Você está aqui: Página Inicial > PPGEF > Qualificação

Qualificação

por Mariana Ferreira de Souza publicado 05/05/2021 16h48, última modificação 04/09/2023 16h46

Procedimentos para o exame de qualificação 

 

A Comissão Avaliadora é composta pelo orientador e no mínimo dois membros (um interno e um externo) com título de Doutorado. O membro externo poderá ser da UNIVASF, incluindo o CEFIS, porém não poderá ser do PPGEF. Fica a critério do discente e orientador a escolha dos membros da banca. Leia atentamente até o final todas as instruções abaixo.

 

Lista de verificação:

Para solicitar sua banca de qualificação junto a secretaria do PPGEF, o discente deverá preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/YUddFD9qJVaouwjdA

Fique atento, pois para finalizar o preenchimento você precisará das seguintes informações:

1 - Data, local (ou sala virtual) e horário da qualificação;* 

*O link da sala virtual deve ser testado pelo discente e confirmado junto a secretária do PPGEF 3 dias antes da data da defesa. Recomendamos fortemente que o link da sala virtual seja gerado pela conta/e-mail do orientador(a).  

2 - Orientador(a) e Coorientador(a) se aplicável: e-mail, nome completo, titulação, área de doutorado, instituição do título de doutorado e instituição à qual ele/ela está vinculado(a);

3 -  Examinador(a) externo titular e suplente: CPF, e-mail, telefone para contato, link do lattes, nome completo, titulação, área de doutorado, instituição do título de doutorado, ano de titulação do doutorado, Instituição e departamento ao qual ele/ela está vinculado(a);

Adicionalmente, o discente deverá anexar no final do formulário de solicitação os documentos relacionados abaixo, e caso necessário uma cópia impressa deverá entregue na secretaria:

4 - Texto (máximo 2 páginas) justificando o impacto científico e/ou social e/ou econômico e/ou cultural e/ou educacional do projeto de qualificação. O texto deve destacar obrigatoriamente os seguintes aspectos: coerência com a linha de pesquisa, abrangência (local, estadual, nacional ou internacional); aplicabilidade; complexidade do trabalho e inovação. Obs.: Nomeie o arquivo da seguinte forma: Texto-seu nome completo (ex: Texto-João Gomes). 

5 - Projeto de qualificação final em PDF. Obs.: Nomeie o arquivo da seguinte forma: Projeto de qualificação final-seu nome completo (Projeto de qualificação final-João Gomes). 

 

Lembre-se que o contato inicial com os membros da Comissão Avaliadora será feito pelo discente e/ou orientador através do envio de email de  “Convite para participação em banca”. Os membros da Comissão Avaliadora deverão ser aprovados em reunião do PPGEF (veja calendário de reuniões no menu documentos).

O envio do projeto para apreciação da Comissão Avaliadora é de responsabilidade do discente, o envio deve ser realizado com antecedência mínima de 30 dias antes da data da qualificação.

 

Prazos:

As propostas de Dissertação de Mestrado só poderão ser submetidas ao Exame de Qualificação após a aprovação no Comitê de Ética e Deontologia em Estudos e Pesquisa, salvo as exceções das propostas que não envolverem seres humanos.
O prazo máximo para realização da qualificação é de 12 meses após o início do curso de Mestrado, a qual será avaliada mediante apresentação pública, em Exame de Qualificação.

 

Modalidades de exame de qualificação:

 - Qualificação presencial: Para agendar as salas CEFIS ou ginásio, o discente deverá enviar um e-mail para Flávio (técnico administrativo), solicitando a confirmação da sala: flavio.araujo@univasf.edu.br, caso utilize videoconferência, existem salas da SEAD que poderão ser agendadas pelo e-mail: sead@univasf.edu.br, porém eles não possuem funcionários  para suporte, neste caso, o discente deverá verificar e confirmar tudo com antecedência; inclusive equipamentos.  Outras opções: auditórios: Policlínica e biblioteca; salas: SIASS, STI, Colegiado de Farmácia e Núcleos Temáticos (falar com Neide). Os documentos a serem entregues deverão trazer as informações: da sala, local, data e horário já confirmados.

 - Qualificação em sala em virtual: somente em virtude da pandemia do Covid-19: o link da sala virtual deve ser providenciado pelo aluno.

 

- Após o exame de qualificação: enviar o arquivo de parecer dos docentes da banca examinadora assinado, com resultado final do exame de qualificação (aprovado ou reprovado) e a lista de presença  para a coordenação do PPGEF: ppgef@univasf.edu.br