Você está aqui: Página Inicial > Notícias > III Fórum Baiano de Gestão Ambiental nas IES é realizado na Univasf

III Fórum Baiano de Gestão Ambiental nas IES é realizado na Univasf

por última modificação: 30/12/2019 15h23
Nathalia Carvalho | Estagiária de Jornalismo

Com o objetivo de trocar experiências e debater sobre as práticas sustentáveis e seus desafios no campo da gestão ambiental em instituições de ensino superior no estado da Bahia, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizou nos dias 06 a 08 de novembro, no Complexo Multieventos - Campus Juazeiro, o III Fórum Baiano de Gestão Ambiental nas IES (FBGA). O evento contou com mesas redondas, palestras e apresentações de trabalhos que trouxeram as experiências e práticas  de sustentabilidade nas IES.

O fórum, organizado pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI/Propladi) e pela Coordenação de Gestão Ambiental (CGA/DDI/Propladi), teve como tema da sua terceira edição “Gestão Ambiental nas IES e a Comunidade Local: Interações e Impactos”. As palestras e trabalhos apresentados abordaram os subtemas “Infraestrutura Sustentável e Manejo de Animais Semidomiciliados/errantes nas Instituições de Ensino Superior.”

Além da Coordenação de Gestão Ambiental da Univasf, o III FBGA contou com a participação de professores, representantes e gestores da área de sustentabilidade da Prefeitura Municipal de Juazeiro –BA, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IF SERTÃO-PE.

Durante o fórum a Coordenação de Gestão Ambiental apresentou as práticas e ações sustentáveis desenvolvidas na Univasf, através do programa Univasf Sustentável, seus impactos na comunidade acadêmica e nas comunidades locais onde a universidade está inserida. Na abertura do evento que teve a presença do reitor Julianeli Tolentino de Lima e da pró-reitora de extensão Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, a importância das práticas sustentáveis nas IES foi destacada através da apresentação dos resultados da experiência da Univasf com o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC). A iniciativa, coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) trabalha com a implantação de telecentros de informática em comunidades rurais, através da recuperação de computadores obsoletos e da capacitação de moradores locais, incluindo jovens, adultos e idosos.