Você está aqui: Página Inicial > Notícias Sustentáveis > Bitucas de cigarro descartadas irregularmente prejudicam o crescimento de plantas

Notícias

Bitucas de cigarro descartadas irregularmente prejudicam o crescimento de plantas

Plástico encontrado no filtro do cigarro demora pelo menos uma década para se decompor

por última modificação: 25/07/2019 09h49


PONTAS DE CIGARRO DEIXADAS NA GRAMA E NO SOLO PODEM PREJUDICAR O CRESCIMENTO DAS PLANTAS (FOTO: PEXELS)

Uma ponta de cigarro pode causar grandes danos ao meio ambiente, reduzindo a germinação e prejudicando o desenvolvimento de plantas. Segundo um estudo feito pela Anglia Ruskin University, no Reino Unido, as bitucas de cigarro reduzem em 10% a germinação da grama e prejudicam em 27% do desenvolvimento de folhas como a dos trevos. O estudo foi publicado na revista Ecotoxicology and Environmental Safety.

Segundo a rede britânica BBC, cerca de 4,5 trilhões de bitucas são espalhadas por ano ao redor do mundo. Embora seja difícil determinar a quantidade de cigarros descartados, as estimativas vêm dos 5,6 trilhões de cigarros que são fabricados globalmente, a maioria dos quais são "despejados de forma irresponsável".

O que representa perigo para o ambiente é o acetato de celulose, um tipo de plástico que leva pelo menos uma década para se decompor e está presente nos filtros do cigarro. Os pesquisadores coletaram amostras na cidade britânica de Cambridge, incluindo alguns locais que tinham até 128 pontas de cigarro descartadas por metro quadrado.

O estudo não encontrou nenhuma diferença entre danos causados ​​por cigarros fumados e cigarros intactos. Além disso, ambos os filtros de cigarros — normais e mentolados — podem reduzir o crescimento das plantas e prejudicar a germinação.

Com isso, a autora principal do estudo, Dannielle Green, conclui que, embora jogar bitucas de cigarro de modo irregular pareça ser "socialmente aceitável", tal atitude tem a capacidade de "causar sérios danos ao meio ambiente".

Fonte: Revista Galileu