Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Disciplinas Vinculadas

Disciplinas Vinculadas

por Ramon Missias publicado 20/07/2021 00h45, última modificação 08/11/2021 20h36

DISCIPLINAS MINISTRADAS PELO PROF. DOUTOR RAMON MISSIAS-MOREIRA

 

GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Didática da Educação Física

EMENTA

Da didática geral a uma didática para a Educação Física. As tendências pedagógicas da Educação Física e seus elementos didáticos. Os elementos legitimadores da Educação Física na escola. Os conteúdos da Educação Física na escola. Metodologias de ensino para a Educação Física na escola. 

Educação Física na Educação Infantil

EMENTA

Direitos da criança. Estruturação dos componentes curriculares da Educação Física no contexto do Ensino Infantil enfatizando o processo de aquisição de habilidades motoras e a aprendizagem perceptivo motora. Planejamento das atividades cotidianas. Avaliação no Ensino Infantil. Educação ambiental, diversidade cultural e Educação Física no Ensino Infantil.

 

Estágio Curricular Obrigatório I - Foco na Educação Física no Ensino Infantil

Manual do Estágio Curricular Obrigatório

 

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA (EaD)

 

Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico

EMENTA

Epistemologia do conhecimento científico. Tipos de conhecimento. Técnicas e modalidades de registro de leituras de trabalhos científicos. Normalização de trabalhos científicos. Formas de apresentação de trabalhos científicos. Normas da ABNT. Enfoques teóricos da pesquisa em educação. Prática de elaboração de projetos de pesquisa em educação.

 

MESTRADO EM PSICOLOGIA

 

Políticas Públicas de Saúde

EMENTA

Aborda as políticas públicas de saúde no Brasil, buscando fazer correspondência com os modelos de saúde, a atuação dos psicólogos, sua formação e sua tarefa de produção de conhecimentos. Ancora-se na compreensão da saúde como um direito universal e como uma política social que contribui para a redução das desigualdades. Enfoca, do ponto de vista teórico e histórico as políticas de saúde, os determinantes sociais, o planejamento, a gestão, o financiamento, a avaliação, a atual configuração do sistema de saúde brasileiro, visualizando o Sistema Único de Saúde em articulação com os modelos de atenção em saúde. 

 

DOUTORADO EM AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

 

Políticas Públicas e Práticas de Saúde (OPTATIVA)

EMENTA

Relação das práticas de saúde no campo com a produção da saúde coletiva. Aprofundamento do entendimento a respeito da relação entre as práticas de saúde camponesa e as políticas públicas. Análise das práticas de saúde e dos serviços de saúde e das comunidades rurais. Importância das práticas de saúde camponesa para o desenvolvimento da América Latina.