Promoção e inclusão social
Promoção da Inclusão social
A inclusão social na ciência pode ser compreendida como um processo dinâmico e sistemático que objetiva integrar populações vulneráveis, permitindo-lhes o acesso igualitário a oportunidades e recursos, quer seja no acesso ao saber científico quer seja no acesso aos meios de se produzir conhecimento. Historicamente, mulheres, pessoas negras, quilombolas e deficientes, bem como a população LGBTQIAPN+ foram excluídos tanto da produção quanto do acesso ao conhecimento.
Promover a inclusão social na ciência é um tema de primeira ordem e tem merecido especial atenção dos projetos de ensino, pesquisa e extensão. Por essa razão, o OASIS está comprometido com a temática. Dentre as ações, destacam-se:
a) Incentivo à participação dos grupos vulneráveis (mulheres, pessoas negras, quilombolas e deficientes, bem como a população LGBTQIAPN+) atuando como produtores do conhecimento, estimulando o protagonismo;
b) Adoção de práticas antirracistas e anticapacitistas no desenvolvimento dos projetos de ensino, pesquisa e extensão;
c) Adoção de recortes étnico/raciais e de gênero nos estudos, buscando elucidar nuances do processo de adoecimento da população;
d) Oferta de vagas nos cursos de capacitação para os grupos vulneráveis;
e) Prioridade na oferta de bolsas de iniciação científica e de apoio técnico para os grupos listados anteriormente.
“Numa sociedade racista não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.” (Angela Davis)
Se você faz parte de um dos grupos listados (mulheres, pessoas negras, quilombolas e deficientes, bem como a população LGBTQIAPN+) e deseja aprender a fazer pesquisas, entre em contato conosco. Você seja muito bem-vindo!
Profº Dr Carlos Dornels (E-mail carlos.univasf.edu.br)