Você está aqui: Página Inicial > Notícias Sustentáveis > Reciclagem de plásticos: como se dá e no que se transformam?

Reciclagem de plásticos: como se dá e no que se transformam?

Existem três tipos de reciclagem de plástico, material que pode ser transformado em fibra para carpete, mangueira de jardim, frascos para produtos de limpeza, entre outros

por última modificação: 08/10/2018 09h22

Imagem: Giuseppe Famiani on Unsplash

Diversos produtos e embalagens feitos com material plástico apresentam um símbolo que indica que eles são recicláveis, de acordo com o tipo de plástico do qual são feitos. Mas você já se perguntou como é feita a reciclagem de plástico?

No geral, a reciclagem de plástico descartado consiste, basicamente, em três processos:

• Coleta e separação: é a separação dos resíduos de acordo com o seu material;
  • Revalorização: é a fase na qual o material já separado passa por um processo que faz com que ele volte a ser matéria-prima;
  • Transformação: fase em que o material transformado em matéria-prima gera um novo produto.

Agora que já sabemos quais são os processos básicos da reciclagem, vamos entender como se dá o processo de transformação dos materiais. Existem três tipos de reciclagem, que geram diferentes tipos de produtos e benefícios:

1) Reciclagem Mecânica

É o método mais comum. Ele consiste em transformar os plásticos (tanto os oriundos de sobra industrial - sobras virgens do processo produtivo - quanto os descartados pós-consumo - materiais recuperados no lixo por meio da coleta seletiva) em pequenos grânulos, que podem ser utilizados na produção de novos materiais, como sacos de lixo, pisos, mangueiras, embalagens não-alimentícias, peças de automóveis, entre outros.

O modo de funcionamento já é conhecido por quem está antenado no mundo da reciclagem. Primeiro, ocorre a coleta dos plásticos descartados por meio de associações de catadores, cooperativas ou pela coleta municipal. Em seguida, nesses locais, ocorre a separação, a triagem dos diferentes tipos de plástico e a limpeza, para retirar restos de sujeira dos conteúdos. Depois de todo esse processo, o plástico granulado é produzido.

2) Reciclagem Química

Trata-se do modelo mais elaborado, que reprocessa os plásticos para transformá-los em materiais petroquímicos básicos, que servem de matéria-prima para a criação de produtos de elevada qualidade.

Se compararmos a reciclagem química com a mecânica, ela tem uma maior flexibilidade sobre a composição e é mais tolerante a impurezas, ou seja, não requer uma triagem tão minuciosa. No entanto, o modelo químico é mais caro e necessita de enormes quantidades de plástico para ser economicamente viável.

3) Reciclagem Energética

Consiste na tecnologia que faz a reciclagem de plásticos por meio de sua transformação em energia térmica e elétrica, através da incineração, permitindo o aproveitamento do poder calorífico armazenado nos plásticos. Além disso, esse tipo de reciclagempermite também que os plásticos sejam aproveitados como combustível.

A reciclagem energética é muito importante, pois cria novas matrizes energéticas e traz ainda um grande benefício para as cidades, aliviando o peso da questão do destino do lixo urbano.

Atualmente, trinta e cinco países utilizam este método de reciclagem. Nesses países, mais de 150 milhões de toneladas de lixo urbano são tratadas por ano em cerca de 750 usinas de reciclagem energética, gerando, assim, 10.000 MW de energia elétrica e térmica. Mas, infelizmente, esse tipo de reciclagem ainda não é praticado no Brasil - apesar de ser amplamente difundida no exterior e muito usado em países como a Noruega, o método de implantação é caro e o Brasil conta apenas com uma usina experimental, a Usina Verde, que fica no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No que o plástico reciclado se transforma?

Se você está louco para saber no que o plástico pode se transformar, a sua espera está quase no final. A resina obtida após a reciclagem de plástico pode dar origem a objetos impensáveis. Dê uma olhada:

Fonte: eCycle