Notícias
Ação de Saúde no Conjunto Penal de Juazeiro-BA aborda IST e Tuberculose em parceria com o Projeto OASIS
Juazeiro, 29 de março de 2025 - Uma ação de saúde voltada para a prevenção e conscientização sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Tuberculose foi realizada no Conjunto Penal de Juazeiro, na Bahia. A iniciativa foi da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Juazeiro, que envolveu uma parceria entre o Projeto OASIS, a Liga de Infectologia e alunos do 3º período de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) acompanhados pela professora Ana Cleide.
A ação teve como objetivo levar informações de saúde aos internos do Conjunto Penal, promovendo a prevenção e o diagnóstico precoce dessas doenças, que possuem grande impacto na saúde pública. Durante o evento, os participantes fizeram testes rápidos para detecção de doenças como HIV, sífilis e hepatites virais e receberam orientações sobre os métodos de prevenção das ISTs, com destaque para o uso de preservativos e a importância de exames regulares. Além disso, foi dada ênfase à tuberculose, com informações sobre os sintomas, a importância do diagnóstico rápido e o tratamento adequado.
O gerente da Vigilância Epidemiológica de Juazeiro e pesquisador do OASIS, Adeilton Júnior, que coordenou a atividade, destacou a relevância dessa ação para a comunidade carcerária, muitas vezes mais vulnerável a essas doenças devido às condições de confinamento e ao acesso limitado a serviços de saúde. “É fundamental que os internos tenham acesso a informações e a cuidados médicos de qualidade, contribuindo para a redução da disseminação de doenças no ambiente prisional”, afirmou.
A participação dos alunos do 3º período de Medicina da Univasf, acompanhados pela Profa. Ana Cleide, foi essencial para a realização da ação. Além de auxiliarem nas atividades de educação em saúde, eles puderam aplicar na prática o conhecimento adquirido em sala de aula, realizando triagens e acompanhando o processo de orientação aos internos. A parceria com a Liga de Infectologia também garantiu uma abordagem mais técnica e especializada sobre os temas tratados.
Segundo o coordenador geral do Projeto OASIS, Carlos Dornels, o observatório tem como objetivo promover ações de saúde em comunidades em situação de vulnerabilidade, com foco na análise situacional das condições de saúde pública. “Esta ação no Conjunto Penal de Juazeiro-BA faz parte de uma série de iniciativas do projeto, que busca aproximar a academia das necessidades de populações negligenciadas e ou vulneráveis”, destacou.
Durante a ação foram realizados 717 testes rápidos, sendo três positivos para HIV, 1 para hepatite C e 34 testes positivos para sífilis. Foram identificados 50 internos sintomáticos respiratórios para tuberculose.