Você está aqui: Página Inicial > Eventos > II CIRSQVASF e I OLYMHEALTHCARE

II CIRSQVASF e I OLYMHEALTHCARE

por Ramon Missias Moreira publicado 13/06/2013 18h12, última modificação 13/11/2021 20h27
Quando 15/12/2021 a 08h00 17/12/2021 a 09h00 a
Onde On-line
Nome do Contato
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

O II CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SOBRE QUALIDADE DE VIDA DO VALE DO SÃO FRANCISCO – Mais Qualidade de Vida, Mais Dignidade! – II CIRSQVASF e a I OLIMPÍADA INTERNACIONAL VIRTUAL DE CASOS CLÍNICOS DE CUIDADOS EM SAÚDE – I OLYMHEALTHCARE, realizados virtualmente, tem o objetivo central de ser um espaço para construção de conhecimentos a partir de pesquisas desenvolvidas em centros de investigação de excelência no âmbito da Saúde, da Qualidade de Vida e das Representações Sociais com o sentido de contribuir para uma efetiva transformação social, política e formativa, em diversos níveis, além de colaborar na sinergia da integração, da corresponsabilização intersetorial, do desenvolvimento, da pesquisa e da promoção de cuidados em saúde com o intuito de assegurar a dignidade como elemento básico para aumentar a qualidade de vida dos cidadãos especialmente nestes tempos de enfrentamento à pandemia COVID-19.

A I OLYMHEALTHCARE é parte da programação do II CIRSQVASF, e foi pensada e construída para estudantes da área da Saúde, nesta primeira edição está direcionada aos estudantes de Enfermagem, e tem por objetivo fomentar a prática da intervenção clínica por meio do Problem-Based Learning (PBL) envolvendo um torneio entre equipas, como estratégia educacional que permite a demonstração e o exercício das competências apreendidas.

Nesse contexto, o II CIRSQVASF e a I OLYMHEALTHCARE são realizados pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física – GIPEEF, vinculado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), mas conta com o fundamental apoio de pesquisadores comprometidos inseridos em mais de 40 Núcleos de Investigação de Estabelecimentos de Saúde, Institutos e Universidades de diversos países para enriquecimento do programa científico, com a selecção de relevantes temas e o contributo refinado na composição dos intervenientes das várias actividades, oficinas, mesas-redondas e sessões de apresentação de trabalho. Evento que também é fruto do lançamento de livros organizados desde 2017 em trabalho integrado de mais de 900 pesquisadores, em seus 26 volumes.

As investigações e trabalhos de pesquisa poderão ser partilhados nas áreas estratégicas definidas pela Comissão Científica, sendo elas: 1) Representações Sociais na contemporaneidade; 2) Qualidade de Vida e Saúde em uma perspectiva interdisciplinar; 3) Actividade Física, Desporto e Saúde em sua relação com o COVID-19; 4) Saúde Mental de diversas populações em tempos de pandemia. Pretendemos ser motor das actividades de investigação e extensão no âmbito da qualidade de vida e das representações sociais, motor da melhoria das ações e serviços de promoção da saúde e prevenção de doenças da população, motor da potenciação do trabalho articulado entre as diversas instituições, especialidades, áreas do conhecimento, minorias ativas e investigação clínica. O II CIRSQVASF é o espaço perfeito para estimularmos esta última com reverência ao rigor e culto da evidência científica.

Destarte, em nome da Comissão Organizadora e Científica do II CIRSQVASF e da I OLYMHEALTHCARE, damos as boas-vindas, convidamos para que enviem seus resumos e agradecemos especialmente aos palestrantes que aceitaram construir esse momento conosco. Desejamos um excelente congresso a todos!

Porto, Portugal, 16 setembro de 2021.

Prof. Doutor Ramon Missias-Moreira (GIPEEF/UNIVASF/CIAFEL, BR/PT)

Presidente do II CIRSQVASF e da I OLYMHEALTHCARE

Profa. Doutora Carla Luiza da Silva (UEPG, BR)

Presidente da Comissão Científica da I OLYMHEALTHCARE