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Criação de portais e sites intitucionais

publicado 14/12/2022 11h17, última modificação 14/12/2022 11h19
Nome do ServiçoCriação de portais e sites institucionais
Público-Alvo Servidores/funcionários da Univasf.
Base Legal
Descrição do Serviço

Serviço de criação de sites/portais para atender a demanda de difusão de informação dos setores/programas/cursos da Universidade Federal do Vale do São Francisco para seu público/usuários.

Entenda-se por portal um grande site que reúne e distribui conteúdos de várias fontes relacionadas ao seu assunto principal, como outros sites, blogs, canais de vídeo etc., funcionando como ponto de acesso inicial.

Site é um espaço virtual de informação organizada e estruturada de modo hierárquico para que seu conteúdo seja entendido e acessado com facilidade. Todo site deve apresentar uma “arquitetura de informação”, funcionando como um grande arquivo no qual as informações possam ser facilmente encontradas.

Requisitos necessários à solicitação

Antes de realizar a solicitação inicial de desenvolvimento do site/portal, o usuário deve realizar um estudo detalhado das informações que deverão ser disponibilizadas ao público-alvo (interesse público) devendo obedecer as diretrizes de disponibilização de informações mínimas previstas no Decreto que trata da Carta de Serviços ao Cidadão, assim como obedecer ao padrão de layout e arquitetura de informação estabelecido pela instituição.

Documentos necessários à solicitação

Assinatura e aceite de Acordo de Nível de Serviço e Política de Uso.

Como solicitar o serviço

O usuário deverá abrir um chamado através do Sistema de Suporte informando a necessidade do atendimento, especificando o melhor horário (data e turno) para atendimento, como também o tombo do equipamento (quando for o caso). O sistema de suporte pode ser acessado através do SGS (www.sistemas.univasf.edu.br/sgs) ou diretamente no endereço: www.sistemas.univasf.edu.br/suportesti.

Forma de prestação do serviço

O setor de desenvolvimento receberá as solicitações e entrará em contato com o solicitante para agendar um encontro onde serão repassadas as orientações iniciais a fim de viabilizar o início do Processo de desenvolvimento do site/portal, apresentando o modelo/padrão de identidade digital da instituição e verificando com o solicitante o atendimento à necessidade que originou o pedido.

O atendimento poderá ser feito na própria STi ou em outro local acordado entre as partes (STi e usuário), ou ainda, de forma remota com utilização de serviço de videoconferência.

Especificidades do serviço

 

Para o sucesso no atendimento do serviço de desenvolvimento, é necessário disponibilidade, envolvimento e cooperação do usuário prestando informações solicitadas pela STi, comparecendo às reuniões, e se comprometendo no gerenciamento de conteúdo do site/portal, uma vez que, o mesmo ficará responsável pela atualização de informações no site.

As páginas criadas no âmbito institucional deverão seguir o padrão de modelo de identificação digital da instituição, não cabendo alterações no layout que modifiquem de forma significativa sua estrutura e organização da informação (cabeçalho, rodapé, menus horizontal e vertical e espaço de conteúdo).

Somente usuários autorizados poderão ter acesso à área administrativa, onde será possível a inclusão do conteúdo, nestes termos:

A criação de novos usuários (cadastro de gestores de conteúdo) se dará por solicitação da chefia através de abertura de chamado no sistema de suporte (sistemas.univasf.edu.br/suportesti/).

É vedado o fornecimento de dados de acesso pelo administrador para uso de terceiros;

Todas as ações realizadas pelos usuários no ambiente do portal serão registradas, para fins de auditoria.

 

 

Prazo mínimo para solicitação (a ser obedecido pelo demandante)

Não se aplica.

Prazo máximo para a prestação do serviço (comprometimento do setor)

O prazo máximo estimado para execução do serviço de desenvolvimento será acordado e formalizado no documento Acordo de Nível de Serviço.

O prazo máximo para a prestação do serviço estará condicionado a quantidade da demanda existente (fila de serviços). Alterações decorrentes de eventos excepcionais serão comunicadas e homologadas entre as partes envolvidas, redefinindo desta forma o Acordo de Nível de Serviço.

 

Prazo para resposta sobre (in) deferimento da solicitação

Cinco dias após recebimento da solicitação, se constatado desvio de finalidade, prevista na política de uso:

“O portal a ser desenvolvido para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) tem como finalidade exclusivamente a difusão de informações de caráter institucional. Desta forma, é vedada a publicação de conteúdo não relacionado às atividades acadêmicas, como propaganda comercial, e qualquer conteúdo adverso, que fuja do escopo relacionado à pesquisa, ensino, extensão e gestão universitária.”

Formas de comunicação com o solicitante (incluindo meios para a reclamação)

O solicitante poderá entrar em contato com a STi a qualquer momento para tirar suas dúvidas a respeito de seu atendimento, através do telefone da secretaria que atualmente é “87-2101-6809” e/ou e-mail “dsi.sti@univasf.edu.br”. No entanto, para título de documentação e informação oficial tanto os questionamentos/respostas do solicitante quanto os questionamentos/respostas da STi devem ser feitas através do próprio Sistema de Suporte.

Responsabilidades do solicitante

Comparecimento às reuniões em horário e data marcados, provido das informações solicitadas pelo STi. Cumprimento das atividades acordadas entres as partes formalizada no Acordo de Nível de Serviço.

O solicitante deve acompanhar o atendimento de sua solicitação através dos canais de comunicação descritos acima, respondendo aos questionamentos feitos pela STi, condição necessária para continuidade do atendimento.

Obs.: Há casos em que a presença do solicitante se torna indispensável para o atendimento da solicitação, seja por motivo de segurança da informação, ou para orientar o técnico quanto às especificidades do atendimento desejado; estes casos serão informados previamente pela STi.

Prioridades no atendimento

Atendimento realizado por ordem cronológica de chegada da solicitação, sendo atendidas prioritariamente as solicitações mais antigas.

O grau de prioridade da solicitação será definido após análise de viabilidade sendo formalizado e acordado no Acordo de Nível de Serviço.

 O tempo de espera para atendimento vai depender da quantidade de solicitações anteriores e do grau de priorização da demanda.

Indicação do órgão responsável pelo (in) deferimento

Diretoria de Sistemas de Informação

Procedimentos em caso de alteração / cancelamento da solicitação

Aviso prévio, através dos canais de comunicação disponíveis e cancelamento de chamado no sistema de suporte.

Implicações decorrentes da alteração / cancelamento da solicitação

Alteração no prazo de atendimento ou encerramento do chamado.

Indicadores de qualidade  de atendimento à solicitação

 

A satisfação do usuário será identificada a partir da homologação do site/portal e verificação de pertinência e cobertura do escopo das funcionalidades solicitadas previstas no Acordo de Nível de Serviço.

Será avaliada mediante parecer do atendimento do chamado no sistema de suporte, no momento de finalização.