Alocação de data center e máquinas virtuais
Nome do Serviço | Alocação de data center e máquinas virtuais |
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Público-Alvo | Servidores/funcionários da Univasf. |
Descrição do Serviço |
Trata-se do serviço de disponibilidade infraestrutura e suporte para a alocação de equipamentos de informática pré-configurados e de cunho exclusivamente institucional a serem alocados no ambiente do Data Center Univasf; como por exemplo: um servidor de banco de dados a que será utilizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade. O advento da nova arquitetura de TI conhecida como computação nas nuvens possibilitou uma maior flexibilidade na maneira com que os recursos computacionais são alocados para necessidades especificas. Alinhada a esta tendência, e tendo em vista a sua estrutura de data center e mecanismos de virtualização, em que servidores virtuais podem ser criados e configurados. A STI disponibiliza o serviço de criação de uma maquina virtual, instalada em nosso data center e configuração quanto a alocação de memória, número de processadores, dispositivos de rede, dentre outros. Data Center: é um local específico existente na Secretaria de Tecnologia da Informação (STi-Univasf) projetado com infraestrutura (de refrigeração, alimentação energética, cabeamento de dados, etc) necessária para a alocação de equipamentos de informática como servidores, firewalls, storages, Etc. |
Requisitos necessários à solicitação |
A solicitação deverá ser feita por um usuário cadastrado no Sistema de Suporte da Secretaria de Tecnologia da Informação, no endereço: www.univasf.edu.br/suporte. |
Documentos necessários à solicitação |
A documentação de solicitação é feita através da utilização do Sistema de Suporte –STi. No ambiente do sistema o usuário poderá verificar número do chamado, data de abertura, data de recebimento, data de finalização, setor responsável pelo atendimento, entre outras informações. |
Como solicitar o serviço |
O usuário deverá abrir um chamado através do Sistema de Suporte informando a necessidade do atendimento, especificando o melhor horário (data e turno) para atendimento. O sistema de suporte pode ser acessado através do endereço: www.univasf.edu.br/suporte. Na solicitação deve constar a indicação de um administrador da equipamento, indivíduo que ficará responsável pelo gerenciamento das informações e configurações constantes no equipamento, como login e senha de administrador, entre outros. Portanto, deve ser especificado nome completo, setor de origem, tipo de vínculo com a Universidade, telefone e e-mail para contato. Na solicitação devem constar também, resumidamente, as informações referentes ao objetivo de alocação do equipamento institucional, como por exemplo: “Solicito disponibilidade de espaço e infraestrutura no Data Center Univasf, para alocação de servidor de banco de dados a ser utilizado em pesquisa do Colegiado de Engenharia da Computação...”. No chamado, o usuário deverá informar ainda a quantidade e as características do equipamento a ser alocado (modelo, configuração, tipo de alimentação, especificidades, Etc.). |
Forma de prestação do serviço |
A STi entrará em contato com o solicitante afim de instruí-lo a realizar os procedimentos necessários para que a demanda seja sanada, este contato será feito através de e-mail, telefone, ou através do próprio sistema de suporte. As informações de gerenciamento do equipamento, (login e senha), serão disponibilizadas no sistema de suporte, ou através de e-mail endereçado ao administrador da página especificado na abertura do chamado. |
Especificidades do serviço |
Na alocação de novos equipamentos, apresentam-se as seguintes possibilidades: 1- Casos em que a hospedagem se dará por tempo indeterminado: nestes casos, a STi efetuará os procedimentos necessários para a alocação do equipamento e o este estará disponível até que seja solicitada sua retirada. 2- Casos em que a alocação se dá temporariamente: quando o usuário necessitar que a alocação seja realizada somente durante um período determinado, deverá informar esta especificidade na solicitação feita através do sistema de suporte. No chamado, deve constar a data de início e fim da disponibilidade do equipamento. Há casos em que, por razões de ordens técnicas como espaço físico disponível, tipo de alimentação energética, infraestrutura de segurança, entre outros, a alocação do de um novo equipamento no Data Center Univasf tornar-se-á inviável. Nestes casos, o STi emitirá um laudo técnico justificando a impossibilidade do atendimento. |
Prazo mínimo para solicitação (a ser obedecido pelo demandante) | Não se aplica. |
Prazo máximo para a prestação do serviço (comprometimento do setor) |
O prazo máximo para a prestação do serviço estará condicionado à quantidade de chamados demandados pela universidade no período da solicitação do usuário. No entanto, em condições normais de atendimento, o prazo máximo para o atendimento desta demanda será de 15 (quinze) dias úteis.
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Prazo para resposta sobre (in) deferimento da solicitação |
A STi terá até 5 (cinco) dias úteis contados á partir da data de abertura do chamado para informar sobre a impossibilidade de alocação do equipamento. |
Formas de comunicação com o solicitante (incluindo meios para a reclamação) |
O solicitante poderá entrar em contato com o STi a qualquer momento para tirar suas dúvidas a respeito de seu atendimento, através do telefone da secretaria que atualmente é “87-2101-6809”. No entanto, para título de documentação e informação oficial, tanto os questionamentos/respostas do solicitante quanto os questionamentos/respostas do STi devem ser feitas através do próprio Sistema de Suporte. |
Responsabilidades do solicitante |
O solicitante deve acompanhar o atendimento de sua solicitação através do sistema de suporte, respondendo aos questionamentos feitos pela STi através deste sistema, condição necessária para continuidade do atendimento. Obs.: Há casos em que a presença do solicitante se torna indispensável para o atendimento da solicitação, seja por motivo de segurança da informação, ou para orientar o técnico quanto às especificidades do atendimento desejado; estes casos serão informados previamente pela STi. |
Prioridades no atendimento |
Atendimento realizado por ordem cronológica de chegada da solicitação, sendo atendidas prioritariamente as solicitações mais antigas. |
Indicação do órgão responsável pelo (in) deferimento | Não se aplica. |
Procedimentos em caso de alteração / cancelamento da solicitação |
Informar através de Sistema de Suporte. |
Implicações decorrentes da alteração / cancelamento da solicitação |
Alteração na data de atendimento ou encerramento do chamado. |