Você está aqui: Página Inicial > Redevasf

Redevasf

publicado 22/10/2015 09h25, última modificação 31/07/2017 16h40
Rede Metropolitana do Vale do São Francisco

A Rede Metropolitana do Vale do São Francisco (RedeVASF) é uma iniciativa coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que faz parte do programa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), e abrange os municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

As instituições que compõem a rede: em Petrolina são o  ITEP, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), a Universidade de Pernambuco (UPE), o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) e a Companhia Energética de Pernambuco (CELPE); e em Juazeiro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA) e a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF).

Para a implantação da RedeVASF, foram investidos R$ 1.800.000 em 90 km de rede óptica, que interliga instituições de pesquisa e educação nos municípios de Petrolina e Juazeiro.

A RedeVASF parte da fase de expansão do programa Redecomep, que atualmente está presente em 24 capitais brasileiras e 17 regiões metropolitanas de seis estados do país, por meio da implantação de 41 redes ópticas em todo o Brasil. A nova rede representa o desafio de expandir a infraestrutura de redes avançadas na cidade, uma oportunidade de contribuir com a democratização do acesso à informação e ao conhecimento. Também permite o desenvolvimento de pesquisas científicas, a integração entre universidades e unidades de pesquisa, e a troca de informações. 

As redes metropolitanas constituem um patrimônio de alto valor, fruto da aplicação de recursos públicos para apoio ao desenvolvimento do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação. E inserem o país no cenário mundial de experimentação de redes ópticas de alto desempenho, oferecendo condições de igualdade aos pesquisadores brasileiros em projetos colaborativos internacionais.