Você está aqui: Página Inicial > Estruturas > Laboratório de Biologia Celular e Fisiologia Vegetal

Laboratório de Biologia Celular e Fisiologia Vegetal

por Dian Lourençoni última modificação 19/08/2020 12h30

O laboratório tem a finalidade de execução de aulas práticas e de pesquisas vinculadas ao Curso de Pós-graduação em Engenharia Agrícola. Suas áreas de estudos e de pesquisas compreendem Bioquímica, Fisiologia do Crescimento e Desenvolvimento, Fisiologia da Produção e Pós-colheita de espécies vegetais e Botânica quanto aos parâmetros morfo-fisiológicos, principalmente de espécies vegetais domesticadas.

Como fonte de estudos e pesquisas complementares associadas as supracitadas, que atendam a demanda do curso de mestrado, estão contempladas as áreas de irrigação, climatologia, adubação e solo, as quais são de grande relevância para êxito de estudos mais completos e complexos sobre as plantas.

Este laboratório é composto de: Sala para execução de metodologias direcionadas a pesquisa e as aulas práticas das áreas de conhecimento de Biologia Celular e Botânica com área de 82 m2. Sala de lavagem e esterilização, com uma área de 8,75 m2, constituída de equipamentos como estufa, para secagem e esterilização do material de vidro, autoclaves, destilador e deionizador de água e lavador de pipetas. Sala de inoculação: Nesta sala, com área de 8,75 m2, os materiais biológicos são transferidos em condições de esterilidade; portanto, mais que em qualquer outra sala do laboratório, deve ser a mais asséptica. Não há necessidade de janelas nem de portas com acesso para o exterior do laboratório, evitando o fluxo de poeira, porém com instalação do ar condicionador com mesma direção do fluxo de ar da capela de fluxo laminar, devido ao calor gerado pelos motores da câmara de fluxo laminar, luzes, lâmpadas etc. Os equipamentos que normalmente são encontrados: câmara de fluxo laminar horizontal, esterilizador de pinças e bancadas. Sala de crescimento dos cultivos: Sala de crescimento dos cultivos, constituída de piso e paredes brancas e lisas para facilitar a limpeza. Com acessos limitados para reduzir a chance de entrada de poeira e contaminação. Não há necessidade de janelas, pois dificultariam o controle de luz e temperatura provenientes da instalação de dois condicionadores de ar. O controle ambiental desta sala é importante para permitir um crescimento ótimo mediante determinação de um nível ótimo de temperatura e de fotoperíodo que devem ser controlados por “timers”. As culturas são mantidas sobre estantes disposta da sala com área de 18 m2. Sala com área de 6,9 m2, para coleta e análise dos dados formada por armários, computador entre outros materiais de uso exclusivo do professor responsável pelo laboratório.

Anexos ao laboratório:

Sala complementar – Microscopia com área de 80 m2, destinada para realização de procedimentos metodológicos que necessitem de equipamentos como microscópios óticos e estereoscópicos.

Viveiro de topo aberto e casa de Vegetação – Realização de aulas práticas e ensaios experimentais nas áreas de estudos e pesquisas em bioquímica, fisiologia do crescimento e desenvolvimento, fisiologia da produção e pós-colheita de espécies vegetais e botânica quanto aos aspectos morfofisiológicos de espécies vegetais. Como áreas complementares de estudos destacam-se climatologia, irrigação, adubação e solo.