Turma 2018
Discente |
Orientador |
Título |
Arquivo |
Amanda Conrado Lima |
Prof. Dr. José Américo de Sousa Moura |
O ensino de eletricidade e magnetismo sob uma perspectiva experimental investigativa |
|
Antônio Marcos Nunes Barbosa |
Profa. Dra. Mariele Regina Pinheiro |
Sequência didática com experimentação no estudo da óptica geométrica |
|
Clemilton da Silva Oliveira |
Prof. Dr. Marcio Pazetti |
O ensino de astronomia pelo viés investigativo. |
|
Ezio dos Santos Dantas da Conceição |
Prof. Dr. Militão Vieira Figueredo |
Unidade de ensino potencialmente significativa para o Estudo da termometria, calorimetria e aquecimento Global por meio plataformas de aprendizagem online Site completo: http://mnpef.univasf.edu.br/p01/ |
|
Italo Marcos de Lima |
Prof. Dr. Marcio Pazetti |
A física de partículas elementares aos olhos da teoria de aprendizagem significativa de Ausubel no Ensino Médio |
|
José Gerson Marciel dos Santos |
Profa. Dra. Letícia Maria de Oliveira |
“COM-SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: Um produto educacional para Estudar Física além da sala de aula” |
|
Marcia Campos de Lira |
Profa. Dra. Mariele Regina Pinheiro |
Astronomia no ensino fundamental pela perspectiva dos três momentos pedagógicos |
Turma 2019
Discente |
Orientador |
Título |
Arquivo |
Alan Henrique Xavier |
Prof. Dr. Wagner de Assis Cangussu Passos |
Robótica Educacional: Uma proposta de sequência didática para o processo ensino-aprendizagem de Física Moderna e Contemporânea. |
|
Eloi Da Silva Pereira |
Prof. Dr. Militão Vieira Figueredo |
Educação em Astronomia na cultura digital: Uso Pedagógico do Podcast nos anos Finais do Ensino Fundamental. |
|
Gleyton Gomes Da Silva |
Prof. Dr. José Américo de Sousa Moura |
Ensinando conceitos de física moderna no ensino médio, utilizando redes sociais. |
|
Jamilson Oliveira Ribeiro |
Prof. Dr. Marcio Pazett |
Aplicação e contribuição da força centrífuga no resultado de um exame hemograma |
|
Lucy Mary Nascimento Dos Santos |
Profa. Dra. Letícia Maria de Oliveira |
Leitura dialógica como prática colaborativa parao ensino de física moderna e contemporânea |
|
Nádja Cajado Da Silva |
Prof. Dr. Anderson Catamari V. Boas |
RPG pedagógico como metodologia ativa para o ensino de física. |
|
Rodolfo Muniz De Souza Filho |
Prof. Dr. José Américo de Sousa Moura |
Sequência didática investigativa: fenômenos ondulatórios para o ensino médio. |
Turma 2020
Discente |
Orientador |
Título |
Arquivo |
Alex Pereira Da Silva |
Prof. Télio Nobre Leite |
Experimento caseiro de óptica no ensino de biologia |
|
Alisson Emanuel Silva Mororó |
Prof. Aníbal Livramento da Silva Netto |
Aplicação do Efeito Doppler no Ensino Médio a partir de uma cuba de ondas de baixo custo utilizando o Tracker como ferramenta de análises. |
|
Antônia De Lisboa Rodrigues Dos Reis |
Prof. Jaderson de Araújo Barros Barbosa |
A Divulgação Científica no Instagram como ferramenta pedagógica para promover a aprendizagem ativa no ensino da segunda lei da termodinâmica e do conceito de entropia |
|
Antônio Fernando Soares Barbosa |
Prof. Wagner de Assis Cangussu Passos |
Produto didático aplicado ao ensino de física no ensino médio: kit produção de energia elétrica |
|
Karine Maria Da Cruz |
Profa Letícia Maria de Oliveira |
A física quântica no ensino médio: entre conceitos e pincéis |
|
Jeane Albino Lima |
Profa. Mariele Regina Pinheiro Gonçalves |
Radiação Solar na Educação do Campo: Metodologia ativa à luz do Espiral Construtivista |
|
Paulo Vitor Rios Lima |
Prof. Aníbal Livramento da Silva Netto |
Uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino de ondas eletromagnéticas. |
Turma 2022
Discente |
Orientador |
Título |
Arquivo |
Adilson Alves de Souza |
Prof Anderson Vinicius |
Dissertação Produto |
|
Eduardo Cesar dos Santos |
Prof Francisco Artur Pinheiro |
Dissertação Produto |
|
Ildenor José Souza |
Prof Haroldo Reis |
Uso do simulador phet como estratégia para melhorar a eficiência no ensino de circuitos elétricos simples. |
|
José Anysio Maury Lopes Neto |
Prof Márcio Pazetti |
Dissertação Produto |
|
Larisse Braz dos Santos |
Prof Sérgio Floquet Sales |
Teoria do Caos e Fractais: uma Sequência Didática à Luz da Aprendizagem Significativa para Estudantes do Ensino Médio. |
|
Luis Augusto Velasco Guimarães |
Profa Mariele Regina Pinheiro Gonçalves |
Dissertação Produto |
|
Luziane Deise de Souza Cruz |
Prof Anderson Camatari |
Dissertação Produto |
|
Marli Lopes de Souza |
Prof Haroldo Reis |
Um estudo sobre a óptica e as aplicações do laser no cotidiano para estudantes do ensino médio |
|
Isaac Batista Vilas-Boas |
Profa Mariele Regina Pinheiro Gonçalves |
Dissertação Produto |