Notícias
Onde descartar cartões plásticos sem uso?
É cada vez maior o número de cartões de crédito utilizados ao longo da vida. Este material deve ter um destino específico
Sabe aqueles cartões velhos que você não usa mais ou aqueles cartões de crédito vencidos? Já passou pela sua cabeça o que você poderia fazer com ele? Você pode descartar cartão de crédito levando-os a agência bancária em que você o adquiriu ou em máquinas em que você mesmo pode triturar o cartão. Caso você não saiba onde encontrar uma máquina trituradora, você mesmo pode quebrar o cartão e levar para locais de reciclagem que aceitem cartões plásticos.
Conhecidos popularmente como "dinheiro de plástico" exatamente por, cada vez mais, substituírem a moeda em espécie, os cartões são utilizados desde a década de 50 em certos países. Com esses objetos de plástico, é possível executar vários processos em que antes se utilizava o papel, geralmente quando cumprem funções de cartão de crédito e de débito, mas também servem para outros usos, como a identificação pessoal.
Os cartões podem ser feitos a partir de diferentes tipos de plástico, como PVC, poliéster, policarbonato e outro plástico chamado de ABS (saiba mais aqui sobre o PVC) - inclusive misturando tais tipos no mesmo objeto. A estrutura do cartão é formada por diversas camadas desses materiais. Além disso, os cartões de PVC moderno também são formados por uma tarja magnética, costuma conter um chip e um painel de assinatura (faixa em que podemos encontrar o nome ou assinatura do usuário e o código de segurança do cartão).
A tarja magnética é composta por pequenas barras magnéticas plásticas a base de ferro, iguais às fitas cassetes. Nesta tarja estão registradas informações pessoais de identificação e/ou bancárias não criptografadas (menos seguras). O chip no cartão fica em uma cápsula de aço inoxidável e é composto por silício. No chip, também ficam armazenadas informações pessoais de identificação e/ou informações bancárias criptografadas (mais seguras).
Impactos
Como a maior parte dos cartões é feita de plástico, é possível reciclar e impedir que mais resíduos se acumulem nos aterros, permanecendo por centenas de anos até se degradarem. Componentes que fazem parte do processo de fabricação desses plásticos, como dioxinas, furanos e PCBs contaminam o solo, a água subterrânea, prejudicam os seres vivos, inclusive o ser humano, que terá solo contaminado (impactos negativos nas plantações e na qualidade dos alimentos) e água contaminada (água subterrânea tirada de poços por algumas famílias e contaminação de reservatórios de água que abastecem grande parte da população). Confira a matéria "PVC: material muito usado na indústria pode trazer problemas ambientais" para saber mais sobre os impactos negativos.
Descaracterização e segurança das informações
O descarte de cartões que contêm informações pessoais importantes, como é o caso dos cartões de crédito, envolve a confiança do proprietário do cartão com relação ao processo de reciclagem desse material. Dessa maneira, não é possível que o chip e a tarja magnética sejam separados dos cartões. Isso porque esse processo requer que os cartões sejam descartado inteiramente. Portanto, o processo não envolve somente a reciclagem do material, mas também deve lidar com as questões de segurança e proteção de dados pessoais. Para isso, os mecanismos mais comuns de descarte voluntário de cartões permitem que os proprietários quebrem o cartão, destruindo partes que contêm o chip e a tarja magnética e depositando-os em uma caixa lacrada.
Sobre o sentimento de segurança ao descartar um cartão, uma pesquisa realizada com 261 pessoas indicou que 70% (183 pessoas) confia em descartar o seu cartão em uma agência bancária da qual já é cliente. Isso sempre acontece de modo que a questão da descaracterização do cartão seja feita pela própria pessoa.
Reciclagem de cartões
O processo de reciclagem demanda máquinas específicas para realizar o procedimento. O material é processado/triturado e pode resultar em diversas espessuras, desde um material mais grosso até um pó bem fino. Com isso, é possível produzir diferentes objetos como: piso, capa de caderno/agenda, outros cartões, balcão para mesa entre outros.
Sem o auxílio de máquinas especializadas, é possível realizar diversos tipos de upcycle (reaproveitamento do material), como produzir braceletes/pulseiras feitos com cartões de plástico coloridos; confeccionar um porta retrato formando um mosaico de pedacinhos de cartões; um kit de escritório com cartões revestidos de tecido ou produzir palhetas para tocar instrumentos como violão e guitarra.
Fonte: eCycle