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Perguntas frequentes sobre o novo serviço GSuite

publicado 28/01/2021 15h48, última modificação 01/02/2021 10h59
  • Como acesso o novo serviço de e-mail?

Acesse o endereço webmail.univasf.edu.br, utilize o nome de usuário (nome.sobrenome@univasf.edu.br) e senha que foi definida no SGS - UNIVASF.

 

** Outras formas de acesso

 

  • Qual o procedimento para definir/alterar a senha do GSuite?

Acesse o Sistema de Gestão de Serviços (SGS) e clique em GSuite para definir/alterar sua senha de acesso à plataforma.

 

  • A senha de acesso ao GSuite é a mesma do ZIMBRA?

Não necessariamente. O usuário pode definir a senha do GSuite, utilizando a mesma para acessar o ZIMBRA. Contudo, deve ser verificada se a senha do ZIMBRA respeita a política para definição de senha no Gmail.

 

  • Esqueci minha senha do Gmail/GSuite. Como recuperá-la?

A senha da sua conta no Gmail/GSuite institucional deve ser definida no SGS. Caso necessite recuperar, acesse seu perfil no SGS ( https://www.sistemas.univasf.edu.br/sgs ), clique na opção no menu lateral esquerdo “Definir/Alterar senha” → “G Suite Servidor”. Uma outra alternativa é clicar no ícone “G Suite” → “Definir senha - G Suite”, que é exibido na grade de serviços.

 

  • Esqueci minha senha do SGS. Como recuperá-la?

Acessar o link https://www.sistemas.univasf.edu.br/sgs ) e, em seguida clicar em "Primeiro Acesso / Esqueci Senha". Preencher todos os campos solicitados, lembrando de, no campo: "Enviar dados para", marcar a opção "E-mail principal e alternativo" para receber a senha temporária no e-mail pessoal.

 

** Requer atenção:

1. Caso não tenha sido definido um e-mail alternativo, abrir um chamado no sistema de Suporte-STI https://www.sistemas.univasf.edu.br/suportesti ) solicitando a inserção no cadastro.

2. Caso não tenha acesso ao Sistema de Suporte-STI, enviar um e-mail para sti@univasf.edu.br ), solicitando a inserção.

 

  • Já possuo uma conta no Gmail. O que acontecerá?

Nada. A nova conta @univasf.edu.br é independente, apenas utiliza a infraestrutura do Gmail/GSuite.

 

  • É possível acessar o e-mail em dispositivos móveis?

Sim. Recomendamos a utilização do aplicativo Gmail que pode ser encontrado nas lojas de aplicativos do seu dispositivo.

 

  • As minhas mensagens não estão em ordem de recebimento. O que fazer?

Por padrão, o Gmail organiza as mensagens por assunto (conversa). Para desativar este recurso, siga os passos do guia disponível em https://support.google.com/mail/answer/5900?hl=pt-BR.

 

  • Como configurar clientes de e-mail POP/IMAP?

Acesse o link https://support.google.com/mail/topic/7280141?hl=pt-BR&ref_topic=7280290, e verifique as configurações para cada serviço.

 

  • Como configurar assinatura no Gmail?

A configuração de assinatura está disponível em: https://support.google.com/mail/answer/8395

 

  • Como configurar a nova conta em meus dispositivos móveis, Android ou iOS (Iphone)?  

Para Android, seguir as orientações: https://support.google.com/mail/topic/2451697?hl=pt-BR&ref_topic=2451730.

Para iOS, seguir as orientações: https://support.google.com/mail/topic/2467017?hl=pt-BR&ref_topic=2451730.

 

  • Apple Mail, Iphone ou Outros clientes de e-mail (Thunderbird, Outlook)?

Para configurar siga as orientações em: https://support.google.com/mail/answer/78892?hl=pt-BR&ref_topic=7280141.

 

  • Como realizo a configuração de resposta automática no Gmail?  

A configuração de resposta automática no Gmail está disponível em: https://support.google.com/mail/answer/25922?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR.

 

  • Perdi mensagens ou arquivos que estavam hospedados no Google Suite, consigo recuperá-los?

O Google tem um sistema de backup apenas para os serviços de e-mail e drive. Para os demais serviços não será possível a recuperação dos dados perdidos.

Para esses serviços o Google trata a lixeira como backup, então caso apague qualquer item é possível recuperar através da lixeira do sistema. Após a limpeza da lixeira (após 30 dias) não será permitida a recuperação.

 

  • Como os alunos conseguem acessar o e-mail institucional?

A Secretaria de Tecnologia da Informação preparou um manual com todas as informações necessárias para o acesso.

 

  • Consigo convidar alunos de contas externas para assistir aulas no Google Classroom?

Somente contas G Suite de domínios previamente cadastrados como domínio confiáveis poderão ser convidadas (univasf.edu.br, discente.univasf.edu.br e gmail.com).