Você está aqui: Página Inicial > Manual do Estudante > Setores de Apoio

Setores de Apoio

por admin publicado 27/12/2021 15h21, última modificação 27/12/2021 15h21

Setores de apoio ao estudante

por publicado: 28/12/2021 20h30 última modificação: 28/12/2021 20h30
A Univasf coloca à sua disposição serviços importantes que são prestados por diversos órgãos da instituição que estão diretamente ligados à vida estudantil. Experimente acessar alguns hiperlinks para conhecer mais sobre a universidade e seu funcionamento.

SECRETARIA DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO - SRCA

Logo da SRCA

Esta Secretaria é responsável pelo registro e controle de atividades acadêmicas dos discentes e docentes. Ela administra o Sistema de Informação e Gestão Acadêmica (Sig@), efetuando cadastro, atualização de dados pessoais, coordenação e execução de matrículas dos alunos, inclusive daqueles que ingressam na instituição por meio do Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas Ociosas - PS-PVO. 

A SRCA também atende às demandas das Coordenações dos Colegiados Acadêmicos (relacionadas, por exemplo, à alteração de perfil ou cargas horárias dos cursos, matrículas extemporâneas, cadastro de disciplinas) e emite documentos solicitados pelos discentes através da Rede de Serviços de Informações ao Cidadão (SIC). Além disso, a SRCA registra processos de desligamento, de dispensa de disciplinas, de colação de grau extemporânea, coordena e executa o registro e expedição dos diplomas da Graduação e Pós-Graduação, entre outros serviços.

Sempre que você precisar de orientação sobre procedimentos relativos à sua vida acadêmica poderá se dirigir à Coordenação do Colegiado do seu curso conversar com seu coordenador, que lhe orientará sobre qual setor deverá ser consultado e sobre como sua demanda deve ser tratada. 

Porém, é muito importante ficar atento, pois os eventos relacionados à vida acadêmica, bem como os prazos para os procedimentos realizados na universidade, obedecem ao Calendário Acadêmico, que é anualmente proposto pela Câmara de Ensino da Univasf.

 

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA – CP

logo pequeno

A Coordenação Pedagógica (CP) é um setor ligado à Pró-Reitoria de Ensino - Proen, que assessora os Colegiados Acadêmicos na elaboração e revisão de Projetos Pedagógicos, atua no planejamento e execução das políticas de formação continuada dos docentes e oferece suporte pedagógico a docentes e discentes.

Durante os primeiros semestres de um curso de graduação alguns estudantes podem enfrentar dificuldades de adaptação ou de aprendizagem que podem resultar em baixo rendimento acadêmico, causando desânimo para o prosseguimento do curso. Por isso, a Coordenação Pedagógica oferece ao estudante acompanhamento e suporte ao processo de ensino-aprendizagem, apoio pedagógico e psicopedagógico, além de orientação para estudos. O acompanhamento pode ser agendado através do e-mail: coordenacaopedagogica@univasf.edu.br.

Acompanhe pelo Instagram: @cpproenunivasf

 

NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO - NAI

Logo da NAI

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), oferece assessoria aos setores institucionais nas demandas relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência; apoio didático-pedagógico aos estudantes com necessidades educacionais especiais  e, através de parcerias com instituições de ensino, ONGs, comunidade local e outros setores públicos e privados, promove eventos e outras ações de inclusão e acessibilidade. 

O NAI atua na inserção da temática da inclusão nos cursos de graduação da Univasf, com o intuito de eliminar barreiras atitudinais, fomentando a formação inicial e continuada de docentes e técnicos para atuar com a diversidade humana. Atualmente, dispõe de alguns materiais voltados para acessibilidade como: livros, vídeos e software. Conta também com servidores especializados em acessibilidade, como Revisor de Texto em Braille e Tradutores Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais-Libras, como facilitadores na comunicação com a pessoa surda. 

 

SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS - SIBI

logo_sibi

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) da Univasf gerencia os recursos de informação, visando ao apoio acadêmico, através da disponibilização do acervo físico e digital da universidade a toda comunidade acadêmica.

 Atualmente, o SIBI é formado por sete bibliotecas, assim, cada campus possui a sua própria biblioteca e respectivos endereços de e-mail. As bibliotecas atendem ao público interno (estudantes e servidores) e ao público em geral. 

Por fim, alguns serviços oferecidos: consulta, renovação (presencial e online), empréstimo e devolução de material bibliográfico; solicitação do ISBN, declaração de isenção de débito, entre outros disponíveis na Carta de Serviços do SIBI.

 

OUVIDORIA

A Ouvidoria da Univasf objetiva empreender ações na defesa dos direitos individuais e coletivos da comunidade universitária. É um canal aberto para o encaminhamento de elogios, sugestões, críticas ou denúncias com vistas ao aperfeiçoamento das ações dos diversos setores acadêmicos e administrativos dos Campi da Univasf. Por meio da ouvidoria, é possível identificar oportunidades de melhoria nos serviços prestados à população.

Além desses serviços que já apresentamos, é importante que você conheça também os Programas Acadêmicos, pois oferecem várias oportunidades de participação em atividades extracurriculares indispensáveis para sua formação profissional e que poderão acontecer em ambientes diferentes da sala de aula.