Você está aqui: Página Inicial > Notícias Sustentáveis > Cientistas desenvolvem plástico infinitamente reciclável

Notícias

Cientistas desenvolvem plástico infinitamente reciclável

Equipe do Berkeley Lab criou o plástico PDK, que pode ser desmontado e montado em novos materiais de qualquer cor, forma ou textura

por última modificação: 24/05/2019 08h14

 


Imagem: Carson Arias on Unsplash

plástico PDK é a mais nova criação de uma equipe de cientistas do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, do Departamento de Energia dos Estados Unidos (Berkeley Lab). O material é um plástico infinitamente reciclável, cuja estrutura molecular pode ser desmontada e remontada em diferentes formas, cores ou texturas, sem nunca perder suas características.

Chamado de poli (dicetoenamina), ou PDK, o novo plástico funciona como um Lego e suas moléculas são facilmente separáveis de aditivos usados para dar cor ou formato, diferente do que ocorre com a maioria dos plásticos. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Nature Chemistry.

O plástico é um material leve e resistente, com diversas aplicações. Os problemas aparecem na hora do descarte. Por serem feitos com muitos aditivos, como corantes, por exemplo, poucos plásticos podem ser reciclados sem perda de desempenho ou estética.

Mesmo o PET, o mais reciclável dos plásticos atuais, tem sua taxa de reciclagem em apenas 20 a 30%, com o restante indo para incineradores, aterros, lixões, rios e oceanos, onde a estrutura rica em carbono leva séculos para se decompor ou polui o meio ambiente.

De garrafas de água a equipamentos cirúrgicos, todos os plásticos são compostos por grandes moléculas chamadas polímeros, formados por sua vez por unidades de carbono menores e iguais entre si, os monômeros.


Da esquerda para a direita, Peter Christensen, Kathryn Loeffler e Brett Helms. Imagem: Marilyn Chung/Berkeley Lab

“A maioria dos plásticos nunca foi feita para ser reciclada”, explica o principal autor do artigo, Peter Christensen. “Mas descobrimos uma nova maneira de produzir plásticos que leva a reciclagem em consideração a partir de uma perspectiva molecular”.

Segundo os pesquisadores, o problema com muitos plásticos é que os químicos adicionados para torná-los úteis – como enchimentos que tornam um plástico duro, ou plastificantes que tornam um plástico flexível – permanecem fortemente ligados aos monômeros do plástico, continuando ali mesmo depois que o material já foi processado em uma usina de reciclagem.

Durante a reciclagem, chegam nas usinas plásticos com diferentes composições químicas, como plásticos duros, elásticos, transparentes e coloridos. Eles são todos misturados e triturados em pedaços. Quando essa mistura é derretida para virar um novo material, é difícil prever quais propriedades herdarão dos plásticos originais. Atualmente, essa incerteza é o que impede que o plástico se tornasse um material circular (como é o caso do alumínio).

Fonte: eCycle