Você está aqui: Página Inicial > Notícias Sustentáveis > Faça confete sustentável

Notícias

Faça confete sustentável

Nos momentos de comemoração e durante as festas, pense em economia e seja sustentável. Evite o corte de árvores e faça seu próprio confete ecológico!

por última modificação: 21/01/2019 08h42

O confete é um elemento muito presente nas festas brasileiras e, quando chega o Carnaval, ele é quase absoluto. Se você conseguir passar as festas sem uma chuva de glitter, é muito provável que não escape do confete! Tudo bem, é festa, mas você já parou para pensar se o confete que você vai jogar nas ruas pode ser prejudicial ao meio ambiente?

Aqui no Brasil, o confete geralmente é feito com papel. Menos mal se sua produção tivesse origem em reciclados. No entanto, existem marcas “inovadoras” que usam celofane, um tipo não reciclável de plástico - que eventualmente vai cair no chão, ultrapassar as estações de tratamento de esgoto e virar microplástico no oceano. Pode?

Não caia nessa! Você não precisa desperdiçar papel ou jogar microplásticos como o glitter na rua para curtir as festas com muito brilho. Assim como é possível fazer o seu próprio glitter ecológico, você também pode fazer confete sustentável. Veja como é produzir confete de papel reciclado ou confete ecológico para curtir o Carnaval sem peso na consciência.

Faça você mesmo

Se você realmente faz questão de participar da chuva de confete, uma opção é fazer o seu próprio, caseiro e reciclado. Use papéis antigos como revistas e jornais velhos, contas pagas há muito tempo, material de escritório, cadernos de escola usados que você ainda guarda... Qualquer tipo de papel acumulado num fundo de armário serve. (Você ainda aproveita para fazer uma limpeza na sua casa e liberar espaço!) Quanto mais coloridos os papéis que você encontrar melhor!

Feita a seleção, basta usar um furador de papel para fazer o seu confete reciclado. Simples assim! Com isso, você evita o gasto de papel exclusivo para este fim e também economiza dinheiro.

Se a comemoração for em casa, depois da festa basta recolher o confete sustentável e jogá-lo no lugar correto, ou seja, a lata de lixo azul da coleta seletiva. 

Confete ecológico

Uma alternativa ainda melhor é fazer um confete ecológico usando folhas e flores secas. O mesmo furador de papel pode ser usado para transformar as folhas e flores que já caíram das árvores em um confete sustentável. Nunca arranque as folhas das árvores só para isso!

Procure folhas caídas de árvores diferentes, assim você terá vários tons nos seus confetes. Algumas árvores, como o Flamboiã, possuem folhas que já são naturalmente pequenas - essa espécie é particularmente boa para a função porque suas folhas caem com muita frequência, de modo que será bem fácil conseguir confete ecológico já prontinho para uso (e você ainda faz um favor ao limpar a calçada de alguém!). Além de pequenas, as folhas do Flamboiã também possuem um brilho característico, o que faz com que, ao caírem, produzam uma sensação de chuva de prata (em uma versão esverdeada!).

Você também pode fazer o seu próprio lança confete! É possível reaproveitar rolos de papel higiênico usados e bexigas murchas para fazer um lança confete chuva de prata caseiro. Existem vários vídeos na internet com tutoriais. 

Fonte: eCycle