Você está aqui: Página Inicial > PERCURSO FORMATIVO > Exame de Qualificação e defesa de TCC

Exame de Qualificação e defesa de TCC

publicado 23/06/2022 06h13, última modificação 11/08/2023 15h13

Etapas exame e defesa de TCC

                


Procedimentos após defesa de TCC para solicitação de diploma e selo


Procedimento Pós defesa de TCC

                

 

 

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

O Exame de Qualificação consiste na exposição pelo discente do Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso. Para a realização do exame de qualificação, se faz necessário que todos os discentes façam a matrícula na disciplina PROFNIT21- Exame de Qualificação, desde que tenha concluído e sido aprovado em todas as disciplinas obrigatórias, e solicite o agendamento das bancas de qualificação com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias antes do término de cada semestre letivo.

Para tanto, em observância às Normas para Exame de Qualificação e Trabalho de Conclusão de Curso – PROFNIT  se faz necessário que os discentes atendam aos seguintes pré-requisitos, previamente ao Exame de Qualificação (PROFNIT 21):

  • Deverá entregar o aceite do orientador preenchido e assinado (ANEXO 1) durante a disciplina PROFNIT20 - Seminário de Projeto de Mestrado;

  • Ter sido aprovado no componente curricular NIT 20 - Seminário de Projeto de Mestrado, com o respectivo tema do Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (ANEXO 2);

  • Entregar o Plano de Trabalho (ANEXO 3) durante a disciplina NIT 20 - Seminário de Projeto de Mestrado;

Para que o discente possa ter o seu Projeto de Trabalho de Concluso de Curso submetido ao Exame de Qualificação, recomenda-se que o projeto possua uma fundamentação teórica robusta e, se possível, apresente resultados preliminares.

Em conjunto com os (as) respectivos (co)orientadores (as), os (as) discentes deverão agendar o Exame de Qualificação e definir a composição da banca de avaliação, composta por 3 (três) membros, com titulação de Doutorado, incluindo o orientador, e (1) um suplente, que deverá ser comunicada a Secretária do Programa para que os convites sejam enviados. A banca para o exame de qualificação será composta pelo orientador e mais dois membros.

Uma vez agendada a defesa e definida a banca, o(a) orientador (a) deverá realizar abertura de processo no SEI requerendo o agendamento da banca com a definição dos membros, data e horário de realização, bem como, anexar os formulários conforme Anexos 4 e 5, além dos demais documentos pertinentes, conforme Normas de Qualificação do Programa.

Atendida as etapas acima, caberá ao aluno, após marcação da banca do Exame de Qualificação, com o objetivo de agilizar a entrega do material, entrar em contato direto com os membros da Banca, no prazo mínimo de 30 dias, para entrega do projeto em versão digital ou versão impressa.

  

DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

A defesa do Trabalho de Conclusão do Curso poderá ser realizada desde que o discente tenha cumprido todas as atividades acadêmicas obrigatórias (de créditos e carga horária para integralização curricular) e ter sido aprovado no Exame de Qualificação.

Faz-se necessário que o (a) discente em conjunto com o orientador observe a modalidade de trabalho de conclusão de curso a qual o seu trabalho atende, conforme Normas para Exame de Qualificação e Trabalho de Conclusão de Curso – PROFNIT.

Assim, em observância as Normas do PROFNIT, o aluno deverá entregar, na secretaria da CAI no prazo de 30 dias antes da data da defesa, o formulário pertinente preenchido e 04 (quatro) cópias do TCC, no formato apropriado. Caberá a secretaria da CAI:

  • Encaminhar aos membros da Banca Examinadora carta-convite e esta norma. Aceito o convite, a CAI ou o estudante (em acordo com as normas Institucionais de cada Ponto Focal) encaminhará o trabalho aos membros da banca.

  • Solicitar, caso julgue necessário, cópias do TCC em papel ou digital, a ser defendido conforme a pertinência ou preferência dos membros da banca;

  • Solicitar aos orientadores(es) os componentes das Bancas para defesa de trabalho de conclusão do curso, a serem homologados pela CAI.

A banca da defesa do Trabalho de Conclusão do Curso deve atender as seguintes questões:

  • Possuir três membros (orientador, membro interno, membro externo ao programa de mestrado) e um suplente, sendo que todos os membros deverão ser obrigatoriamente doutores, mestres ou técnicos com atuação relevante no campo prático.

  • Possuir, obrigatoriamente, um dos membros externo ao PROFNIT.


Você também pode acompanhar o TCC - passo a passo.

(VIA: https://portal.ifba.edu.br/profnit/percurso-formativo/defesa-de-tcc)