Você está aqui: Página Inicial > Manual do Estudante > Programas Acadêmicos

Programas Acadêmicos

por admin publicado 27/12/2021 15h21, última modificação 27/12/2021 15h21

Os Programas Acadêmicos objetivam fortalecer a construção do conhecimento, promovendo, entre outras ações, a interação dos estudantes com seus pares, o incentivo à pesquisa e à extensão e a mobilidade para outras instituições de ensino, o que pode enriquecer muito sua formação acadêmica. 

A seguir, apresentamos alguns programas que você terá oportunidade de conhecer e participar na Univasf:

Iniciação Científica – Objetiva despertar o estímulo para a pesquisa científica, dando oportunidade aos estudantes de participarem de projetos de pesquisa, sob orientação de pesquisadores qualificados. O estudante contemplado receberá bolsa mensal paga pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou pela FAPESB, com contrapartida da Univasf. 

Monitoria – Põe em prática projetos de ensino voltados para a melhoria do desempenho acadêmico nos cursos de graduação, envolvendo professores e estudantes na condição de orientadores e monitores, respectivamente. Possui duas modalidades: Monitoria remunerada (com bolsa) e voluntária (sem bolsa), com duração de um ou dois semestres. 

Tutoria de Nivelamento – Oferece aos estudantes iniciantes uma revisão de conteúdos do Ensino Médio, de forma a possibilitar melhor aproveitamento das disciplinas básicas nos cursos de graduação. As aulas são regidas por alunos (bolsistas) aprovados em processo seletivo interno, sob orientação de professores coordenadores de cada área de conhecimento.

Mobilidade Estudantil – Possibilita aos estudantes cursarem disciplinas em instituições da região, conveniadas através de Termo de Cooperação Técnica e também que alunos destas IES cursem disciplinas na Univasf.

Programa de Educação Tutorial - PET Busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua matriz curricular.

Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET SAÚDE – Busca viabilizar o aperfeiçoamento, a especialização e a iniciação ao trabalho, estágios e vivências. O programa é executado pela Univasf com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) e direcionado aos profissionais e estudantes de cursos da área de saúde, atuando de acordo com as necessidades do SUS. 

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – Concede bolsas a estudantes dos cursos de licenciatura, participantes de projetos de iniciação à docência. Esse programa insere estudantes no contexto das escolas públicas para desenvolverem atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. 

Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX – Oferece bolsas para estudantes regularmente matriculados na graduação, que participam de projetos de extensão universitária. Esse programa tem o propósito de aprofundar ações políticas voltadas à institucionalização da extensão no âmbito da Univasf.

Programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico – BIA - incentiva a adaptação de alunos egressos da rede pública de ensino à vida acadêmica e inserção em atividades de pesquisa e extensão, buscando evitar o abandono dos cursos ainda no primeiro ano de estudo.