Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf firma termo de compromisso com cooperativas de coleta seletiva

Univasf firma termo de compromisso com cooperativas de coleta seletiva

por última modificação: 12/03/2024 15h54

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Comissão de Seleção da Coleta Seletiva Cidadã, designada pela Portaria Nº 89/2024, finalizou o processo seletivo para a contratação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis.

A seleção teve por objetivo firmar termo de compromisso com a participação das Cooperativas locais na coleta dos resíduos sólidos recicláveis no ambiente universitário. A ação integra o Programa Univasf Sustentável, que é promovido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi), por meio da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI).

O Decreto nº 10.936, de 12 de Janeiro de 2022 regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Tal Decreto dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e define o tratamento (separação e destinação final) adequado dos resíduos sólidos produzidos pelas pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado.

Visando cumprir este Decreto, não só foram habilitadas as cooperativas Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (Cooperfitz) e a Catadores Renascer que realizarão, respectivamente, a coleta nos campi de Juazeiro - BA e Petrolina - PE, como também expandiu-se o programa para outros campi a exemplo de Senhor do Bonfim, que terá as atividades geridas pela Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável do Território Norte do Itapicuru.

Os termos assinados estão disponíveis no site. Os esforços serão mantidos visando ampliar tal atividade para os demais campi da Univasf, por meio de novos acordos com as cooperativas locais dos respectivos campi.

Para o ano de 2024, a universidade também planeja o retorno da coleta de pilhas, baterias e óleo de cozinha residual. Além disso, a Univasf irá realizar a substituição dos coletores danificados, nos campi em que a coleta seletiva foi implementada. Também serão implantados coletores para o recolhimento do lixo orgânico, tendo em vista, a necessidade de recipientes específicos para este material em alguns campi.

Além disso, serão desenvolvidas ações de treinamento e sensibilização dos servidores terceirizados, ligados à atividade de limpeza, sobre a destinação dos materiais recicláveis separados pela comunidade acadêmica. Como atores estratégicos neste projeto eles fazem a ligação entre a atitude da comunidade e o recolhimento dos materiais pelas Cooperativas viabilizando a Coleta Seletiva Cidadã na Univasf.