Você está aqui: Página Inicial > Notícias Sustentáveis > Upcycling: qual o significado e como aderir à moda

Notícias

Upcycling: qual o significado e como aderir à moda

Upcycling propõe o reaproveitamento de objetos antigos. Técnica permite exercer a criatividade e poupar o meio ambiente

por última modificação: 28/09/2018 09h05


"Upcycled bug" por JailBird está licenciado sob CC BY 2.0

O que é upcycling

Apesar de não ser uma prática nova, já que é muito comum durante tempos economicamente incertos, no últimos tempos o upcycling está na moda no universo sustentável. A técnica do upcycling consiste em, com criatividade, dar um novo e melhor propósito para um material que seria descartado sem degradar a qualidade e composição do material. Um item que passou pelo upcycle normalmente possui uma qualidade igual ou melhor que a de seu original.

A prática reduz a quantidade de resíduos produzidos que passariam anos em aterros sanitários. Além disso, o upcycling diminui a necessidade de exploração de matéria-prima para a geração de novos produtos. No caso do plástico, isso significa menos petróleo explorado, menos árvores derrubadas no caso da madeira e, no caso do metal, menos mineração. Isso tudo também conta com uma economia significante de água e energia, usadas tanto na exploração dos recursos naturais quanto na reciclagem, ainda que em menos quantidade nesse último caso. A prática do upcycling é um dos grandes exemplos da Economia Circular, que propõe que os resíduos sirvam de insumo para a produção de novos produtos.

Às vezes, o upcycling pode ser a única opção sustentável para um material, como é o caso do plástico BOPP. Segundo a matéria "O que é BOPP? Embalagens BOPP são reutilizáveis?", devido às dificuldades de reciclagem do material, o upcycling é uma das melhores opções de destino. 

Fonte: eCycle