Perguntas frequentes sobre o novo serviço GSuite
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Como acesso o novo serviço de e-mail?
Acesse o endereço webmail.univasf.edu.br, utilize o nome de usuário (nome.sobrenome@univasf.edu.br) e senha que foi definida no SGS - UNIVASF.
** Outras formas de acesso:
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https://gmail.com (informar e-mail completo: nome.sobrenome@univasf.edu.br);
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https://mail.google.com (informar e-mail completo: nome.sobrenome@univasf.edu.br);
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https://mail.google.com/a/univasf.edu.br (informar apenas o nome.sobrenome; o sufixo @univasf.edu.br já será exibido).
- Qual o procedimento para definir/alterar a senha do GSuite?
Acesse o Sistema de Gestão de Serviços (SGS) e clique em GSuite para definir/alterar sua senha de acesso à plataforma.
- A senha de acesso ao GSuite é a mesma do ZIMBRA?
Não necessariamente. O usuário pode definir a senha do GSuite, utilizando a mesma para acessar o ZIMBRA. Contudo, deve ser verificada se a senha do ZIMBRA respeita a política para definição de senha no Gmail.
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Esqueci minha senha do Gmail/GSuite. Como recuperá-la?
A senha da sua conta no Gmail/GSuite institucional deve ser definida no SGS. Caso necessite recuperar, acesse seu perfil no SGS ( https://www.sistemas.univasf.edu.br/sgs ), clique na opção no menu lateral esquerdo “Definir/Alterar senha” → “G Suite Servidor”. Uma outra alternativa é clicar no ícone “G Suite” → “Definir senha - G Suite”, que é exibido na grade de serviços.
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Esqueci minha senha do SGS. Como recuperá-la?
Acessar o link ( https://www.sistemas.univasf.edu.br/sgs ) e, em seguida clicar em "Primeiro Acesso / Esqueci Senha". Preencher todos os campos solicitados, lembrando de, no campo: "Enviar dados para", marcar a opção "E-mail principal e alternativo" para receber a senha temporária no e-mail pessoal.
** Requer atenção:
1. Caso não tenha sido definido um e-mail alternativo, abrir um chamado no sistema de Suporte-STI ( https://www.sistemas.univasf.edu.br/suportesti ) solicitando a inserção no cadastro.
2. Caso não tenha acesso ao Sistema de Suporte-STI, enviar um e-mail para ( sti@univasf.edu.br ), solicitando a inserção.
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Já possuo uma conta no Gmail. O que acontecerá?
Nada. A nova conta @univasf.edu.br é independente, apenas utiliza a infraestrutura do Gmail/GSuite.
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É possível acessar o e-mail em dispositivos móveis?
Sim. Recomendamos a utilização do aplicativo Gmail que pode ser encontrado nas lojas de aplicativos do seu dispositivo.
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As minhas mensagens não estão em ordem de recebimento. O que fazer?
Por padrão, o Gmail organiza as mensagens por assunto (conversa). Para desativar este recurso, siga os passos do guia disponível em https://support.google.com/mail/answer/5900?hl=pt-BR.
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Como configurar clientes de e-mail POP/IMAP?
Acesse o link https://support.google.com/mail/topic/7280141?hl=pt-BR&ref_topic=7280290, e verifique as configurações para cada serviço.
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Como configurar assinatura no Gmail?
A configuração de assinatura está disponível em: https://support.google.com/mail/answer/8395
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Como configurar a nova conta em meus dispositivos móveis, Android ou iOS (Iphone)?
Para Android, seguir as orientações: https://support.google.com/mail/topic/2451697?hl=pt-BR&ref_topic=2451730.
Para iOS, seguir as orientações: https://support.google.com/mail/topic/2467017?hl=pt-BR&ref_topic=2451730.
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Apple Mail, Iphone ou Outros clientes de e-mail (Thunderbird, Outlook)?
Para configurar siga as orientações em: https://support.google.com/mail/answer/78892?hl=pt-BR&ref_topic=7280141.
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Como realizo a configuração de resposta automática no Gmail?
A configuração de resposta automática no Gmail está disponível em: https://support.google.com/mail/answer/25922?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR.
- Perdi mensagens ou arquivos que estavam hospedados no Google Suite, consigo recuperá-los?
O Google tem um sistema de backup apenas para os serviços de e-mail e drive. Para os demais serviços não será possível a recuperação dos dados perdidos.
Para esses serviços o Google trata a lixeira como backup, então caso apague qualquer item é possível recuperar através da lixeira do sistema. Após a limpeza da lixeira (após 30 dias) não será permitida a recuperação.
- Como os alunos conseguem acessar o e-mail institucional?
A Secretaria de Tecnologia da Informação preparou um manual com todas as informações necessárias para o acesso.
- Consigo convidar alunos de contas externas para assistir aulas no Google Classroom?
Somente contas G Suite de domínios previamente cadastrados como domínio confiáveis poderão ser convidadas (univasf.edu.br, discente.univasf.edu.br e gmail.com).