por Ramon Missias Moreira
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publicado
08/11/2021 18h01,
última modificação
08/11/2021 21h24
PROJETO GUARDA-CHUVA 1
2021 - ATUAL
TÍTULO: ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS (ELSEU)
Aprovação: Comitê de Ética em Pesquisa do IFSERTÃO-PE, Brasil
Coordenador: Ramon Missias-Moreira
PROJETO GUARDA-CHUVA 2
2021 - ATUAL
TÍTULO: SENTIMENTOS, EMOÇÕES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PACIENTES RECUPERADOS DO COVID-19 SOBRE O CORONAVÍRUS E O ISOLAMENTO SOCIAL DOMICILIAR
Aprovação: Comitê de Ética em Pesquisa da FIS, Brasil
Coordenador: Ramon Missias-Moreira
PROJETO DE PESQUISA DE PÓS-DOUTORADO
2021 - ATUAL
TÍTULO: IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA COVID-19 NOS NÍVEIS DE ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES PORTUGUESES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE
Aprovação: Comitê de Ética em Pesquisa do IPPorto, Portugal
Coordenador: Ramon Missias-Moreira
Colaboração: Jorge Mota e Paula Clara Santos
SUB-PROJETOS DE PESQUISA
MESTRADO EM PSICOLOGIA - PPGPSI/UNIVASF
2021 - 2023
TÍTULO: VIDA ACADÊMICA, ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES DE MEDICINA
Orientanda: Crismilla dos Santos Silva
2021 - 2023
TÍTULO: TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS, ESTRESSE EMOCIONAL, DEPRESSÃO E QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Orientanda: Maria Virgínia Pires Miranda
DOUTORADO EM AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL - PPGADT/UNIVASF/UFRPE/UNEB
2021 - 2025
TÍTULO: CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS (I)LÍCITAS E QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES DE FARMÁCIA
Orientanda: Maria Célia Lima
2017 - 2020
TÍTULO: GRUPOS QUE PESQUISAM EAD NO BRASIL
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vani Moreira Kenski em 30/04/2017.
Descrição: O crescimento de ações educacionais a distância no Brasil na última década é muito discutido, tendo como referência as questões relacionadas ao ensino em seus diversos níveis. Pouco se estuda, porém, sobre o crescimento das pesquisas sobre educação a distância no Brasil. Esta temática, no entanto, tem crescido bastante sobretudo nesta segunda década do século XXI como foco de interesse de pesquisadores de todo o país. O levantamento realizado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq em outubro de 2015 mostra esta realidade. Nele foram encontrados 408 grupos de pesquisa que estudam educação a distância. Estes grupos se distribuem por todo o território nacional e se vinculam a instituições de ensino superior públicas e privadas com estudos em diversas áreas do conhecimento. A finalidade deste estudo é de que, ao final, seja possível oferecer à comunidade acadêmica sobretudo para os que estudam educação a distância - uma base de dados abrangente, atual e relevante sobre a situação dos estudos e pesquisas sobre EAD no Brasil.
Situação: Concluído. Integrantes: Dr. Ramon Missias-Moreira / Dr. Edvaldo Souza Couto (UFBA) - Integrante / Dra. Vani Moreira Kenski (USP) - Coordenadora.
2015 - 2019
Título: EDUCAÇÃO É PARTILHA: NARRATIVAS E AÇÕES PEDAGÓGICAS EM REDES SOCIAIS DIGITAIS
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edvaldo Souza Couto em 24/08/2016.
Descrição: A pesquisa explorará interconexões de narrativas pessoais e ações pedagógicas, por meio dos gêneros textuais, fotográficos e videográficos, em duas redes sociais digitais chamadas educativas: Edmodo e Redu. Os estudos sobre a cibercultura e as educações e sobre as redes sociais digitais delimitam o campo teórico da investigação. O objetivo principal é investigar, analisar e esboçar o retrato da vida contemporânea e os desafios que nela enfrentamos diariamente a partir dos modos como um grupo de professores, alunos e pais constrói, cria estratégias de visibilidade e popularidade e produzem e partilham saberes nessas redes sociais digitais. Também é objetivo da pesquisa analisar ações pedagógicas desenvolvidos pelos sujeitos nesses mesmos ambientes. Trata-se de uma pesquisa com a finalidade de mapear e aprofundar análises conceituais e metodológicas relacionadas com os renovados modos de ser de professores, alunos e pais na cibercultura. A metodologia adotada é a da pesquisa qualitativa, de cunho descritiva e analítica, baseada na netnografia. Ao delinear a investigação nessas bases, o argumento da pesquisa é que a celebrada cultura de exibição de si, as estratégias para ampliar a visibilidade e a popularidade dos sujeitos aprendentes, bem como suas ações pedagógicas partilhadas são potencializadas nessas redes sociais digitais e podem apontar caminhos para modos plurais de fazer educações na era das conectividades. As práticas de narrar e exibir condutas pessoais e profissionais nos sites de relacionamentos podem sugerir dinâmicas de ensino e aprendizagem sob a lógica do compartilhamento das experiências no ensino presencial ou online, bem como sobre as maneiras dinâmicas de se construir subjetividades em rede. O estudo sobre a promoção das ações pedagógicas, partilhadas por professores, alunos e pais, nessas redes sociais digitais, deverá apontar que os sites de relacionamentos são ambientes fecundos e criativos para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem presencial e online. As conectividades de professores, alunos e pais devem resultar em múltiplas educações.
Situação: Concluído. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Ramon Missias-Moreira - Integrante / Edvaldo Souza Couto - Coordenador / Ana Elisa Drummond Celestino - Integrante / Quesia Silva do Carmo - Integrante / Giulia Fraga - Integrante.
2015 - 2017
Título: REDES SOCIAIS DIGITAIS E EDUCAÇÕES: NARRATIVAS E AÇÕES DOCENTES NO REDU
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edvaldo Souza Couto em 24/08/2016.
Descrição: Com a popularização das redes sociais digitais diversos professores passaram a narrar, por meio de textos, fotografias e vídeos, suas experiências pessoais e ações docentes. Nesse contexto, a pesquisa investigará as chamadas redes sociais digitais, tendo como objeto de estudo a rede social digital REDU (www.redu.com.br). Explorar essas interconexões de promoção pessoal e profissional e analisar a cultura da interface nas narrativas de professores, alunos e pais (se for o caso) resumem nossa proposta de pesquisa. O Objetivo Geral é estudar uma rede social educativa no Brasil especificamente no Porto Digital de Recife, considerada a mais exitosa das chamadas redes sociais educativas no Brasil. São objetivos específicos: (1)Ampliar a reflexão teórica que articula as relações entre redes sociais digitais e renovados modo de produzir educações; (2) Investigar as políticas de produção e difusão de narrativas textuais, imagéticas e sonoras de professores, alunos e pais na rede social digital REDU; (3) Identificar tipos e características de narrativas textuais, as técnicas para se fazer conhecer e criar visibilidade de um grupo de professores, alunos e pais nessas redes sociais digitais rede social digital REDU e (4)Apresentar e analisar que práticas pedagógicas são partilhadas por um grupo de professores, alunos e pais (quando for o caso) na rede social digital REDU, em narrativas textuais, fotográficas e videográficas.
Situação: Concluído.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Ramon Missias-Moreira - Integrante / Edvaldo Souza Couto - Coordenador / Ana elisa Drummond Celestino - Integrante / Quesia Silva do Carmo - Integrante.