Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

publicado 23/02/2017 11h18, última modificação 19/12/2022 08h24

Diretório dos Grupos de Pesquisa

O Diretório de Grupos de Pesquisa está relacionado a uma designação atribuída a uma classe de pesquisadores e estudantes que permeiam por uma ou mais linhas de pesquisa de uma denominada área do conhecimento, com a finalidade de proporcionar o amplo desenvolvimento de pesquisas científicas. O diretório de grupos de pesquisas do CNPq é atualmente desenvolvido para apresentar com exatidão os limites e o perfil geral das atividades científico-tecnológicas no Brasil. Do mesmo modo, a sua plataforma é capaz de fornecer aos interessados uma ampla e diversificada consulta sobre informações dos participantes, área do conhecimento, setores de aplicação, linhas de pesquisa e produções científicas. Mediante toda sua eficiência e o seu status em mapear os grupos de pesquisa porque eles são importantes instrumentos para promoção de intercâmbios entre cientistas e, a sua elegibilidade para reunir pesquisadores, fortalecer o debate em torno de importantes linhas de pesquisa e sobretudo, contribuir com a produção científica do país. Como esses grupos estão sempre ligados às instituições de ensino, os estudantes e pesquisadores participantes podem agregar muito valor adicionando-os no currículo Lattes. Dessa forma, o CNPq pode acompanhar melhor as produções científicas, planejar e gerenciar as atividades acadêmicas.

 

Como cadastrar/participar de um grupo de Pesquisa

O pesquisador pode criar um grupo de pesquisa ou ingressar em um grupo já existente. Para a criação de um novo grupo, o pesquisador deve preencher o anexo I (formulário para proposta de formação de grupos de pesquisa) nos documentos listados abaixo e encaminhar ao Departamento de Pesquisa, através do email dp.prppg@univasf.edu.br para que possa ser avaliado por membro da Câmara de Pesquisa e passado em reunião para deliberação do parecerista. Após sua aprovação ou aprovação com ressalvas, o lider do grupo irá receber um e-mail com o parecer  da câmara de pesquisa através do email da diretoria de pesquisa com as considerações do parecerista. Em seguida, o líder do grupo solicita o seu cadastro. Após o cadastro do líder, o pesquisador deve acessar a página do Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq (lattes.cnpq.br/web/dgp), acessar o sistema como líder de grupo utilizando a senha do currículo Lattes e cadastrar todas as informações referentes ao seu grupo de pesquisa, como: identificação do grupo, pesquisadores, estudantes, técnicos e linhas de pesquisa. Posteriormente ao preenchimento de todas as informações referentes ao grupo, o dirigente institucional fará a certificação do mesmo segundo a resolução Nº 17/2020, que estabelece normas para cadastro de projetos de pesquisa e criação de grupos de pesquisas da UNIVASF. Para participar de um grupo já existente, basta entrar em contato com o líder do grupo e solicitar o cadastro como pesquisador na linha de pesquisa em que o perfil do pesquisador possa atuar.

 

Arquivos

Grupos de Pesquisa UNIVASF Certificados Julho de 2018
Comunicado do CNPq aos Líderes de Grupos de pesquisa
Resolução Nº 12/2013
Formulário para formação de Grupos de Pesquisa

Resolução n17-2020 que atualiza as normas para cadastro de projetos de pesquisa e criação de grupos de pesquisa na Univasf