Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promove Logística Reversa de lâmpadas fluorescentes em parceria com a Reciclus

Notícias

Univasf promove Logística Reversa de lâmpadas fluorescentes em parceria com a Reciclus

por Lucas Cerqueira última modificação: 13/02/2024 13h44

No dia 09/01, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizou em parceria com a Associação Brasileira Para Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação (Reciclus), o recolhimento de mais de 1 tonelada de lâmpadas tubulares e compactas, provenientes do campus Juazeiro e Sede. 

No campus Juazeiro, foram coletadas 25kg de lâmpadas compactas e 298 kg de tubulares, resultando em 323 kg. Já na Sede, foram 95 kg de lâmpadas compactas e 942 kg de tubulares, totalizando 1037 kg.

A parceria foi firmada através de um Acordo de Cooperação entre a universidade e a Reciclus, com o intuito de promover a logística reversa de lâmpadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista, utilizadas na Univasf. A ação integra o Programa Univasf Sustentável, que é promovido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi), por meio da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI). 

O acordo tem por objetivo, cumprir as exigências presentes na Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305/2010 e regulamentada pelo Decreto n° 10.936/2022 e o Acordo Setorial de Lâmpadas Fluorescentes de Vapor de Sódio e Mercúrio e de Luz Mista de 2014, promovido pela União por meio do Ministério do Meio Ambiente. 

Vale ressaltar que, ao longo de 2024, já está programada para o dia 06/02 a segunda  retirada das lâmpadas, tendo em vista que foram coletadas aproximadamente 5 mil lâmpadas, uma vez que a logística de recolhimento não comportaria o recolhimento das mais de 8 mil lâmpadas estocadas. Dessa vez, serão coletadas as lâmpadas que estão armazenadas no Campus de Ciências Agrárias (CCA).