Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf publica o novo plano de Logística sustentável para 2023-2025

Notícias

Univasf publica o novo plano de Logística sustentável para 2023-2025

por Lucas Cerqueira última modificação: 17/04/2024 15h51

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) publicou o novo Plano de Logística Sustentável (PLS), com vigência de novembro de 2023 a dezembro de 2025. 

Visando instituir boas práticas ambientais, e considerando a importância do cumprimento da Instrução Normativa SLTI/MP nº 10, de 12 de novembro de 2012, foi elaborado o novo PLS. O referido plano é uma ferramenta de planejamento com objetivos e responsabilidades definidas, que permitirá à Univasf estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização dos gastos e processos. 

Vale ressaltar, que há um novo modelo de referência do agora denominado Plano Diretor de Logística Sustentável, conforme consta na Portaria 5.376 de 14 de Setembro de 2023, da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O documento passou a apresentar quatro novos temas: racionalização da ocupação dos espaços físicos, identificação de objetos de menor impacto, fomento à inovação e inclusão dos negócios de impacto nas contratações públicas.

A Portaria determina que as instituições devem ajustar o seu PLS em andamento até dia 31/12/2024, ou após o encerramento da vigência do plano atual. Dessa forma, a Univasf irá aderir ao novo modelo apenas após o encerramento do plano vigente, tendo em vista, as alterações que comprometem grande parte da estrutura do documento, além de afetar também os seus relatórios de acompanhamento.

O PLS integra as ações do Programa Univasf Sustentável, que é promovido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi), por meio da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI). 

O documento foi elaborado com auxílio da Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável (CGPLS) da Univasf, que foi criada em 2015. Atualmente, é formada por servidores dos setores de Planejamento, Desenvolvimento Institucional, Administração e de Ciências Sociais.

Anualmente, a CGPLS irá realizar o monitoramento e avaliação do cumprimento das atividades propostas pelo plano, por meio dos relatórios de acompanhamento que serão publicados no site