Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Univasf Sustentável participa da 6ª edição do concurso Lápis na Mão

Notícias

Programa Univasf Sustentável participa da 6ª edição do concurso Lápis na Mão

por última modificação: 25/11/2019 09h18
Nathalia Carvalho | Estagiária de Jornalismo


Realizada pela TV São Francisco no mês de outubro, no Complexo 
Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) Campus Juazeiro, a 6ª edição do concurso Lápis na Mão contou com a participação e apoio do programa Univasf Sustentável e da  Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi). Nesta edição alunos de escolas públicas e privadas concorreram nas categorias de redação, desenho e poesia abordando o tema ‘Vegetação, solo e água, uma relação de proteção que mantém o nosso rio’. 

Com o intuito de despertar a conscientização sobre as questões ambientais, a Coordenação de Gestão Ambiental (CGA/DDI/Propladi) em conjunto com o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) da UNIVASF, distribuíram durante uma ação do projeto Lápis na Mão, que ocorreu na orla de Juazeiro (BA), 40 mudas de plantas nativas da Caatinga. Destas, 15 foram plantadas pelos alunos com orientação de um engenheiro agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) da Prefeitura Municipal de Juazeiro (BA) e as outras 25 mudas, entregues a alunos e professores de escolas do município e da zona rural. 

Segundo Joaquim Feitosa, Coordenador de Gestão Ambiental (CGA) da Univasf, esta ação traz vários benefícios. “Além dos efeitos positivos do plantio de árvores na orla de Juazeiro, também há uma importância de formar a consciência dos alunos desde a infância, apresentando o plantio como uma prática significativa para a preservação da natureza”, enfatizou. 

Durante a premiação do concurso, 73 escolas receberam a 1ª Edição da cartilha Univasf Sustentável. Nesta edição, a Univasf traz dicas de sustentabilidade na economia de energia, água, redução no uso de plástico e papel, descarte correto de óleo residual de fritura, pilhas e baterias e como utilizar corretamente o conjunto de coletores da coleta seletiva de plástico, vidro, metal, papel e não recicláveis.