Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Matriz Curricular

Matriz Curricular

por PPGENS publicado 01/08/2024 15h02, última modificação 10/07/2025 08h39

Os componentes curriculares do PPGENS são classificados em OBRIGATÓRIOS e OPTATIVOS. A cada 15 horas o (a) aluno (a) cumprirá 1 (um) crédito. Para integralizar o curso de mestrado o discente deverá cumprir, no mínimo, 44 créditos, assim organizados:

  • 24 créditos de componentes curriculares do núcleo comum obrigatório;
  • 4 créditos de componentes curriculares optativos;
  • 6 créditos de estudos orientados obrigatórios;
  • 2 créditos para elaboração do exame de qualificação; 
  • 8 créditos para a elaboração e defesa da dissertação.
 

A estrutura curricular do PPGENS está organizada a partir da seguinte estrutura:

1º SEMESTRE

  • Educação Básica, Ensino e Formação Docente no Semiárido 
  • Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Pesquisa Científica 
  • Formação Docente, Currículo e Diversidades (obrigatória - linha 01)
  • Práticas Pedagógicas e Gestão do Ensino (obrigatória - linha 02)
  • Ateliê de Pesquisa em Ensino I 
  • Estudo Orientado I

2º SEMESTRE

  • Docência no Ensino Superior
  • Ateliê de Pesquisa em Ensino II 
  • Optativa I
  • Optativa II 
  • Estudo Orientado II
  • Proficiência em Língua Estrangeira

3º SEMESTRE

  • Exame de Qualificação 
  • Estudo Orientado III 
  • Estágio Docência (obrigatório - bolsistas)

4º SEMESTRE

  • Defesa de Dissertação
  • Estudo Orientado IV

RELAÇÃO DE COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS

  • Ensino e Educação no Semiárido
  • Ensino Inclusivo para Pessoas com Deficiência
  • Educação Corporativa
  • Gênero, Sexualidade e Ensino
  • Raça e Diversidades na Formação de Professores
  • (Auto) Biografia e Processos de Co-Con-Formação Docente
  • Metodologias Ativas 
  • Andragogia e Ensino de Adultos
  • Ensino Online
  • Divulgação e Alfabetização Científica para o Ensino das Ciências
  • Contribuição das Análises Textuais para o Ensino de Ciências
  • Educação Não-formal
  • Estudos Locais Aplicados e Educação Contextualizada