Notícias
Coordenador-geral do OASIS participa do I Seminário Nacional de Atenção Primária na Amazônia
O I Seminário Nacional de Atenção Primária na Amazônia: Qualificando a Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde foi realizado entre os dias 9 e 11 de abril, em Santarém (PA). Promovido pelo Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde), o evento ocorreu na Unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
O objetivo do Seminário é promover a socialização de pesquisas voltadas à Atenção Primária à Saúde na Amazônia, estimulando a interação entre pesquisadores e profissionais da área. Além disso, pretende discutir os desafios e oportunidades relacionados à implementação de políticas de gestão do trabalho e da educação na saúde
Para a coordenadora do evento, professora Juliana Gagno Lima, do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa, o seminário representa uma excelente oportunidade para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Atenção Primária à Saúde na região. “Nosso objetivo é dar visibilidade às pesquisas e inovações técnico-tecnológicas desenvolvidas por profissionais e gestores da saúde, destacando contribuições concretas para a melhoria do SUS. Além disso, será um espaço essencial para refletirmos, juntos, sobre os desafios enfrentados e planejarmos os próximos passos para a Atenção Primária na Amazônia”, afirma.
O professor Carlos Dornels participa do evento como um dos representantes do Mestrado Profissional em Saúde da Família – ProfSaúde e destacou a importante de investir na pós-graduação na região amazônica. "Discutir a pós-graduação na Amazônia é fundamental. A região apresenta desafios únicos, tanto em termos geográficos quanto socioculturais, e a formação de profissionais qualificados por meio de programas como o PROFSAÚDE é essencial para fortalecer o SUS e responder às demandas específicas da população local”, destacou.

