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Linhas de Pesquisa

por Ramon Missias publicado 21/04/2021 23h20, última modificação 08/11/2021 22h28

O GIPEEF visa desenvolver estudo, pesquisa e extensão para a produção e divulgação dos aspectos relacionados à saúde, à educação e à Educação Física ancorado no pressuposto teórico-epistemológico da Teoria das Representações Sociais. Tem como objetivo principal desenvolver investigações nos eixos temáticos envolvendo Educação Física, Condições e Processos de Saúde-doença, Atividade Física, Qualidade de Vida, Processo de Trabalho, Políticas Públicas de Saúde e a grande área da Educação. 

Desenvolve seus trabalhos em cinco linhas de pesquisa e o fortalecimento deste grupo dar-se-á através de ações integradas entre seus(suas) pesquisadores(as), estudantes e colaboradores(as) nacionais e internacionais.

 

LINHAS DE PESQUISA

1) Representações Sociais, Saúde e Qualidade de Vida

Objetivo: Revelar a dimensão psicossocial e os diferentes fatores que influenciam no processo saúde-doença; Investigar os processos de educação em saúde considerando os sujeitos, as metodologias e os diferentes tipos de conhecimento; apreender representações sociais sobre atividade física, lazer, saúde, qualidade de vida, tecnologias e sobre o educar-cuidar de profissionais de saúde em saúde indígena, população cigana e quilombola, IST, saúde da mulher (adolescente, adulta e idosa), saúde do trabalhador (informal), saúde do estudante e do trabalhador universitário, e outros atores/contextos visando contribuir para a promoção da saúde; caracterizar o perfil epidemiológico de algumas doenças transmissíveis e não transmissíveis no território do Vale do São Francisco; determinar a prevalência de determinadas doenças em grupos populacionais, estratificando por gênero, faixa etária e tipos; investigar fatores de risco associados ao ambiente, estilo de vida e condição social, contribuindo para o estabelecimento de políticas públicas de saúde preventivas, de diagnóstico e de tratamento. De uma maneira geral, esta linha investiga, com base na Teoria das Representações Sociais, objetos no campo da Saúde e da Qualidade de Vida.

Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/54713151916229241022991  

 

2) Educação, Contemporaneidade e Representações Sociais

Objetivo: Fundamentando-se nos estudos das representações sociais nos diferentes contextos educacionais, busca-se identificar os sentidos e significados atribuídos pelo sujeito que permitem a sua compreensão de mundo, organização dos comportamentos e da fala. Tem sido objetos de estudo desta linha: o corpo, a profissão professor, o ser professor de educação infantil, a didática, as práticas pedagógicas (planejamento, ensino, avaliação, relação professor-aluno), a formação da identidade docente, à docência no ensino superior, a cibercultura na educação e a formação de professores. Esta linha investiga, com base na Teoria das Representações Sociais, objetos distintos no campo da Educação.

Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/54713151916229241023149

 

3) Comunicação, Linguagens e Interdisciplinaridade em Educação Física e Desporto

Objetivo: Formar pesquisadores e fomentar a produção e disseminação de conhecimentos no campo interdisciplinar da Educação Física e do Desporto, considerando as dimensões sociais, políticas, culturais, biológicas e pedagógicas, especialmente os aspectos inerentes à docência, práticas de ensino, à educação infantil, ao estágio supervisionado e à formação de professores.

Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/54713151916229241023169

 

4) Corpo, Gênero, Identidade e Representações Sociais 

Objetivo: desenvolver estudos, investigações empíricas e produções teóricas acerca das representações sociais em sua relação com as questões de gênero enquanto conhecimento produzido no seio cultural e referendado nos corpos em torno de suas experiências cotidianas, das redes de identidade, destacando saberes na área da sexualidade, da saúde e da educação.

Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/54713151916229241199477

 

5) Redes sociais, tecnologias digitais e Representações Sociais

Objetivo: Investigar o uso das redes sociais digitais e demais tecnologias de comunicação e informação na produção e disseminação do conhecimento científico sob o prisma da Teoria das Representações Sociais. Catalogar, analisar e produzir narrativas em plataformas de comunicação e informação, como redes sociais (Facebook, Instagram, Whatsapp, Twitter, Youtube, dentre outras). Pesquisar as manifestações de linguagem, de condutas e gerenciamento das impressões nas diversas redes sociais. Compreender o fenômeno social das fake news e como se engendram essas formações no imaginário coletivo. E, avaliar a inserção de determinados grupos de pertença nas redes sociais digitais e os percursos adotados para as interpelações.

Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/54713151916229241199497