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Defesa

por coordenação publicado 05/05/2021 16h54, última modificação 30/03/2022 19h33

Procedimentos para defesa da dissertação

 

Para solicitar sua banca de defesa junto a secretaria do PPGEF, o discente deverá preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/LbkpG7g8aJGyjoLM7

Fique atento, pois para finalizar o preenchimento você precisará das seguintes informações:

1 - Data, local (ou sala virtual) e horário da defesa;* 

*O link da sala virtual deve ser testado pelo discente e confirmado junto a secretária do PPGEF 3 dias antes da data da defesa. Recomendamos fortemente que o link da sala virtual seja gerado pela conta/e-mail do orientador(a).  

2 - Orientador(a) e Coorientador(a) se aplicável: e-mail, nome completo, titulação, área de doutorado, instituição do título de doutorado e instituição à qual ele/ela está vinculado(a);

3 -  Examinador(a) externo titular e suplente: CPF, e-mail, telefone para contato, link do lattes, nome completo, titulação, área de doutorado, instituição do título de doutorado, ano de titulação do doutoradoInstituição e departamento ao qual ele/ela está vinculado(a);

Adicionalmente, o discente deverá anexar no final do formulário de solicitação os documentos relacionados abaixo, e caso necessário uma cópia impressa deverá entregue na secretaria:

4 -  Cópia legível do Histórico Escolar (comprovando o cumprimento de 24 créditos) que deverá ser solicitado ao Serviço de Informação ao Cidadão(SIC); Obs.: Nomeie o arquivo da seguinte forma: Histórico-seu nome completo (ex: Histórico-João Gomes). 

5 -  Texto (máximo 2 páginas em arquivo word) justificando o impacto científico e/ou social e/ou econômico e/ou cultural e/ou educacional dos resultados da dissertação final. O texto deve destacar obrigatoriamente os seguintes aspectos: coerência com a linha de pesquisa, abrangência (local, estadual, nacional ou internacional); aplicabilidade; complexidade do trabalho e inovação. Obs.: Nomeie o arquivo da seguinte forma: Texto-seu nome completo (ex: Texto-João Gomes). 

6 - Comprovante de submissão de artigo para periódico ou livro (pode ser e-mail do periódico comprovando a submissão); Obs.: Nomeie o arquivo da seguinte forma: Artigo-seu nome completo (ex: Artigo-João Gomes). 

7 - Dissertação final em PDF, com folha de aprovação dos docentes da banca examinadora (sem assinatura). Obs.: Nomeie o arquivo da seguinte forma: Dissertação-seu nome completo (ex: Dissertação-João Gomes). 

ATENÇÃO: A dissertação deverá ser enviada pelo aluno de forma impressa ou digital, conforme preferência, para cada membro de sua banca, com antecedência de pelo menos 30 dias antes data de defesa.

Obs: O discente deve realizar a solicitação com todas as informações acima, com o mínimo de 40 dias de antecedência para a data da defesa, devido ao compartilhamento de documentos com outros setores da UNIVASF. Lembrando que os membros da banca de defesa deverão ser aprovados em reunião do PPGEF (veja calendário de reuniões no menu documentos).

 

Prazos

Os prazos mínimos e máximos de duração do curso de Mestrado são, respectivamente: 12 e 24 meses.

 

Modalidades de defesa:

- Defesa Presencial: Para agendar as salas CEFIS ou ginásio, o discente deverá enviar um e-mail para Flávio, solicitando a confirmação da sala: flavio.araujo@univasf.edu.br, caso utilize videoconferência, existem a sala da SEAD que poderá ser agendada pelo e-mail: sead@univasf.edu.br, porém eles não possuem funcionários  para suporte, neste caso, o discente deverá verificar e confirmar tudo com antecedência; inclusive equipamentos.  Outras opções: auditórios: Policlínica e biblioteca; salas: SIASS, STI, Colegiado de Farmácia e Núcleos Temáticos (falar com Neide). Os documentos a serem entregues deverão trazer as informações: da sala, local, data e horário já confirmados.

 - Defesa em sala em virtual, somente em virtude da pandemia do Covid-19: o link da sala virtual*  Recomendamos fortemente que o link da sala virtual seja gerado pela conta/e-mail do orientador(a). 

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OBS: No dia da defesa, leve sua folha de aprovação para que os docentes possam assinar ao término da defesa, evitando transtornos posteriores, para a confecção da capa dura e entrega da dissertação na biblioteca.

 

Procedimento após a defesa

 

 

A lista de presença juntamente com as atas, declarações e termo de compromisso devidamente assinados devem ser enviados a secretaria do PPGEF via e-mail.

Após a finalização das correções exigidas pela banca, o discente deverá solicitar à biblioteca a ficha catalográfica via e-mail (). Após receber a ficha catalográfica, o discente deverá providenciar a versão final da dissertação (com folha de aprovação assinada pelos membros da banca examinadora) e realizar o depósito em formato digital na biblioteca (para mais informações clique aqui).

Após a confirmação do depósito da dissertação no sistema, o discente deve enviar a confirmação da comprovação de depósito juntamente com com a versão final da dissertação ao PPGEF via e-mail (). Na sequência a coordenação emitirá a declaração Jus Mestre, a qual irá compor os documentos necessários para solicitação do diploma (para mais informações clique aqui).