Matriz Curricular
por PPGENS
—
publicado
01/08/2024 15h02,
última modificação
09/12/2025 17h16
Os componentes curriculares do PPGENS são classificados em OBRIGATÓRIOS e OPTATIVOS. A cada 15 horas o (a) aluno (a) cumprirá 1 (um) crédito. Para integralizar o curso de mestrado o discente deverá cumprir, no mínimo, 42 créditos, assim organizados:
- 12 créditos de componentes curriculares do núcleo comum obrigatório;
- 4 créditos de componentes curriculares optativos;
- 6 créditos de estudos orientados obrigatórios;
- 2 créditos de atividades extensionistas;
- 4 créditos em proficiência em língua estrangeira;
- 2 créditos em produção científica qualificada;
- 4 créditos para elaboração do exame de qualificação;
- 8 créditos para a elaboração e defesa da dissertação.
A estrutura curricular do PPGENS está organizada a partir da seguinte estrutura:
1º SEMESTRE
- Educação Básica, Ensino e Formação Docente no Semiárido
- Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Pesquisa Científica
- Tear Científico
- Estudo Orientado I
2º SEMESTRE
- Ensino Superior: História, Políticas e Práxis
- Optativa I
- Optativa II
- Exame de Qualificação
3º SEMESTRE
- Produção Científica
- Proficiência em Língua Estrangeira
- Estudo Orientado II
- Estágio Docência (obrigatório - bolsistas)
4º SEMESTRE
- Defesa de Dissertação
- Estudo Orientado III
RELAÇÃO DE COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS
- (Auto) Biografia e Processos de Co-Con-Formação Docente
- Andragogia e Ensino de Adultos
- Cinema e Educação
- Contribuição das Análises Textuais para o Ensino de Ciências
- Divulgação e Alfabetização Científica para o Ensino das Ciências
- Educação Corporativa
- Educação do Campo, das Águas e das Florestas,Currículo e Contextualização do Ensino
- Educação em Direitos Humanos no Ensino de Ciências
- Educação Não-formal e Informal
- Ensino Inclusivo para Pessoas com Deficiência
- Estudos Locais Aplicados e Educação Contextualizada
- Formação Docente, Currículo e Diversidades
- Fundamentos do Ensino da História e Educação no Brasil
- Gênero, Sexualidade e Ensino
- História das Ciências e Educação no Brasil
- Imagens Visuais no Ensino de Ciências
- Pedagogias Ativas
- Práticas Pedagógicas e Gestão do Ensino
- Raça e Diversidades na Formação de Professores
