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Defesa

por coordenação publicado 05/05/2021 16h54, última modificação 26/05/2021 13h11

Procedimentos para defesa da dissertação

 

O discente deverá enviar por e-mail ao PPGEF, os seguintes formulários e documentos relacionados, em PDF, num único arquivo, preenchidos e assinados pelo orientador e discente, caso necessário e uma cópia impressa a ser entregue na secretaria:

1. Formulário de Solicitação de Defesa da Dissertação (impresso/digital), completamente preenchida com data, horário e local ou link da sala virtual*) da defesa já confirmados, com Informações da Banca Examinadora devidamente preenchida, com todos os dados dos membros: interno/ externo e suplentes: interno/externo, com CPF, e-mail, instituição de obtenção do título de doutor e vínculo institucional atual dos docentes participantes. (download)

*O link da sala virtual deve ser testado pelo discente e confirmado junto a secretária do PPGEF 3 dias antes da data da defesa.

2. Cópia legível do Histórico Escolar (comprovando o cumprimento de 24 créditos) que deverá ser solicitado ao Serviço de Informação ao Cidadão(SIC);

3. Resumo da Dissertação em inglês e português;

4. Texto (máximo 2 páginas) justificando o impacto científico e/ou social e/ou econômico e/ou cultural e/ou educacional dos resultados da dissertação final. O texto deve destacar obrigatoriamente os seguintes aspectos: coerência com a linha de pesquisa, abrangência (local, estadual, nacional ou internacional); aplicabilidade; complexidade do trabalho e inovação.

5. Comprovante de submissão de artigo para periódico ou livro (pode ser e-mail do periódico comprovando a submissão);

6. Dissertação em PDF, com folha de aprovação dos docentes da banca examinadora (sem assinatura), entregue para defesa, enviada somente para o e-mail PPGEF: ppgef@univasf.edu.br.

Obs: A dissertação deverá ser enviada pelo aluno de forma impressa ou digital, conforme preferência, para cada membro de sua banca, com antecedência de pelo menos 30 dias antes data de defesa.

Obs: Entregar todos os documentos acima para a secretaria PPGEF, com o mínimo de 40 dias de antecedência para a data da defesa, devido ao compartilhamento de documentos com outros setores e para ser aprovada pela reunião do Colegiado que antecede a defesa.

 

Prazos

Os prazos mínimos e máximos de duração do curso de Mestrado são, respectivamente: 12 e 24 meses.

 

Modalidades de defesa:

- Defesa Presencial: Para agendar as salas CEFIS ou ginásio, o discente deverá enviar um e-mail para Flávio, solicitando a confirmação da sala: flavio.araujo@univasf.edu.br, caso utilize videoconferência, existem a sala da SEAD que poderá ser agendada pelo e-mail: sead@univasf.edu.br, porém eles não possuem funcionários  para suporte, neste caso, o discente deverá verificar e confirmar tudo com antecedência; inclusive equipamentos.  Outras opções: auditórios: Policlínica e biblioteca; salas: SIASS, STI, Colegiado de Farmácia e Núcleos Temáticos (falar com Neide). Os documentos a serem entregues deverão trazer as informações: da sala, local, data e horário já confirmados.

 - Defesa em sala em virtual, somente em virtude da pandemia do Covid-19: o link da sala virtual* deve ser providenciado pelo aluno.

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OBS: No dia da defesa, leve sua folha de aprovação para que os docentes possam assinar ao término da defesa, evitando transtornos posteriores, para a confecção da capa dura.

 

Procedimento após a defesa

 

Após a finalização das correções exigidas pela banca, o discente deverá solicitar à biblioteca a ficha catalográfica via e-mail (). Após receber a ficha catalográfica, o discente deverá providenciar a versão final da dissertação (com folha de aprovação assinada pelos membros da banca examinadora) e realizar o depósito em formato digital na biblioteca (para mais informações clique aqui).

Após a confirmação do depósito da dissertação no sistema, o discente deve enviar a confirmação da comprovação de depósito juntamente com com a versão final da dissertação ao PPGEF via e-mail (). Na sequência a coordenação emitirá a declaração Jus Mestre, a qual irá compor os documentos necessários para solicitação do diploma (para mais informações clique aqui).