Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Matriz Curricular

Matriz Curricular

por PPGENS publicado 01/08/2024 15h02, última modificação 09/12/2025 17h16

Os componentes curriculares do PPGENS são classificados em OBRIGATÓRIOS e OPTATIVOS. A cada 15 horas o (a) aluno (a) cumprirá 1 (um) crédito. Para integralizar o curso de mestrado o discente deverá cumprir, no mínimo, 42 créditos, assim organizados:

  • 12 créditos de componentes curriculares do núcleo comum obrigatório;
  • 4 créditos de componentes curriculares optativos;
  • 6 créditos de estudos orientados obrigatórios;
  • 2 créditos de atividades extensionistas;
  • 4 créditos em proficiência em língua estrangeira;
  • 2 créditos em produção científica qualificada;
  • 4 créditos para elaboração do exame de qualificação; 
  • 8 créditos para a elaboração e defesa da dissertação.
 

A estrutura curricular do PPGENS está organizada a partir da seguinte estrutura:

1º SEMESTRE

  • Educação Básica, Ensino e Formação Docente no Semiárido 
  • Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Pesquisa Científica 
  • Tear Científico
  • Estudo Orientado I

2º SEMESTRE

  • Ensino Superior: História, Políticas e Práxis
  • Optativa I
  • Optativa II 
  • Exame de Qualificação  

3º SEMESTRE

  • Produção Científica
  • Proficiência em Língua Estrangeira
  • Estudo Orientado II
  • Estágio Docência (obrigatório - bolsistas)

4º SEMESTRE

  • Defesa de Dissertação
  • Estudo Orientado III

RELAÇÃO DE COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS

  • (Auto) Biografia e Processos de Co-Con-Formação Docente
  • Andragogia e Ensino de Adultos
  • Cinema e Educação
  • Contribuição das Análises Textuais para o Ensino de Ciências
  • Divulgação e Alfabetização Científica para o Ensino das Ciências
  • Educação Corporativa
  • Educação do Campo, das Águas e das Florestas,Currículo e Contextualização do Ensino
  • Educação em Direitos Humanos no Ensino de Ciências
  • Educação Não-formal e Informal
  • Ensino Inclusivo para Pessoas com Deficiência
  • Estudos Locais Aplicados e Educação Contextualizada
  • Formação Docente, Currículo e Diversidades
  • Fundamentos do Ensino da História e Educação no Brasil
  • Gênero, Sexualidade e Ensino
  • História das Ciências e Educação no Brasil
  • Imagens Visuais no Ensino de Ciências
  • Pedagogias Ativas
  • Práticas Pedagógicas e Gestão do Ensino
  • Raça e Diversidades na Formação de Professores