Projetos de Pesquisa Norteadores do PPGENS
por PPGENS
—
publicado
01/08/2024 21h23,
última modificação
01/08/2024 21h33
INCLUSÃO EDUCACIONAL E AS PRÁTICAS DE ENSINO EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES NA REGIÃO DO TERRITÓRIO PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU-BAHIA
- LINHA DE PESQUISA 01: Práticas de Formação Docente, Ensino e Diversidades.
- DESCRIÇÃO: O presente macroprojeto de pesquisa Inclusão educacional e as práticas de Ensino em escolas e universidades na região do Território Piemonte Norte do Itapicuru Bahia objetiva investigar, qualitativamente, práticas de ensino de professores, tanto no âmbito de escolas quanto em universidades localizados na região do Território Piemonte Norte do Itapicuru, na Bahia, e suas relações com o paradigma da inclusão educacional, em consideração à diversidade humana e ao papel da sociedade nesse processo. Como objetivos específicos busca-se: 1) Verificar produção científica atualizada envolvendo as relações inclusão e ensino em contextos escolares e universitários; 2) Conhecer processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos em instituições escolares e universitárias de municípios da região do Território Piemonte Norte do Itapicuru baiano observando se atendem ou buscam atender ao paradigma da inclusão; 3) Identificar dificuldades e enfrentamentos de profissionais da educação e de estudantes na perspectiva da efetivação de ambientes educacionais e de processos de ensino e aprendizagem mais inclusivos; 4) Validar Sequências Didáticas (SD) inclusivas no âmbito de escolas de Educação Básica identificando suas contribuições e limitações nos processos de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência; 5) Analisar concepções e práticas de formação inclusiva de professores no âmbito de cursos de licenciatura da região em questão; 6) Estudar como o gênero e a diversidade humana são discutidos no âmbito das escolas e nos cursos de formação de professores, entendendo-os como elementos fundamentais para garantir as múltiplas formas de inclusão; 7) Possibilitar a compreensão das múltiplas formas de inclusão através da discussão da acessibilidade e do envelhecimento humano. Parte-se de uma visão fenomenológica de mundo, considerando o objeto de conhecimento e sua compreensão. A pesquisa em questão possui natureza qualitativa, pois se preocupa com os processos, observados, muitas vezes, em seu ambiente natural. Para a produção de dados tendo em vista o atendimento aos objetivos específicos do estudo serão utilizados observação participante, questionários, entrevistas e análise documental. A análise dos dados será realizada mediante análise de conteúdo e análise textual discursiva, mediante a natureza dos dados. Espera-se compreender se as práticas de ensino e processos de formação inicial de professores na região do território em questão são voltadas à inclusão educacional de cada indivíduo, além de propor SD inclusivas que possam apoiar professores da Educação Básica em sua prática pedagógica.
- EQUIPE: Adelson Dias de Oliveira; Anderson Camatari Villas Boas; Gisele Soares Lemos Shaw; Lorena Ferreira de Souza Almeida; Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega; Rosângela Vieira de Souza.
POLÍTICAS PÚBLICAS, CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU
- LINHA DE PESQUISA 02: Políticas Públicas, Currículo e Organização do Ensino.
- DESCRIÇÃO: O macroprojeto circunscreve suas ações na busca analítica da seguinte problemática: como as políticas públicas educacionais direcionam e impactam no desenvolvimento e na organização dos processos de ensino ofertados no território de identidade Piemonte Norte do Itapicuru? Com intencionalidade de responder este questionamento é proposto como objetivo geral: analisar as políticas públicas educacionais desenvolvidas no território de identidade do território norte do Itapicuru fazendo interface com os seus impactos na organização de ensino. Para atingir o objetivo geral, objetivos específicos foram vinculados: (i) identificar quais políticas públicas educacionais são desenvolvidas no território de identidade do território norte do Itapicuru; (ii) desvelar os impactos das políticas públicas educacionais na organização de ensino do território; (iii) fomentar a construção de projetos de pesquisas que entrecruzam políticas públicas educacionais e organização de ensino no território; (iv) organizar indicadores, advindos dos dados coletados, que apontem para um caminho político-epistemo-metodológico alternativo para pensar/gestar a organização de ensino no território de identidade Piemonte Norte do Itapicuru. Fundamentado em princípios das teorias pós-críticas, este projeto assume cunho eminentemente qualitativo tomando como base a análise do discurso.
- EQUIPE: Albano de Goes Souza; Ana Célia Silva Menezes; Carina Siqueira de Morais; Márcia Brandão Rodrigues Aguilar; Rafaela dos Santos Lima; Reginaldo Pereira dos Santos Junior.