Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I CINPSUS: BIREME reafirma sua missão estratégica em evento internacional sobre políticas públicas de saúde

publicado: 01/07/2021 17h45 última modificação: 27/07/2021 00h17
Exibir carrossel de imagens Crédito da imagem Foto no tamanho 664 pixels de largura com legenda em 90 caracteres para formar três linhas

Em 18 de junho, foi realizada a mesa de abertura do I Congresso Internacional Interdisciplinar sobre Políticas Públicas de Saúde: em busca da cidadania plena através da universalidade da saúde (CINPSUS). O evento, que contou com a participação do Diretor da BIREME, Diego González – que na ocasião também falou em nome de Socorro Gross, Representante da OPAS/OMS no Brasil – ocorreu virtualmente e teve como objetivo central a criação de um espaço para reflexão, discussão, intercâmbio e construção de conhecimentos técnico-científicos a partir do compartilhamento de pesquisas, experiências e proposições para o fortalecimento da justiça social. Levando em consideração as questões relativas aos Sistemas Públicos de Saúde do Brasil, Espanha, Itália, México e Portugal.

Presente na Mesa de Abertura, Diego González reconheceu os esforços desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física – GIPEEF, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, responsáveis pela promoção do evento e saudou Ramon Missias-Moreira, Coordenador-Geral do Congresso, pelo minucioso trabalho desenvolvido com outras 10 universidades do Brasil, Espanha, Itália, México e Portugal.

González também afirmou que “para que as políticas públicas em saúde sejam desenvolvidas efetivamente, se requer um suporte de informação e evidências permanente, um objetivo alinhado com a missão da BIREME”. Na oportunidade, Diego apresentou os três principais produtos desenvolvidos pela BIREME e “que fornecem um grande suporte de informação para a tomada de decisão em saúde”: a BVS – Biblioteca Virtual em Saúde, LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e DeCS – Descritores em Ciências da Saúde.

O Diretor da BIREME também apresentou produtos da BIREME especificamente relacionados com a temática do Congresso, como o PIE – Políticas Baseadas em Evidência, coleção de documentos que contribui para os processos de tomada de decisão e politicas fundamentadas pela melhor evidência científica disponível, incluindo processos de tradução do conhecimento e de intercâmbio entre gestores e representantes da sociedade civil na gestão dos serviços e sistemas de saúde. Ademais,   EVID@Easy, ferramenta de busca orientada de evidências na BVS que tem como proposta facilitar a tomada de decisão em saúde informada por evidências científicas, em um processo que inclui busca, seleção, avaliação e integração das melhores evidências disponíveis para determinadas condições e contextos na área da saúde.

O CINPSUS é um evento realizado pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física – GIPEEF, vinculado à Universidade Federal do Vale do São Francisco, que contou com o apoio de pesquisadores parceiros na organização do evento. Pesquisadores inseridos tanto em universidades de outros estados do Brasil – como a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), mas também em instituições e universidades de outros países, como a Red Internacional em Salud Colectiva y Salud Intercultural (REDSAC SIC, México), Faculdade de Medicina­­ e Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FMUP/FADEUP, Portugal), Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria (IPLEIRIA, Portugal), Universidad de Castilla – La Mancha (UCLM, Espanha) e Instituto Politécnico do Porto (PPorto).

Nas palavras do Coordenador-Geral do Congresso, “a participação do Dr. Diego González, diretor da BIREME/OPAS/OMS, na abertura do congresso, tornou-se de muita relevância, visto que há o nítido comprometimento de órgãos internacionais de saúde com a democratização do acesso à evidência científica para uma sociedade mais justa, humanizada e igualitária”. Complementa ainda que “com a realização intercontinental do CINPSUS, nós buscamos fomentar, implementar e manter esforços coletivos de articulação na produção de conhecimentos científicos no cenário internacional e apontamos para a potência do trabalho colaborativo e integrado em rede-equipes, comprometidas com o fortalecimento dos equipamentos e sistemas públicos de saúde, da cidadania e da justiça social contribuindo com descobertas inovadoras para o conhecimento global”.

Saiba mais CINPSUS – I Congresso Internacional Interdisciplinar sobre Políticas Públicas de Saúde. Disponível em: https://www.even3.com.br/cinpsus/

FONTE: https://boletin.bireme.org/pt/2021/07/01/i-cinpsus-bireme-reafirma-sua-missao-estrategica-em-evento-internacional-sobre-politicas-publicas-de-saude/

registrado em: , ,