Parecer técnico e Termos de Referência
Nome do Serviço | Expedição de pareceres técnicos para implantação e integração de sistemas e elaboração de Termos de Referência para aquisições relacionadas à TI |
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Público-Alvo | Servidores/funcionários da Univasf. |
Base Legal | IN 04/14 |
Descrição do Serviço |
Serviços de consultoria por parte do Departamento de Sistemas de Informação, relacionados a implantação de sistemas no parque computacional da UNIVASF, ou ainda aquisição de softwares, plataformas e dispositivos, de modo a verificar viabilidade técnica e homologação. Em processos de aquisição de licenças de software, ou outros tipos de contratação relacionadas a TI, faz-se necessário seguir orientações e verificar conformidade em relação a IN 04/2014, assim como ter ciência dos trâmites relacionados a Lei 8666/1993, que dispõe sobre Licitações. |
Requisitos necessários à solicitação |
Antes de realizar a solicitação inicial de desenvolvimento de sistema, o usuário deve realizar um estudo detalhado de sua demanda/necessidade a ser contemplada/atendida pelo sistema. Este estudo deve envolver todos os indivíduos que utilizarão o sistema e/ou serão atendidos pelo mesmo. Além disso, o usuário deve analisar também a origem, o destino e os setores envolvidos na captação e recebimento das informações a serem operadas pelo sistema, como também o grau de alinhamento da proposta aos instrumentos de planejamento organizacionais e a identificação do valor agregado da solução ao processo de trabalho e atingimento de metas organizacionais. |
Documentos necessários à solicitação |
A documentação de solicitação é feita através da utilização do Sistema de Suporte –STi. No ambiente do sistema o usuário poderá verificar número do chamado, data de abertura, data de recebimento, data de finalização, setor responsável pelo atendimento, entre outras informações. |
Como solicitar o serviço |
O usuário deverá abrir um chamado através do Sistema de Suporte informando a necessidade do atendimento, especificando o melhor horário (data e turno) para atendimento, como também o tombo do equipamento (quando for o caso). O sistema de suporte pode ser acessado através do SGS (www.sistemas.univasf.edu.br/sgs) ou diretamente no endereço: www.sistemas.univasf.edu.br/suportesti. |
Forma de prestação do serviço |
O setor de desenvolvimento receberá as solicitações e entrará em contato com o solicitante para agendar um encontro onde serão repassadas as orientações iniciais a fim de viabilizar o início do Processo de Aquisição ou Emissão do Parecer Técnico. O atendimento poderá ser feito na própria STi ou em outro local acordado entre as partes (STi e usuário), ou ainda, de forma remota com utilização de serviço de videoconferência. |
Especificidades do serviço |
Para o sucesso no atendimento do serviço de desenvolvimento, é necessário disponibilidade, envolvimento e cooperação do usuário prestando informações solicitadas pela STi, comparecendo às reuniões. |
Prazo mínimo para solicitação (a ser obedecido pelo demandante) |
Não se aplica. |
Prazo máximo para a prestação do serviço (comprometimento do setor) |
O prazo máximo estimado para execução do serviço de desenvolvimento será acordado e formalizado no documento Acordo de Nível de Serviço. O prazo máximo para a prestação do serviço estará condicionado a quantidade da demanda existente. Alterações decorrentes de eventos excepcionais serão comunicadas e homologadas entre as partes envolvidas, redefinindo desta forma o Acordo de Nível de Serviço. |
Prazo para resposta sobre (in) deferimento da solicitação |
O indeferimento de solicitação decorre da indicação de inviabilidade de aquisição ou instalação/integração de sistemas após a análise de concepção, alinhamento estratégico e incompatibilidade com arquitetura ou qualquer motivo que inviabilize a intergraçaõ e interoperabilidade entre os sistemas. |
Formas de comunicação com o solicitante (incluindo meios para a reclamação) |
O solicitante poderá entrar em contato com a STi a qualquer momento para tirar suas dúvidas a respeito de seu atendimento, através do telefone da secretaria que atualmente é “87-2101-6809” e/ou e-mail “dsi.sti@univasf.edu.br”. No entanto, para título de documentação e informação oficial tanto os questionamentos/respostas do solicitante quanto os questionamentos/respostas da STi devem ser feitas através do próprio Sistema de Suporte. |
Responsabilidades do solicitante |
Comparecimento às reuniões em horário e data marcados, provido das informações solicitadas pelo STi. Cumprimento das atividades acordadas entres as partes formalizada no Acordo de Nível de Serviço. O solicitante deve acompanhar o atendimento de sua solicitação através dos canais de comunição descritos acima, respondendo aos questionamentos feitos pela STi, condição necessária para continuidade do atendimento. Obs.: Há casos em que a presença do solicitante se torna indispensável para o atendimento da solicitação, seja por motivo de segurança da informação, ou para orientar o técnico quanto às especificidades do atendimento desejado; estes casos serão informados previamente pela STi. |
Prioridades no atendimento |
Atendimento realizado por ordem cronológica de chegada da solicitação, sendo atendidas prioritariamente as solicitações mais antigas. O grau de prioridade da solicitação será definido após análise de viabilidade sendo formalizado e acordado no Acordo de Nível de Serviço. O tempo de espera para atendimento vai depender da quantidade de solicitações anteriores e do grau de priorização da demanda. |
Indicação do órgão responsável pelo (in) deferimento |
Secretaria de Tecnologia da Informação |
Procedimentos em caso de alteração / cancelamento da solicitação |
Memorando solicitando alteração/cancelamento |
Implicações decorrentes da alteração / cancelamento da solicitação |
Alteração no prazo de atendimento ou encerramento do chamado. |
Indicadores de qualidade de atendimento à solicitação |
Êxito no processo de contratação e indicação de conformidade no termo de aceite da contratação. |